TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desempenho de Escolares de 05 a 07 anos de Idade em Teste de Nomeação Automatizada Rápida

Por:   •  13/1/2020  •  Monografia  •  3.777 Palavras (16 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 16

Desempenho de Escolares de 05 a 07 anos de idade em Teste de Nomeação Automatizada Rápida.

Performance of children 05 to 07 years in Rapid Automated Naming Test.

Desempenho de Escolares de 05 a 07 anos de idade em Teste de Nomeação Automatizada Rápida.

Denise Brandão de Oliveira e Britto 1,

Francisco Ferreira Santo 2,

Giulia Lazarotti de Oliveira2,

Kézia Nunes de Oliveira 2

Trabalho de Conclusão de Curso realizado no curso de graduação de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Belo Horizonte - MG, Brasil;

1- Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem pelo CFFa, Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC, Doutoranda em Língua Portuguesa pela PUC Minas, Docente do Curso de Fonoaudiologia da PUC Minas.

2- Graduandos do curso de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Endereço para correspondência:

Denise Brandão de Oliveira e Britto

Endereço: Rua: Desembargador José Fontana, 250/ Apto: 1201, Bloco 01, Bairro: Belvedere. Cep: 30520-670 - Belo Horizonte - MG

Fone: (031) 3264 1805

e-mail: denise.bob@gmail.com

Resumo

Objetivo: Avaliar o desempenho de escolares de 05 a 07 anos de idades, de escolas públicas e particulares da região metropolitana de Belo Horizonte, sem queixa de alteração de linguagem em teste de Nomeação Automatizada Rápida e assim verificar a eficácia do teste de nomeação para utilizá-lo como teste padronizado. Métodos: Participaram deste estudo 226 sujeitos de ambos os gêneros, com idade entre 5 a 7 anos, sem distúrbio de linguagem de escolas publicas (G1) e particulares (G2) da região metropolitana de Belo horizonte. O teste de nomeação foi constituído por 5 lâminas com 5 provas diferentes, contendo, respectivamente, figuras de objetos, animais, cores, objetos/cores e animais/cores. As lâminas foram apresentadas individualmente, e as respostas foram recolhidas em uma folha de respostas. Foram analisados acertos, erros, inversões e auto-correções realizados, além do tempo de respostas em segundos para cada lâmina. Resultados: A partir da análise da, observa-se que as taxas de acerto, auto-correção e tempo estão relacionadas com o tipo de escola, o que não acontece para a taxa de inversão. Percebe-se que para o acerto o fato de o indivíduo ser de escola pública, implica em sua redução. E ainda analisando a variável escola, a taxa de tempo é maior em indivíduos de escola pública. A variável gênero está correlacionada apenas com a taxa de acerto nas duas primeiras laminas, demonstrando que, para esses casos, o fato de ser do gênero masculino implica no aumento do número de acertos. Com relação à idade, o nível de erros, de tempo, inversões bem como a taxa de auto-correção diminuem com o avançar da idade. Conclusão: Os resultados demonstraram que o teste poderá ser validado com vistas à utilização como teste padronizado visto que pôde-se verificar diferenças entre o tipo de escola e os sujeitos sem alteração de linguagem escrita.

Descritores: Linguagem; Estudos de Linguagem; Leitura; Compreensão; Testes de Linguagem

INTRODUÇÃO

O presente estudo refere-se à monografia de conclusão de curso de alunos da graduação em fonoaudiologia e trata de pesquisa acerca do desempenho em teste de nomeação automatizada rápida de escolares de 05 a 07 anos de idade de escolas públicas e particulares da região metropolitana de Belo Horizonte sem alteração de linguagem.

A linguagem apresenta um papel fundamental no que diz respeito à comunicação no nosso panorama de vida atual, sendo que, pode-se acreditar que a comunicação humana é uma troca de sentimentos, conhecimentos e necessidades entre duas ou mais pessoas, e esta pode ocorrer de forma verbal ou não verbal (1).

A aquisição da linguagem tem início ao nascimento. Com o crescimento das estruturas físicas e a interação social com adultos, os bebês são introduzidos à comunicação. E é a partir dessa interação adulto – criança que se dá o início do desenvolvimento da linguagem (3). Sendo que as habilidades de compreensão e comunicação dos homens envolvem, de modo geral, a audição, a fala, a leitura e a escrita, e estas se desenvolvem a partir da imersão social, espontaneamente ou através de aprendizagem formal. (17 e 4) A importância do bom desenvolvimento da linguagem está intimamente relacionada à socialização do indivíduo, sendo que esta socialização e a oportunidade de interação com o seu meio proporcionarão ao mesmo tudo aquilo que se refere ao conforto e bem estar criados pelo convívio coletivo (2).

Para que a linguagem se desenvolva em todos os seus aspectos e peculiaridades é preciso que os vários fatores associados ao seu desenvolvimento estejam íntegros, e qualquer irregularidade no que é considerado normal pode acarretar em um impedimento gerando assim, um atraso na aquisição da linguagem e comprometendo os aspectos da comunicação (3).

Ao avaliar o papel da escola no processo de desenvolvimento da linguagem, pode-se estabelecer que ele é primordial, afinal, a criança já percorreu um longo caminho lingüístico e demonstra sua capacidade de entender e utilizar a língua falada nas diversas circunstâncias da vida, mais ainda não se sabe a língua escrita. A aquisição da leitura, o desenvolvimento e o amadurecimento lingüístico do “aprendiz” se colocam como pré-requisito para essa aprendizagem (4). Em dado momento nesse processo, o alfabetizando vem a descobrir a forma adequada de usar o alfabeto, para representar os sons da fala (escrita), quando passa a compreender o significado da seqüência de grafemas (leitura), armazena essas informações na memória.(5)

A memória tem sido definida como a capacidade de fixar, conservar e reproduzir, sobre forma de lembranças, as impressões experimentadas e obtidas anteriormente pelo indivíduo. Ela permite a realização de ações que envolvem conservação, manutenção e evocação, quando necessária (5). Pode-se fazer uma divisão didática de memória: memória de curto prazo, que é aquela de curta duração, estende-se desde os primeiros segundos ou minutos seguintes ao aprendizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com