TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA NATAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Por:   •  19/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 9

                                          [pic 1]

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

                ALEX CARVALHO SANTOS

        

        

A IMPORTÂNCIA DA NATAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

[pic 2]

                           

PARIPIRANGA/2015-1

  1. INTRODUÇÃO

        O objetivo principal desse trabalho é discutir sobre a respeito da importância da natação na vida das crianças, e como ela pode auxiliar no desenvolvimento delas, mas também discorrer no que se refere à relevância social que a Educação Física promove, pois, o profissional dessa área não somente é responsável pela formação intelectual do indivíduo na sala de aula, mas também, pela transformação social por intermédio da sua prática ele proporciona aos indivíduos a oportunidade de observarem como a Educação Física proporciona ao ser humano um bem estar, uma melhor qualidade de vida e diversos benefícios que não se restringem exclusivamente ao aspecto físico, porém, o intelectual, o psicológico, de aprendizagem, o emocional, enfim são inúmeros benefícios por isso “é inegável a sua contribuição ao desenvolvimento global do ser humano” (Tani, Go [et al], 2011, p. 13)

        A natação é uma das modalidades esportivas que proporciona diversos benefícios ao ser humano, é relevante destacar que essas contribuições benéficas não se restringem exclusivamente ao aspecto físico, mas, também a outros aspectos, como por exemplo, o emocional, o intelectual, o psicológico, etc. É necessário destacar a abrangência da Educação Física, pois, muitas pessoas imaginam, erroneamente, que ela ajuda a melhorar apenas a estética corporal das pessoas. Portanto, o objetivo principal desse trabalho é abordar a respeito de como a natação pode colaborar para o desenvolvimento das crianças porque essa atividade física é indicada para todas as pessoas independemente de idade, sexo, pois, melhorar a qualidade e o estilo de vida dos indivíduos praticantes, pois, de acordo com Saad (2008), “a missão prioritária da educação física é promover a qualidade de vida por intermédio dos exercícios físicos”.

Palavras chaves: Natação; Desenvolvimento; Educação Física; Bem Estar; Transformação.

 

Caso:

De acordo com LDB com a Lei 9.394/96 afirma que a Educação Física é obrigatória na educação básica. Diante disso, é perceptivo as mazelas educacionais referentes a esta disciplina que em uma visão social não é valorizada como tão quantos as outras disciplinas que em uma visão social não é valorizada como tão quantos as outras disciplinas exatas.

        Na escola Estadual Cesar Borges, encontra-se um profissional de Educação Física sem formação na área para supri a necessidade deste profissional, pois para a gestora o importante é que seus alunos não fiquem sem ter a aula de Educação Física e lembrando que para esta gestora o importante são as aulas dentro da dimensão procedimental. Dando início ao ano letivo de 2015 todos os docentes deverão entregar na semana pedagógica o seu plano de ensino, porém como o professor não tem conhecimento da disciplina a gestora disse que iria apenas nessa primeira unidade trabalhar o conteúdo de natação no ensino médio.

        Expecionalmente este ano a escola inicia um projeto de inclusão, entraram alguns alunos com necessidades especiais. Da educação infantil ao médio, neste projeto a inclusão será desde a sala de aula até as aulas de Educação Física.

        Durante os encontros na semana pedagógica, a diretora dialogou como professor de Educação Física:

Diretora - professor Marcos, daqui a dois meses acontecera uma competição de natação estadual na qual os alunos do ensino médio irão participar e durante suas aulas necessitará selecionar os melhores para competição.

Marcos- Gestora como irei fazer esta seleção?

Diretora- Suas aulas serão apenas práticas e claro dentro do método tradicional, ou seja um método voltado para o rendimento da aptidão física. Sua seleção vai ser feita dentro das quatro modalidades, peito, costa, borboleta, crawl.

Marcos- Como não tenho conhecimento na área, irei fazer uma busca epistemológica e como também todo acesso aos meios de comunicação estar apto a preparar os alunos para competição.

Diretora- Muito bem professor, pois nosso objetivo é ser destaque estadual de natação.

        Portanto, lembrando que o instrumento de trabalho do profissional de Educação Física é a cultura Corporal do Movimento, em pleno século XXI ainda encontra-se em construção e temos muitos desafios pela frente.

        

  1. APRESENTAÇÃO DO CASO

O caso, inicialmente, aborda que a disciplina Educação Física, de conformidade com a LDB (Lei de Diretrizes e Base) ,deve obrigatoriamente constar nos componentes curriculares das instituições de ensino, sejam elas públicas ou particulares, portanto, essa matéria tem embasamento legal para estar inserida na educação básica como qualquer outra disciplina, como por exemplo, português, matemática, ciência, inglês, história, geografia, biologia, química, etc. Porém, apesar disso, o texto também informa um grande dilema pelo qual essa disciplina enfrenta atualmente: a desvalorização dela numa perspectiva social, destacando que esse problema vem ocorrendo no decorrer dos anos e continua persistindo.

        Muitos alunos consideram a Educação Física como uma disciplina inferior as demais é por essa razão que muitos deles não dão à devida importância que ela tem para a sua formação intelectual, julgando erroneamente que é uma matéria fácil demais porque as aulas envolvem também práticas de esportes e por esse motivo eles esquecem que o professor precisar explanar o conteúdo programático em sala de aula e que eles precisam estudá-lo, e por causa dessas razões citadas anteriormente é que eles imaginam que nunca serão reprovados nela, pois somente as outras matérias reprovam e com elas que eles têm que se preocupar em estudar durante o ano letivo e não com Educação Física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com