TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Sobre o Filme Vida de Inseto

Por:   •  16/5/2021  •  Seminário  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  2.030 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade sobre o filme Vida de Inseto

Sistema de Autoridade

Conceito: Autoridade é o direito para fazer alguma coisa, ela pode ser o direito de tomar decisões, de dar ordens e requerer obediência, é o direito de desempenhar uma tarefa que lhe foi designada.

A Autoridade pode ser formal e informal. A autoridade formal representa a delegada pelo superior Hierárquico imediato e a autoridade informal é uma espécie de autoridade adquirida que é desenvolvida por meio das relações informais entre as pessoas da empresa.

Exemplo: Quando os gafanhotos retornam pela segunda vez à ilha das formigas, o seu líder ordena que todos os gafanhotos vão atrás das formigas.

Sistema de Comunicação

Conceito: É a rede por meio do qual fluem as informações que permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz.

Exemplo: Quando os gafanhotos são avistados pelas formigas observadoras, elas emitem um som por meio de uma casca de caramujo para avisar as demais formigas sobre a sua chegada.

Sistema de Decisões

Conceito: identificar o problema; Analisar o problema com base nas informações capturadas sobre o problema, sendo necessário discutir como um sistema; Estabelecer saídas e alternativas; Analisar e comparar as soluções que foram expostas, verificar as vantagens e desvantagens de cada saída, medir e avaliar eficiência do projeto em análise; Selecionar as saídas mais adequadas para a empresa; inserir a saídas selecionadas e desejadas, incluindo a capacitação da mão de obra envolvida, treinamento e motivação; Avaliar as saídas desejadas por meio de critérios aceitos da organização.

Exemplo: Enquanto as formigas carregavam a comida por meio de uma fila indiana, houve um imprevisto, no qual uma folha caiu no caminho delas. Por meio de desespero, as formigas não sabiam o que fazer, e uma outra formiga (Sr. Solo) logo veio, identificou o problema e propôs a solução.

Sistema de Responsabilidade (departamentalização,

hierarquia, etc.)

Conceito: A dose de responsabilidade pela qual o subordinado terá de prestar contas determina a quantidade de autoridade delegada. Na responsabilidade a obrigação do indivíduo a quem ela foi atribuída, ou seja, a responsabilidade não se delega.

Departamentalização: é o mais conhecido entre os funcionários de uma organização, conhecemos no agrupamento homogêneo das atividades desenvolvidas em uma empresa como: departamento humano, departamento financeiro, departamento de produção, departamento de estoque etc.

Hierarquia: é uma forma de organização de diversos elementos de um determinado sistema, em que cada um deles é subordinado do elemento que lhe está imediatamente acima.

Exemplo: Para controlar a colheita, há uma formiga responsável pela contagem de todo o material recolhido, essa informação de controle é repassada para seus superiores.

Delegação

Conceito: É quando você recebe ordem para transferir para seu subordinado a cobrança da tarefa delega sendo a responsabilidade de cumprir e delegar.

Exemplo: Flicker decide voltar com os insetos do circo para salvarem à ilha das formigas dos gafanhotos, assim ele repassa o que deve ser feito no plano por cada um dos insetos.

Centralização

Conceito: Centralização é onde concentra o poder decisório na cúpula da empresa.

Exemplo: Logo após os gafanhotos irem embora do formigueiro, uma reunião é feita com as formigas mais importantes no qual se decide o que fazer com o Flicker.

Descentralização

Conceito: A maioria das decisões com relação ao trabalho executado é tomada pelos que o executam, ou seja, através de sua participação.

Exemplo: Enquanto todas as formigas colhem a comida pela maneira convencional, o Flicker decide utilizar um equipamento criado por ele mesmo para colher.

Liderança

Conceito: Liderar define o processo da influência que se tem sobre as outras pessoas, incentivando-as de modo a trabalharem com entusiasmo por um objetivo comum. Ou seja, é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de seus objetivos.

Exemplo: No momento em que os gafanhotos chegam para pegarem a oferenda colhida pelas formigas, todas elas ficam desesperadas e correm desordenadas. Assim a Rainha mobiliza todas as formigas, citando as tarefas que devem ser feitas em ordem.

Ambiente Externo (oportunidades e ameaças)

Conceito: Ameaças: Esses são fatores externos futuros, tanto tendências

como descontinuidades, podem causar resultados negativos para a estrutura organizacional.

Oportunidades: Esses fatores externos futuros, tanto tendências como descontinuidades, que assim como fatores catalisadores podem causar resultados positivos à organização.

Exemplo: Flicker sai da ilha das formigas e vai em direção à cidade, com intenção de procurar insetos que possam ajudar as formigas.

Globalização

Conceito: É um processo de integração mundial, baseado nos avanços tecnológicos e das telecomunicações.

Exemplo: No final do filme, todas as formigas utilizavam a invenção do Flicker para colher alimento.

Estrutura Formal e Informal

Conceito: Estrutura formal: é a estrutura deliberadamente planejada e formalmente representada em organogramas. Estrutura informal: é identificada com a interação social estabelecidas entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com