TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia e Sociologia aplicada à Saúde

Por:   •  16/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina:  Filosofia e Sociologia aplicada à Saúde

Tarefa:

Atividade 1 (Portfólio)

RA

Turma:

Parecer do Tutor:

Atividade do Portfólio: Até o presente momento estudamos as mudanças históricas e sociais referentes aos conceitos de saúde e doença e como filósofos refletiram sobre o corpo e o adoecimento do mesmo. Vimos que saúde, doença e corpo não tem uma definição ancorada unicamente no primado biológico, constituiu-se de uma visão biopsicossocial fruto de inúmeras discussões. Baseado na leitura dos artigos e reflexão sobre as palestras selecionadas faça um texto de até três páginas respondendo às perguntas a seguir:

  1. Defina o conceito de Saúde
  2. O que é uma política pública em saúde?
  3. Por que é importante inserir a dimensão de gênero em uma política pública em saúde?

O Brasil hoje é considerado um estado democrático de direito, em outras palavras, um estado que não só guia as suas ações e responsabilidades com base na democracia, mas também pela igualdade de direitos. Logo somos todos iguais em direitos, responsabilidades e oportunidades.

A saúde brasileira tem a responsabilidade do Estado e é de direitos de todos. Entre debates relacionados à esse direito e ao acesso para a garantia da saúde, não podemos negar que existe um processo de aperfeiçoamento do modo de garantir melhores condições de vida e meios para evitar os agravos à saúde.

O conceito de saúde reflete a circunstância social, política e cultural, ou seja, ela não representa a mesma coisa para todos. Percebe-se isso, na história, onde cada povo, cultura, concepção religiosa e valores individuais representava para cada um.

E o conceito varia tanto para a saúde quanto para a doença. Com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU), foi universalizado o conceito de saúde como “o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade”.

O sistema de saúde deve estar inteiramente integrado no processo de desenvolvimento social e econômico  do país.

A compreensão de que as dimensões raciais, de  gênero, orientação sexual, territorial. condições socioeconômicas, entre outras, podem determinar o modo de “nascer, viver, adoecer e morrer” de diferentes povos e grupos sociais, é uma realidade no planejamento e na execução das políticas públicas.

As políticas públicas podem ser definidas como respostas do Estado a problemas que surgem na sociedade, ou seja, são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) com a participação da sociedade, através de Conselhos e Conferências. Tem por função definir a resposta do Estado às necessidades de saúde da população, visando ações de promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva. Correspondem a direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 - Art. 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (315.3 Kb)   docx (184.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com