TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagógico - Escola de Educação Infantil

Por:   •  25/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 3

HISTÓRICO DO CENTRO MUNICIPAL EDUCAÇÃO INFANTIL DONA MAFALDA

Após a promulgação da Lei de Diretrizes da Educação Nacional(LDB/9394/96), as creches e pré-escolas , até então, vinculadas à Assistência Social, passam, de forma incisiva,  a pertencerem às  instituições de educação.

Dessa forma, no ano de 1997, quando é criada a Escola CAIC Antonio Pace, a Prefeitura Municipal de Aquidauana,  regulamenta e garante padrões básica de qualidade à Educação Infantil Municipal, vinculando esse nível de ensino  à Educação Municipal.

Assim, as Instituições  de  creches e pré-escolas passam a funcionar como  extensões da Escola polo CAIC Antonio Pace.

No ano de 2001, o Núcleo Municipal de Educação Infantil Andréa Pace de Oliveira é emancipado e tem a nomenclatura alterada para Centro Municipal de Educação Infantil, tornando-se polo das demais Unidades  de Educação Infantil, existentes.

 Através da Lei Ordinária número 178/2010, de 5 de novembro de 2010, o Governo Municipal de Aquidauana, promoveu a emancipação dos Núcleos Municipais de Educação Infantil e, dentre esses, criou-se, então, o Centro Municipal de Educação Infantil Dona Mafalda.

A denominação “Dona Mafalda”, existe desde o período em que a Instituição pertencia à Assistência Social e deu-se em homenagem a Mafalda Cunha do Espírito Santo, que viveu no período de 1872 a 1940.

Mafalda foi administradora de fazenda e parteira, enquanto seu marido era tropeiro e viajava pela região pantaneira.

Quando o marido morreu, ela continuou a cuidar da fazenda, ao mesmo tempo em que costurava, plantava, realizava partos e negociava venda de gados.

Salvou muitas crianças, fazendo partos em lugares distantes, às vezes, de difícil acesso. Sempre sozinha, carregava um revolver calibre 44 para a sua proteção e uma botica, onde levava seus medicamentos homeopáticos para medicar as pessoas que atendia.

Dona Mafalda, também, ajudava o Dr. Estácio Muniz, médico na cidade de Aquidauana, a realizar partos e, nessa função, teve a oportunidade de trazer para o mundo,  muitos aquidauanenses.

Ao construir e dar o nome de Dona Mafalda à Creche, o ex-prefeito Tico Ribeiro, quis homenagear a grande  e corajosa mulher que trabalhou em prol da saúde e colaborou  para  trazer á vida ,  inúmeras crianças  na região do Pantanal Aquidauanense.

Ao longo do tempo, desde a existência da Unidade, seja como Instituição vinculada a Assistência Social ou extensão de uma outra Unidade,  ligada  à área da Educação, vários profissionais assumiram a Direção para coordenar o trabalho local.

Atualmente, o Centro Municipal de Educação Infantil Dona Mafalda atende 150(cento e cinquenta) crianças de zero a cinco anos de idade, possui um quadro técnico, docente e administrativo formado por 35 (trinta e cinco) profissionais,  tendo como Diretora a Professora Eliane Cathcart Ferreira e Coordenadora Zeliane Rezende Sendoval.

Aquidauana este ano traz para apreciação do público no desfile da cidade o tema “Aquidauana 123 anos de belezas naturais e biodiversidades pantaneiras”, e o CMEI Dona Mafalda traz como tema a fauna sul-mato-grossense.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com