TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO PARA ESCOLA

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................................5

4- REFERNCIAS ....................................................................................................................6

INTRODUÇÃO

Projeto Politico Pedagógico, também conhecido como Projeto Educativo é um documento democrático, dinâmico e contínuo de reflexão, e de suma importância, pois une a direção, professores equipe escolar e alunos e seus familiares, expressando sua cultura, como crenças, valores, modo de pensar e agir, das pessoas envolvidas na elaboração, com o objetivo de diagnosticar as necessidades da instituição e direcionar suas ações e intenções de melhorar cada vez mais, tornando uma ferramenta de apoio e orientação para que possam saber como o aprendizado do aluno e demais protagonistas da escola serão avaliados. Nele rege propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo, considerando a escola como um espaço de formação de cidadãos consciente, responsável e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. Pois o mesmo define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. Entretanto não se trata somente em assegurar o cumprimento da legislação, mas garantir uma constituição, organização, decisão e autonomia da escola e em planos construído dentro de normas técnicas para ser apresentados aos seus superiores, detalhando objetivas diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola,

A organização do trabalho pedagógico da escola e a construção do mesmo fazem parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização.

DESENVOLVIMENTO

O Projeto Político Pedagógico busca uma direção, e é politico no sentido de compromisso com a formação do cidadão. Ele possui uma intencionalidade e retrata a identidade da escola. É ele que indica a direção, o norte, os rumos da mesma. Sua elaboração deverá refletir a realidade, direcionando todas as ações e buscando compreender o que vai além de agrupamento de planos e ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo para ser construído e em seguida arquivado ou encaminhado à autoridade como prova do cumprimento de tarefas burocráticas.

Ainda possui casos que o documento do projeto politico pedagógico infelizmente, possui sua elaboração a partir de alguns componentes da escola deixando o coletivo a margem deste processo.

Mas é preciso elaborar esse documento? Existe algum amparo legal?

Sim, caro (a) acadêmico (a), esse documento e essencial para que a escola construa sua identidade junto à comunidade onde está instalada. A lei que ampara este movimento é a Lei nº 9.394/96, no qual o inciso I do Artigo 12 estabelece que, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, o estabelecimento de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica: O projeto político-Pedagógico (FERREIRA, 2009, p.1).

Toda escola tem uma identidade, uma qualidade que a faz para todos que nela passam uma parte da sua vida, construindo um diagnóstico que servirá de base para a definição dos conteúdos que devem ser trabalhados, conhecendo primeiro a realidade e assim podendo ser elaborado, e deve ser construído com cuidado para ser compreendido por todos.

Segundo Vasconcelos. (2002:169), o projeto político pedagógico é “a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. E um importante caminho para a construção da identidade da instituição. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. E um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de formação”.

Através do projeto politico pedagógico a escola poderá exercitar de fato a sua autonomia escolar sem ficar refém dos governantes, pois ele pode ser a ferramenta para construção de uma educação que vá funciona de fato em prol da comunidade. Pois ele é simples e orienta as ações da mesma e de todos que servem e por ela é servido, pais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com