TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA E SOCIOLOGIA APLICADA À SAÚDE

Por:   •  15/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 4

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

POLO PETRÓPOLIS / RJ

VITOR PSITER PACHECO DE MORAES – RA 8056746

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA APLICADA À

SAÚDE

Atividade apresentada a disciplina de Filosofia e Sociologia Aplicada a Saúde no Curso de Educação Fisica bacharelado Prof: Adriana Duarte de Souza Carvalho

Petrópolis RJ

04/2018

 O CONCEITO DE SAUDE.
               

Tem muitas coisas com quais  agente convive o tempo todo durante a vida toda, mas nunca paramos pra pensar mais atentamente sobre o significado específico. A saúde é uma delas. O nosso organismo só pode se manter sadio adquirindo cuidados com hábitos saudáveis de vida, que envolve alimentação equilibrada, atividade física, sono regular, higiene e lazer.

Ao contrario da doença que podemos reconhecer facilmente, a saúde de uma pessoa pode ser uma condição difícil de definir. Uma pessoa que aparentemente pode ser considerada forte, resistente a infecções, apta a enfrentar o desgaste físico e outras pressões da vida cotidiana, mas ainda ser considerada doente se seu estado mental, avaliado de acordo com o comportamento que apresenta for julgado frágil.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) “saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e enfermidade”. Saúde é a capacidade física emocional, mental que o individuo tem de interagir com seu ambiente. Pode ser determinada, em certas ocasiões, por meio de alguns comportamentos mensuráveis como temperatura, pulso, pressão sanguínea, altura, peso, acuidade visual, auditiva e etc. Como esses critérios biológicos de normalidade baseiam-se em conceitos estatísticos, deve-se considerar a possibilidade de variação, porque uma característica anormal não necessariamen-te significa doença. Os atletas. Por exemplo, embora geralmente desfrutem de sua saúde excelente, costumam apresentar um coração maior que as medidas estabelecidas como normais, porque o exercício requer uma irrigação sanguínea maior dos tecidos, demanda que o coração atende aumentando de tamanho.

Uma definição mais concreta de saúde pode ser, portando, a capacidade que o organismo apresenta de funcionar em completa harmonia com seu ambiente, o que envolve a aptidão para enfrentar física, emocional e mentalmente as tensões cotidianas. De acordo com essa definição, a saúde pode ser interpretada em função do ambiente individual. O conceito saúde difere por exemplo, para o operário e o empregado que trabalha num escritório. O operário saudável deve ser capaz de realizar trabalhos manuais durante todo dia, enquanto o empregado que trabalha num escritório, embora perfeitamente capaz de realizar suas atividades sedentárias, pode estar totalmente despreparado para o trabalho pesado e até ao desgaste físico. Os dois no entanto pode ser considerados inteiramente saudáveis segundo seus meios de vida.

O conceito de saúde envolve mais do que condicionamento físico, já que implica também bem-estar mental e emocional. Uma pessoa revoltada, frustrada, emocionalmente instável, mas em excelente condição física não pode ser considerada saudável. Porque não esta em perfeita harmonia com seu ambiente. Um individuo nesse estado é incapaz de emitir juízos corretos de ter reações racionais.

Uma pessoa também pode desconhecer que esta doente. Nesse caso se diz que a doen-ça não se manifestou, pois a sintomas. As vitimas do câncer podem ignorar seu estado de saúde por vários anos ate que o tumor maligno cresça e comece a produzir sintomas. Infelizmente muitas doenças permanecem ocultas  por longos períodos antes de produzirem indisposição ou algum distúrbio funcionais, o que impede sua detecção precoce e uma possível cura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (104.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com