TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA APLICADA A SAÚDE

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  1.847 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

         FILOSOFIA  E  SOCIOLOGIA  APLICADA  A  SAÚDE

LUIS CLAUDIO DIAS LIMA-RA1168357

VITÓRIA-ES

2017

[pic 2]

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

LUIS CLAUDIO DIAS LIMA-RA1168357

SAÚDE,CORPO , GÊNERO  E  DESIGUALDADE SOCIAL

Trabalho apresentado a Disciplina,  Filosofia e Sociologia apliicada a saúde , Docente Especialista  , no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

        

        VITÓRIA-ES

2017

INTRODUÇÃO

O trabalho exposto esta embasado nos artigos e vídeos  propostos no material de apoio Claretiano em exigência   da disciplina, Filosofia e sociologia aplicada a saúde no 5° período do curso bacharelado e Educação Física .

 Objetiva condensar as temáticas sobre saúde,corpo, desigualdade social e gênero traçando de forma textual . Embora colocado em poucas laudas ,anela contribuir para uma reflexão mais cuidadosa  sobre tais assuntos.

Será abordado a definição  e prismas sugestivos de se entender o complexo dos termos , mostrando que ainda necessita de mais estudos e sensibilidade para lidar com tais questões e como as disciplinas existentes por si só não dão conta de explicita-las.

Por fim, e não menos importante, tratará rapidamente sobre o gênero propriamente dito onde, quando o texto se referir ao pré-conceito a vítima maior são os de gênero neutro (como atualmente conhecido).

Será o conhecimento de tais termos é importante para o Educador Físico?

 Se é importante ; por que?

Torna-se um tanto quanto paradoxal dar uma definição satisfatória para o termo “saúde”, considerando que isto não significa afirmar que a mesma é ausência de doença é mister entender bem este conceito e pensar no paradoxo de que é possível ser doente e ter saúde.  

Concordantemente com a conceituação proposta pela   OMS, manifesta  na carta de princípios de 7 de abril de 1948 (desde então o Dia Mundial da Saúde), implicando o reconhecimento do direito à saúde e da obrigação do Estado na promoção e proteção da saúde, diz que “Saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade”.

Sendo assim ,saúde reflete a conjuntura social, econômica, política e cultural. Onde há disparidade entre indivíduos na sua representatividade ,considerando época ,lugar ,classe social e de valores.Saúde para um religioso é uma coisa ,para um fisiculturista pode ser outra ,por exemplo.Fica explicitado os crivos ,científicos,filosóficos,religiosos ,subjetivos.

Resumo da ópera: Tem que ter uma óptica biopsicossocial.E não apenas a uma visão superficial onde se grita que” saúde é direito de todos”,sem querer discutir o assunto afundo. 

A contumácia  de ser compreender as construções  de sentidos  sobre a saúde, o corpo são complexas. Estes  não cabe trivialmente  em uma disciplina ou em um esquema pronto de estudo. A pluralização de prismas que influenciam tal construção é essencialmente inter ou transdisciplinar, ou melhor, o corpo é essencialmente indisciplinado.Transcende  a razão  e o que se estuda de forma salutar é o culto ao corpo,não estritamente ao tangível ,mas uma idéia de corpo.Considerando isto ,poderia –se  usar o termo” pneumopsicossomático “, para  se entender os porquês de tantas disciplinas (áreas),para explorar o corpo e humildemente sossegar na compreensão de que todas se somam para um bem maior.

“Para a psicanálise, desde Freud, o Eu é uma extensão da superfície corpórea e sua constituição está diretamente ligada à corporalidade. Os processos fisiológicos e os processos psíquicos são interdependentes, fazendo com que o biológico e o simbólico dialoguem desde o início da construção da subjetividade”.

Neste processo o “EU” em si mesmo é lindo,entrementes , as camadas que o cobrem desde seu nascimento e exposto a uma temperatura diferente fora do útero da mãe o impige  de que como ele deve ser ,como deve se comportar fazem dele uma outra coisa fora dele mesmo e acaba vivendo a vida de outras pessoas - não sendo ele mesmo.

Ai nasce o pré- conceito contra aqueles que decidiram expor suas vidas de como ela verdadeira  é por meramente  assumir sua verdadeira identidade ou do entende   por verdadeiro . Por conseguinte , sofrendo o agravo de todos os lados por ser neutro no tocante ao seu gênero.

 Poderia extender o assunto sobre a exarcerbção d estética  em relação ao corpo ... , citar a visão platônica e outros.Mas se concatenando a isto é preciso que a desigualdade social seja enfraquecida significativamente (já que seria quimérico dizer acabar com ela)  . 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com