TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO RELATO DA OBSERVAÇÃO FEITA EM AMBIENTES EDUCATIVOS, ESCOLARES E NÃO ESCOLARES.

Por:   •  17/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 7

PRATICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

RELATO DA OBSERVAÇÃO FEITA EM AMBIENTES EDUCATIVOS, ECOLARES E NÃO ESCOLARES.

                             ALUNOS:

                                           _____________ RA:___________________

___________________ RA:___________________

___________________ RA:___________________

___________________ RA:___________________

POLO:

Bagé - RS

ANO:

2016

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO

      1.1  ESCOLA ESCOLHIDA

2  ABIENTES EDUCATIVOS

      2.1  AMBIENTES ESCOLARES

      2.2 AMBIENTES NÃO ESCOLARES

3  CONCLUSÃO

4 BIBLIOGRAFIA

1 - INTRODUÇÃO

O trabalho realizado tem a finalidade de apresentar o ambiente em que esta inserida a escola escolhida como base da observação a ser relatada, e bem como a interação da mesma com o meio, descrevendo os ambientes educativos, escolares e não escolares encontrados no perímetro observado.

1.1 - ESCOLA ESCOLHIDA

O local escolhido como base da observação a ser relatada, foi a Escola Estadual de Ensino Médio Gaspar Silveira Martins, localizada na rua Fernando Machado, 01, bairro Centro, CEP 96400-450, cidade de Bagé-RS. Esta escola conta com um quadro de aproximadamente 70 professores e mais 7 funcionários em funções de apoio.

A escola é uma das mais antigas da cidade e tem esse nome em homenagem ao político e magistrado brasileiro Gaspar Silveira Martins, tem hoje 107 anos de existência, tem uma estrutura física bem completa, internamente dispõe de mais de 15 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório de informática, laboratório de ciências, sala de meios multifuncionais, além de cozinha, refeitório, banheiros em todos os pisos e também dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida; externamente conta com parque infantil e quadra poliesportiva coberta, com sala de meios e banheiros.

Apesar de na descrição da escola estar escrito que a escola é de ensino médio, a escola também atende alunos do ensino fundamental e também conta com um departamento de ensino e assistência a alunos com necessidades especiais, atuando nos 3 turnos disponíveis, manhã, tarde e noite, atendendo mais de 1,4 mil alunos, da seguinte forma:

  • Educação de Jovens e Adultos - Supletivo
  • Ensino Fundamental - Supletivo
  • Ensino Médio - Supletivo
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Fundamental - Anos Iniciais
  • Ensino Fundamental - Anos Finais
  • Educação Especial
  • Ensino Fundamental - Anos Iniciais - Educação Especial
  • Ensino Médio
  • Ensino Médio.

A escola que há 70 anos encontra-se no endereço descrito aqui, já esteve localizada em outros dois prédios da cidade, um na rua Conde de Porto Alegre, e outro na Avenida 7 de setembro, esquina com a Carlos Mangabeira, onde hoje encontra-se a Biblioteca pública da cidade.

2 - AMBIENTES EDUCATIVOS

Para um leigo, um bom prédio escolar é o bonito, o bem construído, sólido, cujas paredes não racham, cujo telhado não tem goteiras, cujo piso tem uma cobertura moderna. Além disso, ele precisa ser bem conservado, ter uma manutenção constante de seus equipamentos, ter renovada a pintura, ambientes arejados ou com ar climatizado. Isso tudo pode valer para um prédio, mas para o espaço escolar o essencial é que seus componentes se articulem com o projeto político-pedagógico, que contribuam para se alcançar os objetivos educacionais. Por exemplo: numa escola militar, que forma oficiais da cavalaria, são necessários componentes diferentes de outra que forma oficiais da aeronáutica ou da marinha. Outro exemplo, mais próximo de vocês, funcionários e funcionárias: se o objetivo dos primeiros anos do ensino fundamental é a alfabetização ou o letramento dos alunos, e essa aprendizagem depende da atenção das crianças e de eles verem com clareza o que está escrito no quadro de giz, são necessários uma temperatura adequada na sala e uma lousa em perfeito estado de conservação.

Numa escola democrática, é fundamental haver um auditório ou uma quadra coberta para reunir a assembléia escolar. Numa sala de aula de uma escola democrática, as carteiras podem ser dispostas em círculo, o que favorece o diálogo. Na escola tradicional, as “bancadas” eram umas atrás das outras, às vezes fixadas no piso, e o professor ficava na “cátedra”, num estrado acima dos alunos. Assim se cultivava o valor da hierarquia, da obediência. O espaço “educava” em consonância com o discurso do professor. Por isso, para um espaço escolar tornar-se um espaço educativo, faz-se necessário que seus componentes materiais sejam adequados à proposta pedagógica. Mais ainda, que os funcionários se assumam como educadores em plenitude, “vestindo a camisa” do projeto pedagógico da escola, no seu cotidiano e no trato de suas funções “técnicas”, que se transformam em educativas e pedagógicas. Para tanto, além da conscientização pelo funcionário, é fundamental rever as funções correspondentes a cada habilitação e pautar na prática profissional supervisionada uma série de exercícios que não só formem o novo técnico como o transformem em educador profissional. Quem é este novo técnico? É o técnico em meio ambiente e infra-estrutura escolar. Não se trata de uma profissão regulamentada, nem mesmo de uma ocupação catalogada. É uma nova identidade profissional de educador que parte de funções tradicionais exercidas pelo funcionário(a) (vigia, agente de limpeza, motorista, porteiro, zelador e outras) e se amplia para um feixe de competências em torno da relação do educador com o meio ambiente e com a infra-estrutura espacial da escola. Terminado o curso, caberá ao projeto político pedagógico da escola e da gestão do sistema de ensino definir melhor as funções efetivas pelas quais irá se responsabilizar o funcionário profissionalizado. O importante é que ele ou ela se capacitou para dominar e gerir um conjunto de atividades mais amplo e mais conectado com a tarefa educativa da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (145.4 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com