TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergonomia

Por:   •  27/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Qual a sua visão/conceituação sobre a Ginástica Laboral? Quais são as divisões didáticas de sua prática?

Ginástica laboral são exercícios efetuados em uma pausa no expediente, no próprio local de trabalho para compensar as estruturas osteomusculares mais utilizadas de acordo com o tipo de trabalho. De acordo com Padovez (2015), existe a Ginástica laboral preparatória que é feita antes da jornada de trabalho o objetivo é aumentar a circulação sanguínea, aumentar a viscosidade das articulações e tendões e lubrificá-los, esses exercícios atuam de forma preventiva. E também existe a ginástica laboral compensatória ou de pausa, que são exercícios físicos realizados no meio do expediente de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios específicos de compensação que agem de forma terapêutica, para relaxar os músculos que trabalham em excesso durante a jornada de trabalho.

  1. Em um posto de trabalho, onde a demanda cognitiva é grande, com um gasto mental alto, e o trabalhador fica a maior parte do tempo na postura sentada em sua jornada de trabalho, qual é o melhor programa de Ginástica Laboral? Justifique e elabore um Programa de Ginástica Laboral para tal atividade.

O melhor treino é fazer um alongamento geral dos músculos, pois São inúmeros os benefícios que o alongamento traz para a saúde. Entre eles podemos destacar a diminuição de tensões, ativação da circulação sanguínea, melhora no posicionamento da coluna vertebral, auxílio na reabilitação de problemas posturais, melhora no funcionamento de todos os órgãos vitais, ajuda nos movimentos do dia a dia, promove redução dos riscos de lesões, diminui dores musculares, melhora a qualidade de vida, aumenta a autoestima e a capacidade de concentração, além de combater o chamado mal do século, o estresse. Segue abaixo um exemplo de treino:

Duração: Seis meses, três vezes por semana, dez minutos por dia.

Duas séries de quinze segundos para cada alongamento

  1. Para o pescoço: Mantendo seus ombros imóveis, movimentar o pescoço como se tentasse encostar a orelha nos ombros
  2. Para costas e antebraços: Mantendo os dedos entrelaçados com a palma da mão para cima, estender os braços como se estivesse tentando encostar as mãos no teto.
  3. Peitoral e ombros: Com as mãos atrás do corpo e os dedos entrelaçados, procurar afastar o máximo possível as mãos do corpo sem se inclinar para frente.
  4. Costas e tríceps: Com um braço para cima e dobrado para trás, segurar, com a outra mão, o cotovelo e trazer o braço esticado na direção do corpo. Para enfatizar o alongamento é possível inclinar o corpo lateralmente para o lado do braço que está sendo puxando (depois repita o processo com o outro braço).
  5. Panturrilha: Com uma perna totalmente estendida para trás, apoiar-se numa parede, procurando criar o menor ângulo possível entre o chão e sua canela.
  6. Cadeia posterior: Em pé, levar as mãos em direção aos pés. Pode-se realizar o movimento tanto com as pernas estendidas (para enfatizar isquiotibiais), quanto com elas ligeiramente flexionadas (para enfatizar lombar).
  7. Flexores de quadril: Posicionando uma perna a frente da outra, flexionar o joelho da frente (pode apoiar o joelho de trás no chão) mantendo o tronco o mais ereto possível. É importante manter o joelho de trás atrás da linha do corpo para que o alongamento ocorra

Além do alongamento geral é importante acrescentar alguns exercícios para ajudar na circulação do sangue nas pernas.

  1. Panturrilha: Realize a flexão e extensão plantar em 2 séries de 12 vezes
  2. Agachamento isométrico encostado na parede: 2 séries de 15 segundos.

  1. Em um ambiente de trabalho cuja Ergonomia é perfeita, não oferecendo risco ocupacional nenhum aos seus funcionários, é necessária a aplicação de Ginástica Laboral? Por quê?

Acho interessante que a empresa procure um profissional para aplicar a Ginástica Laboral, pois qualquer atividade física bem direcionada traz benefícios. Trazendo benefícios à saúde dos empregados a empresa também lucra, pois serão menos profissionais afastados por doença, tanto física como mental, pois a ergonomia pode ser perfeita, mas a carga mental que o trabalhador possa estar levando também conta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com