TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

Por:   •  18/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo tecer algumas considerações referentes ao Projeto Político Pedagógico, buscando compreender o seu significado, sua importância para a escola refletindo sobre os pressupostos que devem orientar a proposta pedagógica. A elaboração do projeto é de suma importância para a instituição escolar que deve compreender o seu significado, e refletir sobre os pressupostos que devem orientar a proposta pedagógica; o próprio projeto deve prever as atividades escolares, do pedagógico ao administrativo, priorizando a construção de uma gestão democrática integrada às necessidades e aos desejos da comunidade, que também participa ativamente de sua elaboração e operacionalização, atingindo um resultado positivo referenciado por professores, técnicos, pais, representantes de alunos, funcionários e outros membros da comunidade escolar.

O Projeto Político Pedagógico vem para fomentar a discussão e a reflexão sobre qual modelo de escola queremos participativa e comprometida com a relação sociedade-escola; ou impositiva, que já tem os métodos de ensino-aprendizagem já definidos pelos modelos cartilhados.

Segundo Vasconcellos (1995), o projeto pedagógico:

“é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita resignicar a ação de todos os agentes da instituição (p. 143).”

Como podemos perceber, na definição de Vasconcellos, o P.P.P não e uma ação que se ergue na individualidade de alguns membros da instituição de ensino, e sim, devem participar dessa construção todos que estão inseridos no contexto social em que a escola se faz presente, ou seja, alunos, pais, funcionários, educadores .

É importante que a escola não tenha o projeto apenas como forma de mais um documento que fica engavetado e que se abstém no presente. Defini-lo como ferramenta facilitadora no processo da construção do conhecimento, e projetá-lo como intencionalidade educativa é de grande valor no principio da organização social, cultural e educativa da comunidade.

2 DESENVOLVIMENTO

Pensar em educação é pensar em qualidade de ensino e de serviços prestados à sociedade que está em constante transformação. A elaboração de um Projeto Político Pedagógico torna-se de extrema importância para a instituição escolar, considerando-se que deve envolver toda a comunidade escolar – interna e externa. Nesse sentido, entende-se que o projeto faz parte de uma construção coletiva na de busca consolidar os ideais de uma escola democrática, inclusiva e comprometida com o processo de ensino-aprendizagem.

A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), no artigo 15, concedeu a escola progressiva graus de autonomia pedagógica e de gestão financeira. Ter autonomia significa construir um espaço de liberdade e de responsabilidade para elaborar seu próprio plano de trabalho, definindo seus rumos e planejando suas atividades de modo a responder as demandas da sociedade, ou seja, atendendo ao que a sociedade espera dela. A autonomia permite à escola a construção de sua identidade e a equipe escolar uma atuação que a torne sujeito histórico de sua própria pratica.

Pensar no processo de construção de um P.P.P requer uma reflexão inicial sobre seu significado e importância, um projeto voltado para construir e assegurar a gestão democrática se caracteriza por sua elaboração coletiva e não um agrupamento de projetos individuais, ou em um plano apenas construído dentro de normas técnicas para ser apresentado as autoridades superiores.

Segundo Libâneo (2004), é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvidos na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.

Torna-se importante ressaltar, que para André (2001) e Veiga (1998), o Projeto Pedagógico tem duas dimensões: a política e a pedagógica.

"É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade" e “é pedagógico porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo."

Como podemos ver é importante que a escola não tenha o projeto apenas como forma de mais um documento que ficara engavetado e que se abstém no presente. O projeto não pode ser algo construído para logo em seguida ser arquivado ou encaminhado às autoridades competentes. Ele precisa ser construído e vivenciado por todos em todos os momentos do processo educacional; como é um processo coletivo, visa o comprometimento da intencionalidade de se construir um cidadão participativo, crítico e criativo.

O texto abaixo complementa muito bem o que foi dito aqui da importância da elaboração do projeto político pedagógico:

"o projeto pedagógico não e uma peça burocrática e sim um instrumento de gestão e de compromisso político e pedagógico coletivo. Não e feito para ser mandado para alguém ou algum setor, mas sim para ser usado como referencia para as lutas da escola. È um resumo das condições e funcionamentos da escola e ao mesmo tempo um diagnostico seguido de compromissos aceitos e firmados pela escola consigo mesma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com