TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia e Sociologia Aplicada à Saúde

Por:   •  27/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

NOME DO ALUNO

R.A. 

ATIVIDADE:

[pic 2]

[pic 3]

Batatais

2019

Atividade no Portfólio

        O texto e palestra escolhida versam sobre o tema do "modelo biomédico", perpassando as críticas a certa concepção e abordagem da doença, as fundamentações teóricas que deram origem à crítica e a emergência de medicinas alternativas ao modelo que fazem parte do cenário contemporâneo mais diversos das práticas e dos saberes médicos.

        Baseado na leitura dos textos e reflexão sobre a palestra selecionada faça um texto de até três páginas respondendo as seguintes perguntas:

1) Quais são as limitações do modelo biomédico?

2) O que é o fenômeno da medicalização?

1 - AS LIMITAÇÕES DO MODELO BIOMÉDICO

O modelo biomédico ou mecanicista é o mais usado por médicos no diagnóstico de doenças, o modelo considera que a saúde constitui na liberdade de doença ou dor e essa condição que denominaria uma pessoa em saudável, sendo assim o modelo tem uma ampla utilização pelos os profissionais da medicina, que têm como referência a técnica e a prática das biociências, onde na maioria das vezes os aspectos psicossociais do paciente não são levados em consideração, impossibilitando desta forma, a compreensão do indivíduo de forma plena e adequada. Suas raízes histórica vinculadas ao contexto do renascimento e de toda a revolução artística-cultural que ocorre nessa época. A definição do modelo biomédico são de vários tipos, como modelos animais de doenças humanas até animais, in vitro ou sistemas de modelagem para estudar qualquer aspecto da biologia ou doença humana. Em um sistema biológico humano, pode ser usado para entender a função normal e anormal do gene ao fenótipo fornecendo assim uma base para a intervenção preventiva ou terapêutica das doenças humanas.

                                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com