TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O PROLONGAMENTO DA VIDA - Wendel Jason

Por:   •  1/6/2018  •  Artigo  •  3.560 Palavras (15 Páginas)  •  1.854 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Bacharelado em Educação Física

Wendel Geyson Linhares de Sousa

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O PROLONGAMENTO DA VIDA

Brasília

2018

[pic 2]

Bacharelado em Educação Física

Wendel Geyson Linhares de Sousa

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O PROLONGAMENTO DA VIDA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade FAP, como registro parcial para obtenção de título de Bacharelado em Educação Física.

Orientador: Prof. José Roberto Nunes.

Brasília

2018

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O PROLONGAMENTO DA VIDA

[1]Wendel Geyson Linhares de Sousa

Resumo

Este estudo teve o objetivo de analisar a importância que a atividade física contribui para uma boa qualidade de vida e propor estratégias para um envelhecimento mais independente e ativo. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Matsudo, Matsudo e Neto (2001), Nascimento e Barros (2008), Carvalho e Coutinho (2002), Monteiro et. al (1999) e Stella et al. (2002). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória que consiste em explorar um problema para fornecer informações para uma investigação mais precisa,utilizando-se coleta de dados. O levantamento destes dados foi de fontes bibliográficas realizadas entre novembro de 2017 e fevereiro de 2018, obedecendo aos critérios de seleção bibliográfica. Ao todo, foram estudados 21 artigos e selecionados 13. Concluiu-se que a grande relevância na prática de atividade física resultou na permanência efetiva do funcionamento do corpo, garantindo assim o bem-estar e a qualidade de vida do indivíduo, contribuindo para o envelhecimento próspero e retardando os efeitos mais rigorosos dessa etapa da vida.

Palavras-chave: envelhecimento; exercício físico; qualidade de vida: saúde.

Abstract

This study aimed to analyze the importance that physical activity contributes to a good quality of life and propose strategies for a more independent and active aging. Among the authors researched for the conceptual constitution of this work were Matsudo, Matsudo and Neto (2001), Nascimento and Barros (2008), Carvalho and Coutinho (2002), Monteiro et. al (1999) and Stella et al. (2002). The methodology used was the exploratory research that consists in exploring a problem to provide information for a more precise investigation, using data collection. The data were collected from November 2017 to February 2018, according to bibliographic selection criteria. In all, 21 articles were studied and selected 13. It was concluded that the great relevance in the practice of physical activity resulted in the effective permanence of the functioning of the body, thus ensuring the well-being and quality of life of the individual, contributing to aging prosperous and slowing down the most rigorous effects of this stage of life.

Keywords: aging; physical exercise; quality of life: health.


1Introdução

O envelhecimento é marcado por variações degenerativas, muitas vezes irreversíveis por causa do tempo. A busca por melhorias tem sido um fator recorrente na sociedade, seja por saúde, estética ou mental e essa procura vem crescendo a cada dia. Nesse contexto, o exercício físico pode contribuir para uma melhor qualidade de vida, dando subsídios para progressão da saúde do indivíduo. Dessa forma, os profissionais de Educação Física não devem medir esforços no auxílio ao condicionamento físico e bem-estar dos praticantes.

A relação entre atividade física e qualidade de vida vem apresentando ascensão em debates, avaliações e seminários, o que garante a relevância do assunto para a população. Conforme afirma Matsudo, Matsudo, Neto (2001) “os exercícios físicos são fatores decisivos no sucesso do envelhecimento”.  

O presente estudo delimita-se a expor os benefícios que a atividade física acarreta na vida das pessoas, auxiliando no processo de envelhecimento de maneira saudável e serena. Exibe as vantagens em assumir um padrão de vida ativa com a prática de exercícios físicos para evitar doenças e promover longevidade com qualidade.

O objetivo geral é mostrar a importância que a atividade física contribui para uma boa qualidade de vida e propor estratégias para um envelhecimento mais independente e ativo.

Esta pesquisa justifica-se pela análise observada durante as aulas de estágio na academia, onde muitos idosos expressaram melhora em seu quadro físico, mental e socialapós iniciarem a prática de exercícios físicos. Notou-se que essa mudança de estilo de vida deu-se em virtudedas inúmeras atividades desenvolvidas dentro e fora da academia. Isso aumentou o interesse em elaborar um estudo que mostrasse a importância dessa prática para a vida e seu prolongamento com qualidade, a fim de que possa disseminar essa ideia para toda a população, principalmente aos profissionais de saúde que lidam diariamente com esse grupo.

A metodologia deste trabalho é a pesquisa bibliográfica, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico em artigos científicos, livros renomados e sites acadêmicos. A pesquisa começou pela busca de informações pelo tema proposto nas referências descritas neste trabalho e, posteriormente, no levantamento de dados oportunos destas referências para a devida descrição e desenvolvimento. E assim, resultou neste artigo científico.

2 Desenvolvimento

        Atualmente, é notório o crescimento da busca de indivíduos por desenvolver algum exercício físico, provavelmente oriundo das vantagens que ela proporciona. A atividade física é fator imprescindível para uma boa qualidade de vida, por gerar benefícios físicos, sociais, mentais e psicológicos para quem exerce tal prática.

        Monteiro et. al (1999) traz alguns desses benefícios como: melhora da composição corporal, diminuição de dores articulares, aumento da densidade mineral óssea, melhora da utilização de glicose e do perfil lipídico, aumento da capacidade aeróbia, melhora de força flexibilidade e diminuição da resistência vascular, sendo esta um fator que acrescenta para o controle da pressão arterial.

        Tini (2007) integra essa ideia afirmando que "a manutenção de uma atividade física regular, ao longo da vida, pode colaborar para a manutenção ideal do peso, para menores índices de percentual de gordura e IMC, além de contribuir para a minimização das perdas de massa muscular". Assim, pode-se averiguar que os aspectos da obesidade poderiam ser reduzidos, além da alimentação balanceada, pela prática de exercícios físicos adequados e cooperativos que acarretasse na redução do ganho de peso e correção das taxas lipídicas do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (229.7 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com