TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NO SEDENTARISMO EM CRIANÇAS DE 12 A 13 ANOS

Por:   •  8/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.447 Palavras (26 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

DIEGO DOS SANTOS

FILIPE CONDE DE SOUSA

A INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NO SEDENTARISMO EM CRIANÇAS DE 12 A 13 ANOS

Mogi das Cruzes

2017


INTRODUÇÃO

Desde o século passado, a tecnologia vem sendo introduzida na nossa sociedade de forma exorbitante e exagerada, tais avanços apresentam grande influência no comportamento do ser humano dos dias atuais. Aparelhos eletrônicos, internet, computadores, videogames, entre outros gadgets, são cada vez mais presentes no cotidiano da criança e ocupam cada vez mais seu tempo livre.

Frente a esse cenário, podemos observar que a tecnologia agiu como ferramenta essencial para o desenvolvimento mundial, trazendo diversos benefícios e avanços que outrora eram inimagináveis, contudo, o uso exagerado dela trouxe também aspectos negativos, principalmente ligados à saúde. A tecnologia foi criada para facilitar a vida das pessoas, de fato, ela auxilia de diversas maneiras no cotidiano, economizando tempo e sendo uma ferramenta importante nas ações do dia a dia. Em contrapartida, pode agravar o avanço do sedentarismo, tornando as pessoas ainda mais inativas e propensas às doenças (GUALANO; TINUCCI, 2011). O uso indiscriminado da tecnologia pode impedir o desenvolvimento e amadurecimento afetivo, físico, cognitivo e social das crianças (PAIVA; COSTA, 2015).

O estilo de vida da atual geração tem ocasionado uma mudança significativa na saúde e no desenvolvimento físico, psíquico e motor das crianças e dos jovens. As crianças tinham práticas mais saudáveis ao brincar de pega-pega, esconde-esconde, jogar futebol, e hoje elas estão imersas no mundo virtual e tecnológico (GARMES e MOURA, 2004). Tal fato é o enfoque de nossa pesquisa: investigar a tecnologia como forte colaboradora da diminuição na taxa de atividade física (AF) na vida da criança.

A investigação quanto à influência que a tecnologia pode promover na vida de escolares tem sido recorrente, como demonstram os trabalhos de Paiva e Costa (2015), Gulano; Tinucci (2011), Silva (2007) entre outros, visto que, cada vez mais, tem-se comprovado que a falta de AF é um dos fatores para o aumento da obesidade infantil, e que esta falta de atividade pode relacionar-se ao uso e consumo abusivo de tecnologia.

A AF é conceituada como: a totalidade de movimentos executados no contexto do esporte, da aptidão física, da recreação, da brincadeira, do jogo e do exercício. Num sentido mais restrito é todo movimento corporal, produzido por músculos esqueléticos que provoca um gasto de energia. (BARBANTI, 2003). Partindo desse princípio, podemos então correlacionar o uso dos aparelhos eletrônicos, de maneira geral, a um esforço mínimo realizado pela criança, não atingindo um gasto energético considerável para AF.

Sabemos que uma das consequências do uso exagerado da tecnologia é o aumento da taxa de sedentarismo. Para Sousa (2006), Carvalho et al. (1996) e Mattos et al. (2007) o sedentarismo é definido como a diminuição da atividade física habitual, onde os progressos tecnológicos e culturais ganharam espaços, e o ser humano passou a gastar menos calorias por semana, em esforço físico, para realizar as atividades diárias tais como: limpar casa, caminhar até o trabalho, subir escadas, entre outros.

A obesidade tem sido caracterizada pelo aumento do tecido adiposo e do peso corporal (GIUGLIANO ; CARNEIRO ; 2004). Baixos níveis de AF podem acarretar o sedentarismo, que, por sua vez, pode ser determinante na causa de doenças crônicas como a obesidade, portanto, uma vez que a obesidade é facilitadora de doenças metabólicas, as crianças que não se movimentam tem maior probabilidade de adquirir diabetes, problemas cardíacos, pressão alta ou colesterol alto. É importante identificá-la, uma vez que os portadores dessa condição apresentam risco aumentado de morbilidade e mortalidade. Na atualidade, a obesidade se coloca de maneira prioritária para intervenção, em nível individual e na comunidade, como um problema de nutrição em saúde pública (WHO, 1998).

A OMS possui um padrão de crescimento para crianças (WHO Child Growth Standards Median), e considera a obesidade infantil quando a criança de até cinco anos ultrapassa dois pontos de desvio desse padrão, e quando a criança de cinco até dezenove anos ultrapassa um desvio de três pontos do padrão. (WHO 2016)

Um dos espaços em que a prática da AF deve ser promovida é a escola. A Educação Física Escolar tem papel fundamental no processo de prevenção do sedentarismo e de promoção da qualidade de vida. Na maioria das vezes, o único lugar que a criança tem a oportunidade de praticar AF é dentro da escola. Percebe-se, então, a importância da escola para a prática de atividades e adoção de hábitos saudáveis na infância. Segundo Rycerz (2013), quando crianças e adolescentes adotam a prática regular de exercícios físicos desde cedo, eles têm mais chances de ter uma vida adulta ativa.

Em crianças e adolescentes, um dos principais fatores que corrobora para o excesso de peso corporal é o comportamento sedentário, com o tempo excessivo gasto em frente à televisão ou ao computador, uso de equipamentos tecnológicos ou mesmo a acessibilidade a utensílios eletrônicos como demonstra o estudo de Pimenta (2001), além de deslocamentos menos ativos, a tendência de sedentarização torna-se aumentada. Vale ressaltar que algumas pesquisas epidemiológicas concluíram que as crianças que assistem à televisão por períodos maiores que duas horas por dia, apresentam maiores chances de sobrepeso e/ou obesidade (SILVA et al., 2007).

Objetivo geral:

Investigar se há relação entre o excesso de uso de tecnologia com a taxa de sedentarismo em escolares de 12 a 13 anos de idade.

Objetivos específicos:

  • Mensurar os níveis de atividade física nas crianças investigadas através do protocolo PAQ-C.
  • Descobrir a frequência de uso de tecnologia pelas crianças estudadas.
  • Correlacionar os dados obtidos para analisar se a incidência de sedentarismo está relacionada com mais frequência nas crianças que fazem um maior uso de tecnologia.

METODOLOGIA

Durante o presente estudo faremos uma pesquisa qualitativa e quantitativa, buscando um resultado mais completo acerca do tema abordado por nós pesquisadores. A pesquisa qualitativa preocupa-se com aspectos da realidade que não podem ser diretamente quantificados, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais. Para Minayo (2001) a pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. E segundo Fonseca (2002) diferentemente da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados e se centram na objetividade. Como as amostras geralmente são grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se constituíssem um retrato real de toda a população alvo da pesquisa. A utilização conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informações do que se poderia conseguir isoladamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (329.1 Kb)   docx (78.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com