TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças Entre Lutas E Artes Maciais

Artigo: Diferenças Entre Lutas E Artes Maciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  3.701 Visualizações

Página 1 de 4

Existe uma necessidade de diferenciação entre o que é luta e o que é briga.

Ao nos referirmos ás lutas, tratamos de uma prática da gestualidade que tem como objetivo o desequilíbrio, a contusão, a mobilização e a retirada do adversário de um determinado espaço, que possui regras claras, são institucionais e utilizadas para defesa.

Algumas pessoas tem um certo preconceito quando se fala em lutas na escola, pois anseia–se que o exercício de lutas suscite comportamentos agressivos entre os alunos.por essa razão são poucas escolas que, atualmente, tem previsto no currículo a prática das diversas modalidades de lutas.vamos falar mais de lutas,as lutas apresentam, em suas origens,características atribuídas à sobrevivência, ao exercício físico, ao treinamento militar, à defesa e ao ataque pessoal, além das implicações das tradições culturais, religiosas e filosóficas.

As lutas são originárias de países como Índia, China, Japão e Coréia. Em sua formação, tinham um caráter voltado tanto para a defesa da nação, quanto para a do próprio praticante. Com o passar dos anos, principalmente após o contato dessas lutas com o Ocidente, surgiram alguns mestres que perceberam nelas potenciais possibilidades educativas, como autodomínio, superação de limites, aumento de concentração, exercício físico e atividades de lazer, situações que vão muito além dos preceitos formados em sua origem.

Alguns aspectos podem ser utilizados para diferenciar luta e artes marciais. As artes marciais são práticas corporais de ataque e defesa, podendo ser também caracterizadas como lutas. A principal diferença entre as duas é que os praticantes de artes marciais, principalmente as de origem oriental, consideram que os conteúdos da cultura de origem da atividade teriam uma orientação filosófica que determinaria a sua diferença com as lutas.

Atualmente, percebemos que em boa parte dos filmes a que assistimos sobre lutas de origem oriental é preservada a imagem do mestre, o qual, por sua vez, possui uma postura de educador, e ensina aos seus “discípulos” vários preceitos que vão além da própria prática da luta, ou seja, lições que serviriam para a vida.

Atualmente o conteúdo de lutas está inserido na Educação Física Escolar, por temas denominados (blocos de conteúdo) dessa maneira as lutas estão incorporadas no bloco de conteúdo das culturas corporais,em que encontram-se juntamente com os esportes,jogos,dança e ginástica(ginástica rítmica e ginástica artística).Cultura corporal (cultura)—cultura é o conjunto de características humanas inatas,que são criadas e preservadas, ou mesmo se aprimoram por meio da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade.A cultura corporal se refere ao plano existencial do gesto humano, cada movimento feito é único e não pode ser repetido.isso porque o homem também é único e temporal, não podendo repetir as duas ações exatamente iguais.

Por outro lado a cultura corporal é também caracterizada por motricidade, que se entende a intencionalidade, sentido e significado que o movimento tem nas mais diversas formas de expressão da cultura corporal.o drible no basquetebol ou no futebol não é “movimento”, mas motricidade, pois segue um objetivo,uma maneira, um sentido e um significado.Essa motricidade pode traduzir-se de diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com