TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginástica Laboral Corretiva

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  4.333 Visualizações

Página 1 de 4

Ginástica Laboral Corretiva

Histórico da Modalidade

A Ginástica Laboral Corretiva, assim como as outras modalidades da Ginástica Laboral teve seus primeiros registros datados em 1925 na Polônia. Inicialmente foi denominada “Ginástica de Pausa”, pois os operários se exercitavam com uma pausa adaptada para cada ocupação. Nessa mesma época já ocorria a pratica de atividade similar em outros países europeus, como Alemanha, Suécia, Holanda e Bulgária, mas foi no Japão que a pratica se desenvolveu.

Na década de 20 no Japão, difundiu-se uma modalidade de ginástica com o objetivo de diminuir o stress e promover qualidade de vida para funcionários dos Correios. Após a segunda guerra mundial, esta pratica se expandiu por todo o Japão ocupando mais de um terço dos trabalhadores, e tornando-se obrigatória para funcionários de determinados setores da indústria, resultando um aumento da produção, uma melhora no bem-estar e a diminuição de acidentes de trabalho. A propagação desta pratica na cultura japonesa é atribuída a Radio Taissô, pois todas as manhãs eram transmitidas um tipo de ginástica rítmica com música específica; no programa, além das orientações para pratica dos exercícios, também oferecia palestra sobre a produtividade e saúde dos trabalhadores.

No Brasil, ocorreram algumas experiências isoladas da Ginástica Laboral na década de 70, porem teve sua grande propagação na década de 90, quando inúmeras empresas passaram a incluir a atividade em suas rotinas diárias como a pioneira Fábrica de Tecido Bangu e o Banco do Brasil.

A ginástica laboral está em crescente desenvolvimento, pois traz diversos benefícios para trabalhadores e empresas. Atualmente a Ginástica Laboral é dividida nas modalidades: Ginástica Laboral Preparatória, Ginástica Laboral Compensatória, Ginástica Laboral de Relaxamento e Ginástica Laboral de Corretiva.

Princípios e Fundamentos

A Ginástica Laboral visa manter a saúde dos funcionários de determinado local de trabalho através de exercícios físicos direcionados para cada atividade profissional e é realizado durante o expediente. Esta atividade deve ser acompanhada e orientada por um educador físico para que se obtenha os resultados esperados.

A Ginástica Laboral Corretiva tem como objetivo combater e, principalmente, atenuar as consequências decorrentes de aspectos ergonômicos inadequados ao ambiente de trabalho, é uma atividade de caráter preventivo e terapêutico que tem como objetivo alongar os músculos encurtados e fortalecer os músculos alongados. A Ginástica Corretiva complementa as técnicas de Pilates proporcionando um aumento consciência corporal nas atividades físicas de fortalecimento muscular sem riscos de lesão.

Finalidade

O grande objetivo da Ginástica Laboral Corretiva é alongar e fortalecer os músculos responsáveis pela alteração postural e amenizar e/ou prevenir os desconfortos decorrentes das atividades desempenhadas pelo trabalhador na rotina coorporativa. Proporciona uma melhora na postura corporal, reduz a incidência de doenças como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), reduz a fadiga aumenta a disposição para o trabalho, estimula a pratica de atividade física e melhora o clima organizacional proporcionando uma integração entre os funcionários.

Benefícios

BENEFICIOS DA GINASTICA CORRETIVA LABORAL

CURTO PRAZO

MÉDIO PRAZO

LONGO PRAZO

Melhora disposição e concentração no trabalho;

Melhora consciência corporal e postural;

Contribui para uma melhor qualidade de vida do trabalhador;

Diminui a tensão muscular;

Melhora interação social e clima no ambiente de trabalho;

Melhora o gerenciamento das tensões;

Melhora a agilidade e concentração;

Ativa os reflexos, ajudando na prevenção de acidentes de trabalho;

Aumento da produtividade dos colaboradores;

Prepara o organismo para um melhor desempenho no trabalho;

Corrige vícios posturais;

Diminuição de faltas no trabalho por motivos médicos;

Melhora da circulação sanguínea e oxigenação muscular;

Equilibra o tônus muscular;

Diminuição de acidentes de trabalho;

Melhora da amplitude articular e flexibilidade;

Melhora da coordenação motora

Melhor imagem da instituição junto aos empregados e sociedade;

Relaxa a musculatura;

Aumento do animo e disposição para o trabalho;

Promove o combate e prevenção das doenças profissionais;

Redução da fadiga mental;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (52.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com