TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física paPa Grupos Especiais

Por:   •  22/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

DIEGO DE SOUZA MONTEIRO - RA: 8043717

Educação Física Bacharelado

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA GRUPOS ESPECIAIS

Centro Universitário Claretiano

CAMPINAS

2017

QUESTÕES

1 – Em sua resposta deverá conter: a característica de cada tipo de atendimento (paradigma da integração e inclusão), isto é, você deverá descrever de que forma as pessoas com alguma deficiência ou desenvolvimento atípico eram ou são atendidas em cada um deles.

O paradigma histórico-social de integração é caracterizado pelo encaminhamento de pessoas que possuem condições atípicas ou deficiência para instituições onde mediante segregação, recebem atendimento especializado. Este tipo de atendimento acontece por exemplo nas APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Já no paradigma inclusão essas pessoas, que até então são excluídas, podem e devem ser equiparadas às demais em relação a oportunidades, direitos e deveres. Construindo uma sociedade democrática, na qual todos conquistam sua cidadania, prevalecendo o respeito à diversidade, aceitação e reconhecimento político das diferenças (MENDES, 2006, n. p.).

Na integração o indivíduo com deficiência é tratado de forma diferente dos demais não só pelas suas características, mas também pelos seus direitos e sua dignidade, sendo muitas vezes tachado como um “coitado” ou “um fardo” e encarado de forma preconceituosa por aqueles que desconhecem suas especificidades, o que sugere o afastamento, a segregação. Já na inclusão a ideia central não é impor o convívio do deficiente com os demais e achar que este se moldará ao estilo de vida da sociedade atual. É preciso possibilitar este convívio de forma natural, atentando-se as necessidades de cada pessoa, onde não só o deficiente se adapta aos demais, como também os demais se adaptam aos deficientes, no que tange a aspectos funcionais, sociais e legais.

2 – Após fazer a descrição de cada paradigma você deverá relatar um exemplo destes atendimentos nos dias atuais. Estes relatos podem abranger questões sociais, recreacionais, esportivas, escolares, culturais e de saúde. Dê um exemplo especificando cada um deles, isto é, descrevendo como e de que forma eles aconteceram ou estão acontecendo. (Lembre-se: você deverá fazer estas descrições para cada paradigma, portanto serão duas descrições a serem feitas. Uma para Paradigma histórico-social da Integração e outra para Paradigma histórico-social da Inclusão).

Podemos encontrar o paradigma integração nas APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), onde é possível encontrar pessoas com necessidades grandes de intervenção especializada, e por isso lá estão, mas também é possível encontrar pessoas cujas deficiências não as impediriam do convívio social com as demais. Outro exemplo de integração acontece nos jogos Paraolímpicos, onde os deficientes competem após o período dos demais atletas, ou seja, após os jogos olímpicos, onde por muitas vezes alega-se que a unificação dos jogos atrapalharia em questões de logística e adaptação dos locais de disputa, porém, a realização dos jogos olímpicos e paraolímpicos simultaneamente seria perfeitamente cabível dentro do âmbito esportivo. Outro modelo integrativo está no meio físico, na estrutura arquitetônica das cidades, que não impede a circulação dos deficientes físicos, mas este é quem tem que se moldar aos obstáculos diários, como no caso de falta de rampas de acesso, calçadas em péssimo estado e locais públicos sem áreas adaptadas, como escolas, teatros, ginásios, entre outros.

Já o modelo de inclusão acontece ainda que de forma embrionária nas escolas, que mesmo muitas vezes despreparadas estão acatando a lei e incluindo deficientes em suas turmas. Quando cita-se o despreparo de algumas escolas, o faz mediante a falta de recurso e muitas vezes conhecimento do trabalho a ser realizado, porém na escola talvez seja o lugar mais indicado para a inclusão acontecer, pois ajuda a quebrar barreiras do preconceito, ajuda também a entender as diferenças e respeitá-las, além de possibilitar oportunidades a todos, independentemente de fatores como classes sociais, religião, necessidades especiais, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com