TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFUÊNCIA DO SNORKEL NA AQUISIÇÃO DA HABILIDADE DE NADAR CONTINUAMENTE

Por:   •  16/9/2021  •  Monografia  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 9
  1. Introdução

A pratica da natação é um dos esportes mais procurados, principalmente na idade infantil. É um dos esportes mais populares no mundo, a procura por este esporte vem crescendo cada vez mais, e visando assim a melhora para a aprendizagem. Uma das dificuldades de aprender a nadar vem tanto da adaptação ao meio liquido até a técnica e respiração, a natação assim aprendida desenvolve vários fatores positivos a criança.

Segundo Canossa (2007) Os benefícios da natação podem ser mencionados: aprimoramento da coordenação motora e das noções de espaço e tempo, preparo psicológico e neurológico, melhoria da qualidade do sono, do apetite e da memória. Sendo assim o desenvolvimento motor aquático da criança é estimulado e fortalecendo o seu desempenho na natação.

Uma das maiores dificuldades em se nadar é o fato da respiração, a  respiração lateral ou ate  mesmo a frontal que dificulta muito o aluno na sua aprendizagem e melhora da tecnica de braçada e pernada.

De acordo com Damasceno (2012), o que se diz respeito à absorção de oxigênio e à expulsão de gás carbônico, a natação exige um grande esforço da respiração. No entanto, com a prática regular dessa atividade, após o exercício, o défcit de oxigênio dá lugar, durante vários minutos a um débito de oxigênio, em função de uma absorção maior e mais elevada do oxigênio do que se verifca em situação de repouso. Desse modo, o débito de oxigênio é sempre quantitativamente superior ao seu défcit.

Portanto aprendizagem do nado crawl tem suas dificuldades e por si só  as aulas de nataçao vem sendo utilizados materias que facilitam a aprendizagem tanto do nadar como do respirar, assim como a utilização do tubo  snorkel que é pouco limitado na investigaçao dos estudos, então neste trabalho ser visto como material facilitador o tubo snorkel no nado continuo o Crawl, com crianças que iniciaram na natação.

  1. Objetivo: Avaliar o nado crawl continuo com e sem snorkel.
  1. Problema

Para a aprendizagem do nado crawl é muito comum ter dificuldades para o desenvolvimento do nado, mais ainda sendo iniciante na natação, a respiração é um dos postos que mais prejudica o  aluno, fanzendo com que ele não faça a imersão do rosto na água. Sendo assim, formula-se a seguinte questão problema: Qual a influência do snorkel na aquisição do nadar continuamente?

  1. Justificativa

A importâcia deste trabalho é analizar a aquisição da habilidade do nadar contínuo, com e sem snorkel, permitindo ao aprendiz aumentar sua frequência e tempo de prática em habilidades específicas, como as ações dos braços, pernas e respiração, bem como, a sincronização entre estes componentes. A Investigações sobre fatores de aprendizagem que potencializam a aquisição do nadar, tendo sido investigado ao longo do tempo para equipamentos como boias, pranchas e nadadeiras, entretanto, sendo assim são limitados estudos que investiguem o uso do tubo snorkel como um facilitador na melhora do nado com crianças iniciantes.

Desta forma este trabalho justifica que será avaliado o nado continuo (Crawl) sem e com a utilização do snorkel em crianças de 03 a 08 anos de idade iniciantes de natação, para a perspectiva de avaliar o snorkel como um material facilitador.  

  1. Revisão literária
  1. Natação Infantil

A natação em si é um esporte praticado por todas as idades , sendo realizade desde o ventre da mãe. O meio liquido influência na pratica de novas experiências da criança, fazendo com que  o mesmo busque movimentos de iniciativa própria e noções corporais.

Segundo SENRA, 2005 apud OLIVEIRA, 2013

A natação é a múltipla relação, pura e simples, com a água e o próprio corpo. Vários autores afirmam que a natação é o esporte mais completo, que desenvolvem capacidades físicas como flexibilidade, força, resistência. 

Portanto a natação tem seus benefícios eficientes que proporciona benefícios sociais, fisiológicos, terapêuticos e entre outros. Segundo CONOSSA, 2007, os exercícios respiratorios e cardiacos estimulam o metablismo geral do organismo, fazendo com que haja o aumento da frequência respiratória ao início do exercício, aumentando o fluxo sanguinio dos  musculos ativos, elevando a pressão arterial, assim estimula o metabolismo geral do organismo.

  1. Materiais facilitadores

De acordo com Moreno e Sanmartín (1998) a utilização dos materiais auxiliares melhora no desenvolvimento físico e perceptivo-motor dos alunos. Depois, também permite diversificar as vivências e as experiências no meio aquático. Portanto, permite adquirir importantes habilidades motoras e experiências no meio aquático.  Em síntese, a aquisição da prontidão aquática decorre da interação entre o aluno, a tarefa a realizar e o envolvimento (Langendorfer e Bruya, 1995). A utilização de diferentes tipos de materiais auxiliares consubstancia uma forma de alterar o contexto onde a tarefa é executada, diversificando as experiências vividas no meio aquático.

O tudo snorkel é pouco visto nas aulas de natação, principalmente nas de natação infantil, a poucas pesquisas que se referem ao snorkel, mas considera se que o snorkel é um grande facilitador para a melhora do nado, pois não á bloqueio de respiração e sim facilita com que o individuo tenho um melhor desempenho  do nado.

Sendo assim, o tubo de respiração (snorkel), é uns dos materiais que auxiliam na respiração, o aluno tem a possibilidade de ventilar livremente, não tendo necessidade de sincronizar a respiração com a ação dos segmentos propulsivos. Também não necessita de vencer a maior densidade da água, em comparação com a do ar, durante a expiração. Consequentemente, a expiração não necessita de ser ativa e voluntária, podendo ser executada reflexa e passivamente.  (Abrantes, 1982; Novák, 1983).

  1. Nado continuo

  1. Frequências de Braçadas

Uma das habilidades em que a padronização espaço-temporal dos movimentos caracteriza de forma evidente o nível de habilidade é o nadar. O deslocamento eficaz e eficiente do corpo na água exige uma ação coordenada de braços, pernas, tronco e cabeça, favorável à sua propulsão. Nesse sentido, a sincronização temporal dos movimentos desses vários componentes é crucial para a ação. A aquisição da habilidade nadar pode ser descrita como um processo cíclico e dinâmico de estabilidade-instabilidade-estabilidade, direcionado a um maior grau de complexidade. (Basso, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com