TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Por:   •  21/10/2019  •  Artigo  •  3.528 Palavras (15 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 15

A GESTÃO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Beatriz Januário da Silva

Bianca de Souza Correa

Prof. Orientador: Daiane Marangoni Baesso

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED 1457) – Estágio III

21/10/2019

RESUMO

O presente estudo tem como tema escolhido a gestão escolar e a importância da família na participação do processo de ensino e aprendizagem, tendo como objetivos específicos: Descrever através de pesquisas bibliográficas sobre o tema “a gestão escolar e a importância da família na participação do processo de ensino e aprendizagem”; Observar gestão escolar o seu Projeto Político Pedagógico (PPP) Escola Municipal Educação Básica Bom Pastor e Realizar entrevista com a Gestora; Supervisora e Orientadora Escola Municipal Educação Básica Bom Pastor. Vale ressaltar que, a participação da família corresponde aos ideais pedagógicos da gestão democrática participativa e na compreensão que, o trabalho conjunto, pode trazer muitos benefícios à escola e aos alunos, garantindo uma prática educativa que de fato promova aprendizagem e produza bons resultados na formação dos cidadãos. Sendo assim,concluimos que  O estágio supervisionado na área de gestão escolar no curso de pedagogia da Uniasselvi é a oportunidade do aluno conhecer, vivenciar e contribuir, junto a equipe gestora, para a identificação das problemáticas existentes na escola e discussão dos mecanismos de superação dessas dificuldades, fortalecendo a confiança e a participação no ambiente escolar.

Palavras-chave: Estágio. Gestão Escolar. Família.

1 INTRODUÇÃO

O seguinte projeto tem como tema “A gestão escolar e a importância da família na participação do processo de ensino e aprendizagem”. Partindo desse pressuposto, tem como área de concentração a metodologia de ensino, que visam trabalhar de uma forma ampla na área da Educação, escola e políticas públicas, tendo como foco de estudo a interação entre a gestão escolar e a família na escola.

Implementar a gestão escolar, de forma democrática, necessita observar procedimentos que promovam o envolvimento de todos os atores escolares na construção de propostas coletivas de educação. Nesta perspectiva, os processos de gestão da escola envolvem ações que procuram estimular aspectos financeiros, pedagógicos e administrativos a fim de promover uma educação de qualidade.

A participação da família corresponde aos ideais pedagógicos da gestão democrática participativa e na compreensão que, o trabalho conjunto, pode trazer muitos benefícios à escola e aos alunos, garantindo uma prática educativa que de fato promova aprendizagem e produza bons resultados na formação dos cidadãos.

Quando a família e a escola mantêm boas relações, aumentam as condições para um melhor aprendizado e desenvolvimento da criança, pois esse envolvimento é essencial para a o sucesso da aprendizagem dos alunos. É importante que a aproximação destas duas instâncias aconteça a partir de ações coletivas.

Dessa forma, justifica-se a necessidade de se desenvolver um trabalho colaborativo com a família na escola em eventos, em reuniões, palestras e outros momentos que promovam um melhor acompanhamento da vida escolar de seu filho. Para isso, é necessário um encorajamento por parte da instituição de ensino, pois muitas vezes, defronta-se com obstáculos, os quais tornam a integração da família no ambiente escolar, uma missão desafiadora.

Sendo assim, os objetivos propostos para este estudo é  Descrever através de pesquisas bibliográficas sobre o tema “a gestão escolar e a importância da família na participação do processo de ensino e aprendizagem”; Observar gestão escolar o seu Projeto Político Pedagógico (PPP) Escola Municipal Educação Básica Bom Pastor e Realizar entrevista com a Gestora; Supervisora e Orientadora Escola Municipal Educação Básica Bom Pastor.

Portanto, a presente prática de estágio se estrutura em pesquisas bibliográficas através de livros, artigos e periódicos da internet dispostos na fundamentação teórica e um estudo de campo sobre as observações e entrevista coma Gestora; Supervisora e Orientadora Escola Municipal Educação Básica Bom Pastor dispostos no ítem vivência do estágio, e finalizando este estudo com as impressões que tivemos de toda nossa tragetória academica durante o estágio supervisionado III.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 A GESTÃO ESCOLAR

O termo Gestão Escolar foi criado para se diferenciar da expressão Administração Escolar e trazer para o contexto educacional elementos e conceitos fundamentais para aumentar a eficiência dos processos institucionais e melhorar o ensino.

Partindo desse pressuposto, conforme destaca a especialista em educação Heloísa Lück (2017), a Gestão escolar relaciona-se a uma atuação que foca em promover a organização, mobilização e articulação das condições essenciais para garantir o avanço do processo socioeducacional das instituições de ensino e possibilitar que elas promovam o aprendizado dos estudantes de forma efetiva.

Gestão Escolar é a forma de administrar a escola como um todo. Para um completo desenvolvimento educacional, o profissional responsável pela área deve observar as necessidades e particularidades de cada setor, promovendo uma melhor relação e desenvolvimento das atividades.

Conforme Medeiros (2013), a gestão escolar trata das delegações que as instituições de ensino possuem, respeitando as normas comuns dos sistemas. Cada escola deve criar e executar sua proposta pedagógica; administrar a equipe de profissionais e seus recursos materiais e financeiros; cuidar do ensino-aprendizado dos alunos, proporcionando meios para a sua recuperação; e articular-se com as famílias e a comunidade, proporcionando um processo de integração.

Ainda conforme Medeiros (2013), cada escola deve desenvolver o seu plano de gestão escolar, com base nas diretrizes de educação vigentes. Como resultado desta gestão, espera-se que a instituição tenha uma excelência no ensino; redução da inadimplência; prevenção da evasão escolar; combater à indisciplina; manter a motivação da equipe que compõe a escola; além de manter os pais e os alunos engajados nos projetos escolares.

O responsável por atuar na organização da gestão escolar é o gestor escolar. Este profissional tem a missão de elaborar propostas pedagógicas para a escola em que atua, com base na democracia e na participação da comunidade, garantindo a manutenção da qualidade do ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (223.9 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com