TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRICO DA GINÁSTICA

Por:   •  4/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

LEIDINALDO AGANETTE DE OLIVEIRA  1168569

HISTÓRICO DA GINÁSTICA

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAREL

GINÁSTICA DE ACADEMIA

PROF. JANDER GONÇALVES ROLO

CENTRO UNIVERCITARIO CLARETIANO

BELO HORIZONTE

2017

1-Quais os objetivos dos métodos francês, sueco, alemão e calistênico de ginástica?

Os Métodos se difundiram por toda a Europa, dotados de um sentimento nacionalista em prol de melhorias físicas aos jovens que enfrentariam as guerras da época, bem como melhorias étnico-raciais à nação. Encontramos escolas que serviram de suporte para o surgimento dos principais métodos ginásticos, como França, Suécia, Alemanha e a calistênia.

Métodos Francês - A Ginástica na França baseou-se nas idéias dos alemães Jahn e Guts Muths e, apresentava além do caráter moral e patriótico, uma preocupação com o desenvolvimento social, com o objetivo de formar o homem completo e universal, sem se desvincular da forma utilitária, abordada pela ginástica científica, com o desenvolvimento da força física, da destreza, agilidade e resistência.

Os exercícios eram explicados por enunciados científicos, comprovando a relação existente entre a ginástica, a saúde da população e a tão desejada utilidade dos gestos e eram utilizados no sistema três tipos de ginástica: civil, militar e médica, eram propostos exercícios ginásticos completos, arredondados e contínuos voltados para a saúde da mulher, combatendo hábitos elegantes, tais como cintas, salto alto, porta-seios; condenava os meios de sustentação artificiais.

Método Sueco - Idealizada por Pehr Henrick Ling (1776–1839), a ginástica sueca surgiu com a finalidade de eliminar os vícios da sociedade, em especial o alcoolismo, tendo a missão de regenerar a população, de caráter pedagógico e sócia e não militar, gerando indivíduos fortes, como soldados ou trabalhadores civis. Ling acreditava que seu método assegurava a saúde, por ser essencialmente respiratório, e a beleza, por seus efeitos corretivos e ortopédicos, portanto era destinado a todos, independentemente de sexo, idade ou condições materiais e sociais. Dividida em:

Ginástica Pedagógica: Tinha o objetivo de assegurar a saúde, evitar doenças, vícios e defeitos posturais;

Ginástica Militar: Como a pedagógica, com acréscimo de exercícios preparatórios para a guerra;

Ginástica Médica e Ortopédica: Similar a pedagógica, também com objetivo de eliminar vícios e defeitos posturais, mas especificando cada caso;

Ginástica Estética: Também como base a pedagógica, utiliza a dança e movimentos suaves para proporcionar beleza e graça ao corpo.

Método Alemão – A Alemanha introduz a ginástica para preparar soldados em defesa da pátria, pois o pais não havia conquistado seu território e vivia sob a constante ameaça de guerras. Portanto, seus idealizadores basearam-se nas ciências biológicas, para desenvolver seus métodos. Os exercícios tinham objetivos além da forma física, sendo também um exercício moral: para alcançar autoconfiança, autodisciplina, independência, lealdade e obediência.

Método calistênico - Inspirada na Ginástica Sueca a Calistênia não é um sistema próprio de ginástica, mas sim uma série de exercícios ginásticos localizados, com fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos, integrado a qualquer sistema ginástico. Examinando o sistema sueco e o alemão chegaram à conclusão de que se tratando de elementos psicológicos era pobre, por isso de forma inovadora, colocaram a música na ginástica, incentivando o movimento, trabalhando os sistemas psicomotor e o neuromuscular acabando com a monotonia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com