TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A INSTITUIÇÃO ESCOLA

Por:   •  21/5/2017  •  Artigo  •  6.719 Palavras (27 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 27

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A INSTITUIÇÃO ESCOLA

Isabel Alves*

RESUMO

O presente estudo está fundamentado no que diz respeito à importância do Projeto Político-Pedagógico para a escola e sua comunidade escolar, ou seja, o seu entorno. Ressalta o quanto é indispensável que se realizem as trocas, relações de integração e parcerias. O comprometimento de todos os envolvidos na elaboração de um Projeto Político-Pedagógico que busque atender as necessidades, prioridades, anseios, disponibilidades do público alvo. Cada participante no processo de diagnóstico da realidade e de construção do Projeto Político-Pedagógico tem de engajar de forma consciente entendendo a sua importância para que o processo tenha êxito. Não estamos mais estagnados. Nos demos conta de que este alunado está em constante mudança e temos que acompanhá-los nesta busca ousada e de superação. Reflexões devem ser encaminhadas e partilhadas entre todos os segmentos escolares. Assim, teremos uma prática possível e organizada, após muitos conflitos e divergências, os quais são produtores de conhecimento e atitudes. Uma compreensão crítico-reflexiva se faz necessária no percorrer desta caminhada. Articulações devem ser possibilitadas. O desafio diante do desconhecido poderá nos acarretar grandes descobertas e interações jamais sonhadas. O desafio de educar se estabelece entre as tomadas de decisões complexas e repletas de conflitos. Somos educadores engajados às comunidades escolares, buscando um novo aprender diante da atualidade.

Palavras-chave: Educação. Projeto Político-Pedagógico. Parceria e Participação. Reflexões.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como proposta uma explanação da importância da elaboração e do comprometimento diante de um Projeto Político-Pedagógico que atenda às necessidades e anseios de toda comunidade escolar, sem excluir nem discriminar. Nesta perspectiva o Projeto Político-Pedagógico servirá como um importante instrumento para a escola e a construção do processo de ensino e aprendizagem na educação da atualidade.

Contribuirá como um agente nas mudanças tão sonhadas, só assim, se tornará possível ter a educação que tanto almejamos e pregamos.

Acreditamos que o Projeto Político-Pedagógico é a maior arma que uma comunidade escolar pode ter para tornar-se cidadã e participativa de fato. Assim sendo, trabalharemos a partir minha experiência de professora e gestora de escola nos últimos vinte anos. Trabalhando na mesma escola municipal durante todos esses anos, acompanhamos cada mudança, seja da sua estrutura física ou da parte pedagógica, diante dos vários secretários de educação e prefeitos que atuaram no decorrer dos mesmos.


O tema foi escolhido em função da necessidade da reformulação do Projeto Político-Pedagógico da escola e de todas as possibilidades que se encaminham enquanto reestruturação do município na questão do incentivo ao docente em aprimorar-se. Também a oportunidade que a Escola de Gestores nos proporcionou embasando nosso estudo e nos amparando para a realização de um Projeto Político-Pedagógico que vislumbre as necessidades de nossa comunidade escolar.

Sempre buscamos trabalhar em consonância com a comunidade escolar, buscando todos os segmentos à participação efetiva em atividades decisórias ou festivas. Porém, percebemos que nos últimos anos não está havendo a colaboração tão primordial, principalmente dos pais, nas atividades. Questionamos nos enquanto grupo de trabalho e evidenciamos “empecilhos” para a participação dos mesmos. E dentro destes, salientamos possibilidades de resgate desses pais. Atitude esta que não está sendo fácil, pois a sociedade está em evidente mudança e a escola precisa acompanhá-la modernizando-se e criando estratégias de consolidação da aprendizagem.

1. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES

O Projeto Político-Pedagógico se faz necessário para a institucionalização de uma proposta de trabalho diante da comunidade escolar. Com este rumo poderemos enquanto grupo social nos fazer presentes nesta sociedade e encaminharmos decisões e sugestões para nossas vidas.

A seguir evidenciaremos algumas aproximações sobre o tema em questão e suas funcionalidades no meio em que vivemos e transformamos com nosso conhecimento, desenvolvendo questionamentos significativos.

1.1 O Projeto Político-Pedagógico e o ordenamento legal da Educação Brasileira

A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 em seu artigo 14 apresenta as seguintes determinações:

Art. 14 – Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

Portanto, estamos amparados pela lei maior para construção do Projeto Político-Pedagógico e para as participações dos segmentos escolares. Teremos responsabilidades que deverão ser partilhadas entre todos. A Lei nos garante a construção e nós, segmentos escolares, devemos garanti-la e aplicá-la em nossos estabelecimentos de ensino.

Para planejarmos se faz necessário diagnosticar uma situação e tomar decisões em função de um determinado fim. O planejamento é um processo permanente que implica ainda em uma avaliação constante de seu desenvolvimento.

A construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico acontece com a interação entre os segmentos escolares. Esta busca deve estar embasada em concepções teóricas, filosóficas e políticas bem claras e objetivas, visando que nesta construção aconteça o querer coletivo e se atinja as possibilidades levantadas. Indica o caminho aonde se quer chegar.

Para se realizar um Projeto Político-Pedagógico deve haver ousadia em seus elementos de discussão. Devem ser retratados os sonhos da comunidade em relação à escola, ou seja, definir a educação de todos. A gestão democrática nos favorece esta autonomia e deve estar em consonância com o Regimento Escolar. São muitas as ações deliberadas até chegar a redação parcial do mesmo, pois estará em constante mudança. Os questionamentos devem incentivar cada segmento escolar de forma que instigue a construir indagações pessoais que capacitem e possibilitem a transformação do todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)   pdf (241.3 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com