TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física no Ensino Médio: Relatos de uma experiência vivencial

Por:   •  31/1/2017  •  Artigo  •  4.244 Palavras (17 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA À DISTÂNCIA

NATAL - RN

2016

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIAL

JOSÉ VILMAR FIRMINO[1] 

UFRN – PÓLO CURRAIS NOVOS

JOYCE MARIANA ALVES BARROS

RESUMO

O presente artigo é peça integrante do trabalho de conclusão do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, concluído no primeiro semestre do ano de 2016. Nele, faz-se uma apresentação do contexto de ensino da Educação Física no Ensino Médio por meio de relatos de experiência vivencial em uma turma do 2º ano,  numa escola da rede estadual de educação, localizada no município de Ruy Barbosa-RN, mostrando as características da escola e dos discentes, os anseios dos jovens estudantes e as dificuldades enfrentadas pelos docentes para a garantia da aprendizagem. Dessa forma, o trabalho se desenvolveu a partir de uma metodologia dividida entre a pesquisa investigativa junto aos atores e à bibliografia disponível para a temática, e as ações pedagógicas de intervenção, estas planejadas e desenvolvidas em 05 aulas, utilizando o tema “Esportes Coletivos” como meio de superação dos obstáculos da realidade escolar encontrada e também como suporte reflexivo de questões sociais de ética e cidadania envolvidas nos esportes. Assim, os resultados apresentados mostraram caminhos possíveis de transformação do cenário existente, sobretudo no que diz respeito à visão que se tem da educação física escolar de mera executora das práticas esportivas masculinas excludentes para uma disciplina de formação intelectual e incentivadora de atividades físicas saudáveis e prazerosas para todos. Por esses motivos, considera-se o artigo como representação de uma ação exitosa e propositiva de novas discussões.

   

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Esportes Coletivos. Formação. 

INTRODUÇÃO

Com o propósito de relatar as experiências vividas durante a atuação como professor da disciplina de Educação Física no Ensino Médio, através do estágio supervisionado do Curso de Educação Física do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tornamos esses relatos no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e também para que esta produção cumpra o papel de ampliar a referência bibliográfica aos futuros docentes desta importante área curricular.

Assim, nos apontamentos feitos durante os meses de agosto a dezembro de 2015, e de março a maio de 2016, aos quais compreendem a atuação direta requerida pelas disciplinas curriculares do Estágio de Participação e TCC I e II, apresentaremos o cenário escolar de dificuldades encontradas para a atuação do professor de Educação Física e as possibilidades pedagógicas para superar os desafios postos.  

Com isso, a Escola Estadual Rui Barbosa, localizada no município de Ruy Barbosa, no Estado do Rio Grande do Norte, foi tomada como objeto de estudo da forma como a educação física é trabalhada e tratada pela comunidade escolar, da qual escolhemos uma turma do 2º ano do Ensino Médio para coletar informações e relatos dos alunos e desenvolver uma proposta educativa diferente, considerando as especificidades dos discentes e as estruturas física e curricular da referida escola.  

Procuramos, então, averiguar como os alunos enxergam a Educação Física enquanto disciplina curricular e formativa para, assim, decidirmos a melhor forma de construir uma proposta inovadora de mudança sobre a compreensão atual. Assim, constatamos a ligação histórica dos esportes coletivos como prática comum nas aulas de Educação Física e decidimos partir deste ponto de afeição e apresentarmos um olhar diferente a questões às vezes não percebidas ou não abordadas, envolvidas na prática de esportes.  

O Ensino Médio é uma modalidade de ensino que, assim como toda a educação básica, deve ter toda a atenção necessária de governos e instituições escolares para atender de maneira eficaz a formação de jovens, adolescentes e adultos, com vistas à inserção destes no mercado de trabalho, à participação na sociedade e à assunção da identidade cultural. Segundo os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio - PCNEM (2000),

as propostas de mudanças qualitativas para o processo de ensino-aprendizagem no nível médio indicam a sistematização de um conjunto de disposições e atitudes como pesquisar, selecionar informações, analisar, sintetizar, argumentar, negociar significados, cooperar, de forma que o aluno possa participar do mundo social, incluindo-se aí a cidadania, o trabalho e a continuidade dos estudos “PCNEM, 2000, p. 5.”

Assim, os PCNEM (2000) são orientações importantíssimas para a condução do processo educativo dos professores que atuam com um público muito heterogêneo, seja no aspecto etário ou comportamental, ainda mais em Educação Física, que apresenta dificuldades ainda maiores quanto à imagem esportivista criada ao longo dos anos da ainda jovem história educacional brasileira e a falta de estrutura física escolar que possibilite uma nova e adequada ação pedagógica.  

Para isso é preciso pensar em uma proposta curricular pedagógica abrangente às inúmeras especificidades apresentadas por essa demanda educacional, pois um currículo enrijecido e pautado em um modelo de ensino autoritário e descontextualizado com as mudanças do presente são motivos fundamentais para o fracasso escolar brasileiro.

No entanto, o fator de estrutura e espaço teve de ser considerado e solucionado com estratégias adaptativas que se tornaram em proposta de intervenção pedagógica, cuja proposição será apresentada neste trabalho como experiência exitosa desenvolvida no contato direto com a docência da Educação Física no Ensino Médio.

Portanto pensamos as práticas educativas além dos conteúdos específicos da disciplina escolar, para garantir, de acordo com a Lei de Diretrizes e Base 9394/96, Art. 27, Inciso IV, a promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais. Com isso oportunizamos aos alunos da turma escolhida a vivência escolar com os esportes coletivos lúdicos e competitivos como parte da sua formação corporal, motora, psíquica e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (556.6 Kb)   docx (319.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com