TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HIDROGINÁSTICA NA TERCEIRA IDADE: Benefícios e Orientações

Por:   •  4/8/2019  •  Artigo  •  3.755 Palavras (16 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL MARANHÃO- IEMAS

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO

CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCICIO E AVALIAÇÃO FISICA.

HOMERO GOMES DE CASTRO SEGUNDO

A HIDROGINÁSTICA NA TERCEIRA IDADE: Benefícios e Orientações

SÃO LUÍS – MARANHÃO

2017

HOMERO GOMES DE CASTRO SEGUNDO

A HIDROGINÁSTICA NA TERCEIRA IDADE: Benefícios e Orientações

Artigo cientifico apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício e Avaliação Física    do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão/ Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão para obtenção do título de especialização em Educação Física.

Orientador: Prof. Ms Márcio Rabelo Mota.

São Luís- Maranhão

2017

RESUMO

A atividade da hidroginástica favorece ao indivíduo idoso uma melhor qualidade de vida, uma vez que seus benefícios são inúmeros não apenas no aspecto físico, como também no social e psicológico e também por ser considerada uma atividade que apresenta menos impacto. Assim esse tipo de exercício propicia ao indivíduo da terceira idade o aumento de sua força muscular, flexibilidade física, coordenação motora, além de favorecer um ambiente de relaxamento o que contribui para o combate ao estresse e consequentemente à depressão. Portanto é preponderante que seja analisado as peculiaridades desse tipo de exercício físico na idade especifica para que se obtenha o melhor rendimento aos idosos aproveitando as vantagens para um resultado positivo das aptidões físicas e funcionais para essa população.

Palavras-Chaves: Hidroginástica. Idoso. Qualidade de vida.

ABSTRACT

Water aerobics activity  favors the old guy a better quality of life, since its benefits are numerous, not only in the physical aspect, but also in the social and psychological and also for being considered an activity that offers less impact. So this type of exercise provides to individual seniors increased your muscle strength, physical flexibility, motor coordination, in addition to fostering an environment of relaxation which contributes to combating stress and consequently to depression. It is therefore important to be analyzed the peculiarities of this type of physical exercise in the age following important guidelines, to obtain the best results for the people of the third age taking advantage for a positive result physical and functional skills for this population.

Keywords: Water Aerobics. Elderly. Quality of life.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------------------6

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA........................................................................................7

2.1 Terceira Idade – Conceito..........................................................................................7

2.2 A Hidroginástica na Terceira Idade e os Benefícios Físico-Funcionais.....................8

2.3 Orientações Importantes de Aplicação da Hidroginástica na Terceira Idade...........10 

2.4 A Hidroginástica e os Benefícios da Convivência Social na Terceira Idade............11

3 CONCLUSÃO..................................................................................................................14

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................15

1 INTRODUÇÃO

O caminho do envelhecimento no indivíduo está associado a várias modificações físicas e psicológicas as quais interferem no aspecto motor, o que provoca a inatividade e contribui para o surgimento de determinadas patologias. Dessa forma, a pratica de exercícios físicos é crucial para os indivíduos da terceira idade, não apenas no combate a doenças como também na superação de suas capacidades motrizes, favorecendo um modo de vida saudável que é fator preponderante para a melhoria da qualidade de vida. Dentre atividades mais apropriadas aos idosos estão a caminhada, o ciclismo, a natação e a hidroginástica. Esta última oferece aos indivíduos dessa fase da vida a qualidade de suas habilidades aeróbicas, força muscular, flexibilidade articular e o treinamento de habilidades especificas como o equilíbrio e a coordenação motora, somando-se ainda ao fato dessa atividade oferecer ambiente de relaxamento e incentivo ao contato social, atuando na prevenção ao estresse, depressão e na melhoria da autoestima.

Tendo em vista, que a hidroginástica é uma das modalidades de atividade física mais adequada na contribuição para o envelhecimento saudável pois a realização na água favorecer sua execução apresentando pouco impacto físico.

O objetivo desse artigo é discutir a luz de diversos autores que tratam do tema, sobre os benefícios que a prática da hidroginástica proporciona ao indivíduo na terceira idade, discutindo o conceito de idoso, na busca de apresentar as especificidades dessa etapa da vida, como também apresentar os inúmeros benefícios da hidroginástica para essa população especifica, tanto nos aspectos físico-funcionais como nos aspectos psicossociais de suas vidas.

Assim, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e discussão de teorias acerca do assunto abordado. Espera-se que este trabalho venha contribuir de forma significativa para a valorização da prática de atividades físicas como a hidroginástica e que hábitos como esse, venham melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas proporcionando uma vida saudável e feliz, vencendo as barreiras e preconceitos que a sociedade atribui ao idoso e principalmente adquirindo hábitos saudáveis para com isso alcançar um estado de bem-estar não só físico, mas social, psicológico e emocional.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Terceira Idade – Conceito

A terceira idade é uma população que vem aumentando significativamente em todo o mundo, por este motivo é uma fase da vida que precisa ser estudada com profundidade, analisando suas características para que tais estudos possam contribuir na melhoria da qualidade de vida dessa população.

Mas quem é este indivíduo a quem se dirige o termo terceira idade? A primeira ideia que vem à cabeça quando perguntamos a alguém sobre o que é ser idoso é uma tênue alusão a aspectos como doenças, fragilidades, invalidez e, principalmente, perda de memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (237 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com