TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  18/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.270 Palavras (22 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 22

unopar- universidade norte do paraná

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

educação física – licenciatura

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

        

Polo Santiago-RS

2020

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PARTICIPANTES        7

4        OBJETIVOS        8

4.1        OBJETIVO GERAL        8

4.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        8

5        PROBLEMATIZAÇÃO        9

6        REFERENCIAL TEÓRICO        11

7        METODOLOGIA        17

8        CRONOGRAMA        19

9        RECURSOS        20

10        AVALIAÇÃO        21

CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS        23

INTRODUÇÃO

O professor de Educação Física tem um papel fundamental na educação infantil, sendo que é nessa fase onde se qualifica as primeiras habilidades da criança na primeira infância para a corporeidade das fases seguintes da educação básica. 

O seguinte projeto tem como objetivo precípua a ampliação de estímulos das experiências corporais para a educação infantil, mediante a intervenção integrada e interdisciplinar do professor de educação física.

O projeto visa contribuir com a qualidade do desenvolvimento humano referenciada nos processos de ensinar e aprender aproximando os conhecimentos e estímulos ás brincadeiras, jogos e toda a cultura corporal explorada pelo professor de educação física possibilitando assim um maior desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, emocionais e espirituais da criança.

  1. TEMA

Toda a educação é motora, partindo desta afirmação o tema escolhido para o projeto é EXPRESSÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, pois toda pratica corporal é um objetivo de ensino aprendizagem, e na educação infantil buscar  na criança suas descobertas corporais e suas criatividades faz com que ela de significado ao corpo assim integrando sua participação no sistema real. Desenvolver habilidades praticas , cognitivas e sócio emocionais ainda na educação infantil contribui para que a mesma assimile dando significado ao seu corpo criando uma consciência corporal na fase adulta.

Para Vygotsky os comportamentos internalizados que vão constituindo a linguagem, assim criando um grande sistema simbólico no qual não apenas nos comunicamos mas também compartilhamos um significado no mundo, a aprendizagem impulsiona e cria o desenvolvimento e através de atividades motoras com brincadeiras ela cria um esquema corporal. Esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. É um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. Através da expressão corporal a criança recria sua cultura, desenvolve conceitos, possibilita troca de experiências tanto corporal como social pois pela psicomotricidade a criança fala, escuta, assimila e recria.

 Como relata Piaget (1978, pág. 87): “A criança possui várias fases de desenvolvimento até chegar à vida adulta e essas fases devem ser respeitadas por todas as pessoas que têm ou terão influência nesse desenvolvimento”. Portanto, percebe-se que é necessário que cada fase do desenvolvimento motor seja vivenciada e estimulada ao máximo desde os primeiros meses de vida e, é na educação infantil que esse processo de desenvolvimento começa através da psicomotricidade. Assim introduzir um projeto aplicado por um educador físico direcionando as habilidades motoras, desenvolvendo corpo, gesto e movimento em uma intencionalidade pedagógica contribui para a construção motora básica em cada nível auxiliando no processo educativo em suas praticas.  

 

  1. JUSTIFICATIVA

Para permitir uma aquisição de habilidades da psicomotricidade deve-se estimular a criança, pois é na educação infantil a abertura para o desenvolvimento básico de todo o individuo e a escola precisa compreender que o movimento exteriorizado nos jogos e brincadeiras é uma ferramenta pedagógica poderosa no processo educativo, considerando que o aprender está vinculado a expressão corporal como linguagem; o brincar, criar, o aprender em todas as formas culturais do movimento infantil está interligado.

 Ao se referir às experiências corporais das crianças na primeira infância, a partir dos desafios e estímulos que a escola pode lhes propiciar, compreende-se que o brincar, mediado pela intervenção do professor, possibilita o contato com os conceitos e suas relações lógicas, impulsionando o desenvolvimento da criança além do estágio de desenvolvimento que ela atingiria com seu comportamento habitual (VYGOTSKY, 1989). Portanto priorizar o criar pedagógico através do professor de educação física no currículo da educação infantil permite que nesta etapa que é fundamental e privilegiada para estimular e proporcionar para as crianças desafios motores, cognitivos e sócio afetivos, com vista ao seu pleno desenvolvimento sendo mais dinâmico, direcionado e eficaz na construção de suas habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (234.3 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com