TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Basquetebol

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Eros Carneiro de Araújo – 8002082

História do Basquetebol

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina Basquetebol  como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor  Antonio Eduardo Ribeiro.    

Vitória
2017

        Segundo Oliveira(2013),o basquetebol é oriundo dos Estados Unidos, mais precisamente do estado de Massachusetts, onde em 1891, devido ao inverno rigoroso, foi pedido ao professor canadense James Naismith, pelo então gestor do Springfield College, Luther Halsey Gullick, que criasse um esporte que poderia ser praticado dentro de ginásios para ser uma opção menos violenta a prática do futebol americano. O professor também foi o pioneiro ao escrever as regras iniciais do esporte. A primeira partida foi realizada em 11 de março de 1892, entre os alunos e professores, tendo como resultado o placar de 5x1 para os alunos, na presença de cerca de 200 pessoas.

        No Brasil,o esporte chegou devido a Augusto Shaw, norte americano nascido em Clayville, Nova York, da universidade de Yale. Em 1894, depois de receber um convite para lecionar no Mackenzie College, tradicional colegio de São Paulo.

        A FIBA, Federação Internacional de Basquetebol amador foi fundada em 1932 em Lauseannne.

        Dois fundamentos importantes para iniciantes seriam os passes e as bandejas.

Passes – Subdividido em 5 categorias que sao: Passes de peito, de ombro, sobre a cabeça, passe em profundidade e de peito picado.

O Basquetebol sendo um esporte coletivo, faz com que o passe seja um dos principais requisitos para o desenvolvimento do trabalho em equipe de todos os jogadores.

Bandejas – Subdividade em bandeja esquerda e bandeja direita. Quanto mais pontos, maior as chances de vitória, portanto, um fundamento básico, mas muito importante.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

OLIVEIRA, J. E. C. Basquetebol. Batatais: Claretiano, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (107.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com