TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO COMBATE À OBESIDADE INFANTIL

Por:   •  2/9/2017  •  Monografia  •  3.765 Palavras (16 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 16

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS[pic 1]

FACULDADEPRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – FUPAC-TO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ADAM MATIAS PEREIRA

MARCOS LOPES DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO COMBATE À OBESIDADE INFANTIL

TEÓFILO OTONI

2014


ADAM MATIA PEREIRA

MARCOS LOPES DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO COMBATE À OBESIDADE INFANTIL

Trabalho final de curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de licenciada em Educação Físicaà comissão examinadora da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni sob a orientação do Professora Marcelle Santos dos Reis.

TEÓFILO OTONI

2014

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO COMBATE À OBESIDADE INFANTIL

Adam Matia Pereira¹

Marcos Lopes dos Santos²

Marcelle Santos dos Reis³

Resumo

        

O surgimento cada vez mais precoce da obesidade contraria a situação existente a tempos atrás, quando as crianças eram ativas dentro e fora de casa, tendo como vista essa situação viemos nesse presente trabalho procurar soluções e medidas ao combate a obesidade infantil com a pratica da educação física no intuito de melhorar hábitos alimentares das crianças, através do ensino nas escolas promovendo praticas de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis, começando a partir das escolas. A escola é vista como a instituição destinada a proporcionar ao aluno o aprendizado e a vivência em comunidade, nesse sentido, deve ser vista como uma aliada, apontando a prática da educação física a ferramenta para buscar sempre melhorar a atual situação daqueles que a integram. Frente a tal entendimento, a escola também deve promover saúde do aluno, através da educação física auxiliando no tratamento e na prevenção de diversas patologias, com intuito de proporcionar ao aluno melhores condições físicas, mentais emocionais de vida.

Palavras-chave: Obesidade infantil. Saúde escolar. Promoção da saúde. Educação Física.

Acadêmico do 6º período do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni. E-mail: kim_2302@hotmail.com

²Acadêmico do 6º período do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni. E-mail: adammatias_14@hotmail.com

³ Mestre em Ciências da Educação Física Esporte e Recreação, pela Universidade de Matanzas – Cuba, professora do curso de Educação Física da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni. E-mail: cellereis@hotmail.com.

1. Introdução

O atual patamar da evolução tecnológica trás para as sociedades cada vez mais comodidade, atividades que antes eram rotineiras para membros de uma família acabaram se perdendo frente ao avanço tecnológico. Tal situação se divide em duas vertentes, a princípio tal avanço beneficia a sociedade por meio do desenvolvimento atribuído às redes globais que gerenciam o conhecimento, trazem também o avanço tecnológico, o qual propicia soluções que buscam simplificar o cotidiano e otimizarnosso tempo, muitas vezes excluindo toda e qualquer forma de tempo ocioso. (GUEDES, 2000)

Porém, todo esse avanço nem sempre é proveitoso, no intuito de, mais uma vez otimizar o tempo através da velocidade na execução de diversas tarefas passou a entrar em cena, com cada vez mais freqüência a figura do sedentarismo e da obesidade. Cenas, como um grupo de crianças brincando na rua em frente suas casa, antes frequentes em vários cenários das cidades acabaram caindo em desuso. (SOARES et al, 1992)

A obesidade é resultado de um desequilíbrio entre a quantidade de calorias que é ingerida e a que é gasta, provocando um excessivo acúmulo de gordura que extrapola os níveis físicos e psicológicos da pessoa.
A obesidade é reconhecida hoje como importante problema de saúde pública. Trata-se de uma epidemia mundial, decorrente de hábitos alimentares, sedentarismo e fatores genéticos.
[1]

Ao longo do dia o corpo armazena as calorias não gastas em forma de células adiposas para usar como energia mais tarde, esse processo é comum em nosso organismo, mas quando essa energia armazenada não é gasta as células adiposas se multiplicam gerando o sobrepeso, assim a criança que passa todo o dia dentro de casa, se movimentando muito pouco, mas sem limitar a alimentação tende a cada dia gerar mais sobrepeso, a permanência nesse padrão comportamental afeta a saúde física e compromete o desenvolvimento da criança. Assim, SANTOS, et al  (2007, p. 207) esclarece que “a obesidade da infância e da adolescência pode perdurar na vida adulta e resultar em consequências em curto e longo prazo (...) e que “várias doenças são desenvolvidas a partir desse quadro”.

Contribuindo para tal situação tem-se também a limitação física das grandes cidades, onde a criança se mantém refém dos carros, ônibus e apartamentos cada vez menores, a praticidade também interfere nessa situação, pela falta de tempo os pais tem cada vez mais buscado soluções rápidas para situações do dia-a-dia, assim as refeições se limitam a produtos embutidos, que são carregados de sódio e de gorduras. A ausência do movimento em conjunto com a má alimentação influencia cada vez mais no crescimento da obesidade infantil. Como principal forma de combater essa realidade entra em cena a orientação do profissional de Educação Física nas escolas, buscando a reeducação corporal do aluno, lhe possibilitando a orientação necessária para que o combate transponha os limites da escola. (SANTOS, et al, 2000)

Para a elaboração do presente trabalho foram usados como objetivos gerais a análise da prática da educação física como forma de tratar a obesidade infantil, buscando a minimização da obesidade em crianças. A pesquisa em tela se orienta pela investigação dos conceitos teóricos, abordando as causas e possíveis soluções para o problema, orientando-se por concepção de saúde, tendo como referência pesquisas bibliográfica e eletrônica.

Em sequência, será a abordada a figura da escola como promotora da saúde, com base na alimentação saudável e as estratégias para a implantação da mesma, o esporte será abordado como membro do conteúdo pedagógico essencial no ensino fundamental. Como apontamento final será exposta a contribuição da atividade Física Escolar frente ao controle e a prevenção da obesidade infantil. (GOMES, 2000)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com