TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia e Sociologia Aplicada à Saúde

Por:   •  24/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 2

Filosofia e Sociologia Aplicada à Saúde

Danilo Gomes da Silva – RA 8020491

O corpo tem se configurado cada vez mais na sociedade contemporânea como um dos principais objetivos e conquistas hoje em dia. Várias pesquisas apresentam a dimensão que o corpo passou a ocupar em nossa sociedade. Este conceito vem aparecendo em inúmeras publicações, em diferentes áreas do conhecimento, nos últimos anos.

 Ao longo dos anos fomos entendendo e modificando diferentes formas de pensar no corpo e relacionar dúvidas que envolvem influência social, cultural, política e científica ao longa da nossa história. Pensando em um contexto histórico, que o corpo implica um reconhecimento do mesmo para além de uma demarcação biológica relacionada a um funcionamento orgânico, ou seja “um corpo que não pode ser aprisionado ou compreendido apenas pela sua fisiologia”.

 Sabemos que houve um evolução no campo da medicina onde descobrimos possíveis causas das doenças que assombravam a população da época, desde então o saber médico, pautado em ciência e tecnologia, se revigora na tentativa de resolver os diversos problemas da humanidade.

Ao perceber este modo de compreensão no início da modernidade, o corpo foi facilmente associado a uma maquina, como exemplo um relógio, que abastecem as engrenagens promovendo o seu bom funcionamento. Ao ser comparado com uma máquina , foi possível modificar, controlar, dividir, reconstruir, estudar, manipular e prever o funcionamento do corpo. Com isto o “saber médico” que pretende decifrar esta máquina da forma mais apropriada gera. Percebemos que o  conhecimento é a condição para a eficácia na ação em um sentido específico, que é o de produção ou fabricação a partir das intervenções da ciências nas ações médicas.

A sociedade que possui um individuo contemporâneo parece considerar o corpo como um terreno sólido em que realiza esses ideais. O indivíduo parece manter  o corpo, visto como seu melhor troféu, na qual retira um benefício narcíseo e social, pois sabe que na maior parte das vezes, é a partir dele que são estabelecidos os julgamentos de felicidade, saúde e beleza. Pensar na obsessão atual pela  aparência desejada  como uma espécie de resposta à instabilidade e fragmentação irá  marcar a vida social que nos ajuda a compreender a visão pela saúde e  corpo  contemporânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com