TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Pilates

Por:   •  2/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 10

PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS

José Alysson Costa Silva

Prof. Orientador: Thiago de Araújo Jatobá Leite

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso EFL0247/1– Estágio III

16/05/19

RESUMO

O presente trabalho teve por objetivo descrever e analisar as etapas do Estágio III do curso de bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, que consistiu na pesquisa, observação e regência com uma aluna de 62 anos da Academia WF GYM, localizada em São Miguel dos Campos. O tema escolhido teve como área de concentração os Grupos Especiais e as propostas das regências foram fundamentadas em um treino de Pilates voltado para a pessoa idosa, com a finalidade de investigar os benefícios do método Pilates na vida das pessoas idosas e compreender a relação entre a prática do método Pilates e o bem-estar. Dessa forma, foi possível perceber que a prática o método Pilates assume um papel importante na vida ativa do idoso, sobretudo nos domínios biológico, psicológico e social. Assim, o método Pilates pode ser implementado para o bem-estar físico, psíquico e social dos mais velhos, assim como para reduzir o risco de doenças crónicas, tais como: hipertensão, diabetes, osteoporose, obesidade, entre outras patologias.

Palavras-chave: Pilates. Idosos. Qualidade de vida.

1. INTRODUÇÃO

O tema escolhido para o projeto desse estágio foi: “Efeitos da prática do método Pilates em idosos”, cuja área de concentração foi os Grupos Especiais. As regências foram realizadas na Academia WF GYM,  localizada em São Miguel dos Campos, e para tal, acompanhamos uma aluna de 62 anos em seu treino semanal. 

Localizada na rua São Cristóvão, na parte alta da cidade de São Miguel dos Campos, a Academia WF GYM tem uma ampla estrutura física, que é considerada ótima pelos próprios alunos. Também possuim um bom serviço de limpeza interna/externa do ambiente. Além do espaço reservado à musculação, ginástica e pilates, há ainda uma sala de avaliação, uma sala de fisioterapia e banheiros masculino e feminino.

A Academia WF GYM funciona de segunda à sexta, das 06:00 às 21:00, e aos sábado, das 07:00 às 12:00. A academia oferece atividades de musculação, ginástica, pilates e fisioterapia, e possui um total de 250 alunos, distribuídos numa faixa etária que vai dos 15 aos 70 anos. Os alunos que frequentam a WF GYM têm como objetivos pessoais a qualidade de vida e estética, o aumento da massa muscular e a diminuição de gordura corporal. A academia conta com 8 funcionários, distribuídos nos três turnos em que funciona.

Frente ao exposto, comentaremos, primeiramente, sobre as escolhas e decisões acerca da área de concentração, bem como sobre o tema e a justificativa do projeto de estágio, com base na fundamentação teórica do mesmo. A seguir, relataremos as situações vivenciadas na academia. Por fim, descreveremos nossas impressões sobre o estágio, relatando as contribuições do mesmo para a nossa formação profissional, além de uma análise do resultado entre a teoria e a prática.

2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O presente trabalho procura entender melhor os efeitos da prática do método Pilates na vida das pessoas com mais de sessenta anos, pois além de ser a população que mais cresce em todo mundo, têm uma grande experiência a compartilhar e é preciso que todos proporcionem a essa classe uma vida mais saudável. O nosso interesse em escolher como linha de pesquisa os grupos especiais se deu pela percepção de que a maioria dos idosos na sociedade atual sofre, dentre tantos males, de carência afetiva, de desvalorização da sua experiência de vida, bem como sofre pela falta políticas sociais que os estimulem, por exemplo, a realizar atividades físicas. Nossos principais objetivos são investigar os benefícios do método Pilates na vida das pessoas idosas e compreender a relação entre a prática do método Pilates e o bem-estar.

A literatura especializada aponta que a população de idosos tem aumentando significativamente nos últimos anos, o que se deve a diversos fatores, tais como: redução das taxas de mortalidade e natalidade, avanços tecnológicos na área da saúde, melhorias nas condições de saneamento básico, aumento das imunizações e redução das doenças infectocontagiosas, dentre outros. Todos esses fatores estão contribuindo para um progressivo estreitamento da base da pirâmide populacional e um maior alargamento de seu topo (CAUS; FURQUIN JÚNIOR: 2010).

De acordo com Bonardi, Souza e Moraes (2007), a saúde não é definida apenas pela presença de doenças, mas, sim, pelo nível de condição e preservação da capacidade funcional a que o ser humano se apresenta. Isto é, o bem-estar na velhice não significa necessariamente ausência de doenças ou problemas de saúde, mas o resultado do equilíbrio entre as diversas capacidades funcionais do idoso. Portanto, a inatividade nesta fase da vida é um dos fatores que mais compromete a qualidade de vida.

Nesta linha de pensamento, consideramos que o método Pilates pode contribuir para o envelhecimento saudável, e o profissional de Educação Física deve focar sua ação buscando atuar na manutenção, recuperação e promoção da saúde do idoso, bem como buscar uma melhor compreensão das pessoas dessa faixa etária, e compreendê-la, o que significa ter estratégias interessantes que visem à qualidade de vida e a promoção da saúde na terceira idade.

Criado por Joseph Humbertus Pilates, o método Pilates apresenta princípios que ainda hoje são inovadores. Pilates, que residia na Inglaterra, reabilitou vários de seus clientes com limitações físicas, dores crônicas e lesões baseado nos princípios de força, flexibilidade e equilíbrio. Essa prática pode ser uma ferramenta eficaz para o fisioterapeuta na reabilitação, apresentando benefícios variados, quando aplicado de acordo com seus princípios.

Comunello (2011) ressalta que o método de Pilates tem conquistado muitos seguidores no mundo inteiro, como uma forma de promover a prática de exercícios físicos na população de um modo geral. Já os autores Fernandes e Lacio (2011) ratificam que essa técnica está sendo reconhecida pela comunidade da área da saúde como um grande aliado ao bem-estar humano, quando vêm sendo demonstrados os benefícios que seus princípios proporcionam aos aspectos fisiológicos e funcionais dos que o praticam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com