TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O PROLONGAMENTO DA VIDA

Por:   •  14/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  4.173 Palavras (17 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

 A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O PROLONGAMENTO DA VIDA .2020. 17 folhas. Projeto de Ensino (Bacharelado em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Capelinha- MG, 2020.

RESUMO

Um dos grandes sonhos da maioria dos humanos é viver uma vida longa, saudável e chegar à terceira idade com independência física e autonomia mental, mas para isso acontecer alguns fatores como sono adequado, alimentação saudável e atividade física regular, precisam fazer parte do cotidiano. A partir deste contexto o presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da atividade Física para o prolongamento e melhor qualidade de vida de todas as pessoas.

É necessário ainda, sensibilizar a população o quanto se faz imprescindível modificar o estilo de vida sedentário, pois a sociedade moderna contribui para que tenhamos uma vida errônea e incorreta, com inatividade e o excesso de alimentação, prejudicando a nossa saúde. Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica com o objetivo de demostrar a importância da Atividade física e os inúmeros benefícios para um prolongamento da vida.

Palavras-chave: Longevidade, Atividade Física, Saúde.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2.        DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        7

3.    FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS        7

4.    JUSTIFICATIVA        8

5.    METODOLOGIA        9

5.1        Método        9

6.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        10

6.1 Prolongamento da vida .....................................................................................10

6.2 Saúde e Qualidade de vida................................................................................13

7.        CRONOGRAMA DA PESQUISA        14

8.        RESULTADOS ESPERADOS        15

9.        REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

Ter uma vida saudável e feliz é sem dúvida o maior desejo de todos nós seres humanos. Afinal de contas uma vida sem saúde não tem o mesmo sentido. O melhor caminho para alcançar os objetivos, de ter energia, ter saúde no futuro é ter uma vida feliz, com energia e ser saudável hoje. Os benefícios produzidos por uma atividade física regular, uma alimentação saudável e bem-estar físico, mental e social são simultaneamente imediatos e a longo prazo. Estamos cada vez mais, caminhando num sentido em que as pessoas percebem que ser saudável é muito mais do que não estar doente.

De acordo com o texto do Ministério da Saúde:– “O que é uma Vida Saudável”: “Ter uma vida saudável é mais do que ter um corpo saudável. Isso inclui diversos aspectos relacionados ao modo como vivemos. Dependem da cultura, da crença e dos valores que compartilhamos com a comunidade em que fomos criados. Essa combinação de aspectos individuais e coletivos, associada a fatores como as reações emocionais, estresse, nervosismo, medo, ou tranquilidade, alegria, entusiasmo, nos mostra o quanto é complexo pensar a saúde e falar de modo de viver saudável”.   

É possível perceber então que a tão almejada “vida saudável” depende de vários fatores, e dentre eles a prática de atividade física regularmente e com a ajuda de profissionais da educação física para acompanhar e orientar nas atividades. Essas atividades bem moderadas podem melhorar a saúde de pessoas que são frágeis ou que têm doenças que acompanham o envelhecimento. Melhorar a força e resistência torna mais fácil até mesmo a execução de atividades do cotidiano, como subir escadas e carregar objetos. Também ajuda a prevenir quedas e acelera a recuperação de lesões. Vale lembrar que é fundamental procurar orientação de um profissional de educação física qualificado, para obter a combinação de exercícios físicos adequada às necessidades e características de cada um, a exemplo de caminhada, corrida, hidroginástica e natação.

Uma alimentação equilibrada é essenciais em termos de melhora na qualidade de vida, a diminuição do consumo de sódio, açúcares e produtos industrializados, assim como de gorduras, além da restrição do consumo de refrigerantes são essenciais para quem busca uma vida com mais saúde e disposição, além do aumento na ingestão hídrica (consumo de pelo menos 2 litros de água por dia), aumento da ingestão de frutas e sucos naturais, sempre priorizando as frutas da estação, aumento do consumo de legumes, verduras, e o consumo adequado de fibras, substituindo as farinhas brancas por farinhas integrais. Juntos esses aspectos caracterizam uma “alimentação saudável”.

O Ministério da Saúde salienta ainda outros fatores relacionados com a saúde e o modo de viver, e conclui: “A saúde depende muito pouco da genética. Evidências mostram que ela está muito mais relacionada ao modo de viver das pessoas. O sedentarismo, a alimentação não adequada, o consumo de álcool, tabaco e outras drogas, a correria da vida cotidiana, a competitividade, o isolamento do homem nas cidades são condicionantes diretamente relacionados à produção das doenças modernas”.

Assim sendo, percebemos que são diversos os fatores que caracterizam uma vida saudável, sendo necessário destacar que dentre eles, a prática de atividades físicas, é um determinante na busca de uma vida longínqua, devendo ser conciliada com outros hábitos saudáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (204.1 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com