TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância na Escola: Educação Física e Inclusão

Por:   •  18/10/2018  •  Artigo  •  2.636 Palavras (11 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

ARAUJO, Ronis da Silva. LUTAS: A importância na escola: Educação Física e Inclusão. 2018. 12. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Campo Grande, 2018.

RESUMO

O presente projeto busca compreender a temática das lutas, através de uma revisão bibliográfica, pois não e um tema muito utilizado nas escolas. E como conteúdo no currículo escolar era desenvolvido na escola municipal CEL.SEBATIAO LIMA em Campo Grande. Este conteúdo não e muito trabalhado nas escolas e ainda enfrenta barreiras e preconceitos, por parte de pais, alunos e até por professores. Então, a proposta vai além de ensinar esse conteúdo, primeiro é preciso romper barreiras, quebrar paradigmas e inovar o ensino para torna-lo mais acessível a todos. O projeto mostra como essa modalidade pode colaborar para diminuir a agressividade, proporciona autoconhecimento, melhoria do autoconceito, conhecimento de outras culturas e reforço de conceitos.

Palavras-chave: Lutas. Educação Física Escolar. Aprendizagem.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        4

1.2        JUSTIFICATIVA        5

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        5

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        5

1.5        OBJETIVOS        6

2        REVISÃO DE LITERATURA        6

2.1        LUTAS: CONTEXTO HISTORÍCO E CARACTERÍSTICAS        6

2.2        LUTAS E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR        7

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        9

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO – CRONOGRAMA        10

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

6        REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

A aula de Educação Física é um espaço que deve ser motivado com novos conteúdos, a fim de levar os alunos à compreensão do mundo perante os conhecimentos que estão visivelmente expostos a sociedade. Desta forma, o ensino das lutas no contexto da escola se torna fundamental neste momento, onde em que nos deparamos com uma imensa incerteza cultural, política e estrutural.

As lutas podem ser um conteúdo muito adequado para aproximar os limites entre a escola e seus princípios de educação disciplinar, que no momento estão se perdendo. É importante destacar que novos conteúdos geram maior motivação e interesse por parte dos alunos.

Ensinar lutas significa educar-se para educar (Gonçalves, 1994). O processo de ensino e aprendizagem da luta na Educação Física, deve-se pautar em conteúdos e estratégias que favoreçam os conhecimentos. É preciso que eles não fiquem somente no lado de dentro dos muros das escolas, é preciso que sejam provocadas mudanças de atitudes, para que novas atitudes vão surgindo na resolução dos desafios do dia a dia.

O projeto apresenta conceitos, e sobretudo mostra que as lutas reforçam a ideia de que não precisamos utilizá-las para autodefesa ou para constranger os outros, elas têm um eixo comum e querem trazer ao aluno uma reflexão sobre si mesmo.

  1. TEMA DO PROJETO

O tema do projeto segue a linha de pesquisa denominada “Lutas” e abordará sobre “A importância da aplicação das lutas na Educação Física Escolar

A Educação Física em toda a sua conjuntura existencial contém forte ligamento com a cultura corporal de movimento, uma vez que temos como exemplo maior, a presença dos esportes, das danças, dos jogos e das lutas (MARINHO, 2011).

Assim, é dever das lutas na escola, também contribuir no desenvolvimento integral dos alunos, isso sendo através da ampliação das questões cognitivas, afetivas e psicomotoras, (BRASIL, 1998). O conceito de lutas, segundo os documentos, por vez é caracterizado por uma disputa entre dois adversários que estão em lados opostos, os quais se utilizam de técnicas e estratégias, sempre com o objetivo de causar no outro um desequilíbrio, uma imobilização ou uma expulsão de um determinado espaço físico.

  1. justificativa

Os conteúdos da Educação Física muitas vezes não são contemplados de forma abrangente, utilizando apenas as modalidades coletivas para alcançar alguns objetivos. Apresentar de forma clara e objetiva para os alunos esse conteúdo e o objetivo do trabalho.

As lutas são práticas corporais que acontece por meio de disputas, elas acontecem através de técnicas, estratégias de desequilíbrio, impacto, contusão, imobilização e exclusão de um determinado espaço, sendo que essas disputas costumam ser por meio de situações e ações que envolvem ataque e defesa entre dois atletas rivais que na maioria das vezes, isso se confunde com superioridade de um indivíduo em relação ao outro (FERREIRA, 2009).

Em um ponto especifico desse trabalho, serão tratadas, entretanto, quais possibilidades existe de trabalharmos o conteúdo de lutas dentro da escola, e se essas existem como seria possível tal ação. Será que precisaria haver da nossa parte um trabalho pedagógico mais significativo na escola em relação ao conteúdo de lutas?.

  1. SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA

 O presente projeto é direcionado para o 9° ano do Ensino Fundamental.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

Apesar de haver embasamento teórico e efetivas afirmações positivas no que diz respeito ao trabalho das lutas na escola, o que mais se destaca são as indagações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (268.3 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com