TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MUSCULAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  11/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Acadêmicos

Cléber bezerra da silva/ Fabio ferreira/ Priscila Franco ferreira/

Thiago tatiano ferreira da silva

Tutor Externo Casio da cunha Tavares

        

RESUMO

A musculação é uma das modalidades de exercício mais praticadas em todo mundo. Atualmente, não somente os jovens são adeptos desta modalidade, pois tem sido reconhecida a sua importância para idosos, cardiopatas e até para crianças, desde que com algumas adaptações e cuidados. No entanto, grande parte dos profissionais ligados a este tipo de atividade física ainda apresentam conhecimentos incipientes ou baseiam-se em “mitos”, práticas infundadas e conceitos sem bases científicas quanto aos aspectos fisiológicos e metodológicos relacionados a este tipo de exercício. Este trabalho tratou-se de uma revisão e compilação da literatura de dados científicos atuais sobre esta modalidade de exercício. Foram pesquisados  os livros-texto disponíveis  que tratam da musculação e do treinamento de força e hipertrofia, além da pesquisa em base de dados científicos nacionais.

Palavras-chave: [pic 2]

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentaremos os fundamentos filosóficos da musculação. A musculação pode ser definida como a execução de movimentos biomecânicos localizados em segmentos musculares definidos com utilização de sobrecarga externa ou o peso do próprio corpo (Guedes, 1997) pode-se então definir a musculação como método de treinamento desportivo.

Assim, os exercícios com peso seriam o meio mais utilizado para se praticar a musculação e a principal capacidade motora treinada seria a força. Estudos demonstram que o aumento da força no início do treinamento ocorre principalmente devido a adaptações neurais antes que ocorram mudanças significativas na morfologia dos músculos esqueléticos.

A partir daí, é possível distinguir objetivo do levantador de peso (força máxima) e o objetivo do fisiculturista (hipertrofia). Os levantadores de peso priorizam o treinamento dos fatores Neurais. O Fisiculturista enfatiza os fatores musculares.

A musculação pode ser definida como a execução de movimentos biomecânicos localizados em segmentos musculares definidos com utilização de sobrecarga externa ou o peso do próprio corpo (Guedes, 1997) pode-se então definir a musculação como método de treinamento desportivo.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A musculação é uma das modalidades de exercício mais praticadas em todo mundo. Atualmente, não somente só jovens são adeptos desta modalidade, pois tem sido reconhecida sua importância para idosos, cardiopatas e até para crianças, desde que com algumas adaptações e cuidados. No entanto, grande parte dos profissionais ligados a este tipo de atividade física ainda apresentam conhecimentos incipientes ou baseiam-se em “mitos”, práticas infundadas e conceitos sem bases científicas quanto aos aspectos fisiológicos e metodológicos relacionados a este tipo de exercício. Para Guedes (1997) força é a capacidade de exercer tensão muscular contra uma resistência, superando, sustentando ou cedendo à mesma.

Define FORÇA muscular como “a capacidade de exercer tensão muscular contra uma determinada resistência, superando, sustentando ou cedendo à mesma. Guedes (1997) 

O treinamento ou exercícios de musculação são, indubitavelmente, muito pesquisados e discutidos por estudiosos de diversos países. Atualmente, vem-se atribuindo grande importância à musculação devido ao treinamento de força tanto para a manutenção da saúde, quanto para o aprimoramento do desempenho de atletas, o aumento da massa muscular e a reabilitação. No entanto, grande parte dos profissionais ligados a este tipo de atividade física ainda apresentam conhecimentos incipientes ou baseiam-se em “mitos”, práticas infundadas e conceitos sem bases científicas quanto aos aspectos fisiológicos e metodológicos relacionados à musculação.

Para Guedes (1997) força é a capacidade de exercer tensão muscular contra uma resistência, superando, sustentando ou cedendo à mesma.

Na musculação, tanto os ganhos neurais quanto os hipertróficos fazem parte dos benefícios do treinamento, o que a torna um excelente exercício para o ganho de força e para o aumento da massa muscular. Atualmente, os métodos ou sistemas de treinamento são utilizados por profissionais, praticantes de musculação e atletas com o objetivo de intensificar o treinamento e, conseqüentemente, melhorar os resultados.

Citado por Fleck e Kraemer , define a “ FORÇA muscular como sendo a quantidade máxima de força que um músculo ou grupo muscular pode gerar em um padrão específico do movimento e em uma determinada velocidade.” Knuttgen e Kraemer (1987). Pode ser definida como a execução de movimentos biomecânicos  localizados em segmentos musculares definidos com utilização de sobrecarga externa ou o peso do próprio corpo ( Guedes, 1997) pode-se então definir a musculação como método de treinamento desportivo.  Assim, os exercícios com peso seriam o meio mais utilizado para se praticar a musculação e a principal capacidade motora treinada seria a força.

Atualmente, os métodos ou sistemas de treinamento são utilizados por profissionais, praticantes de musculação e atletas com o objetivo de intensificar o treinamento e conseqüentemente, melhorar os resultados. Além disso, estes métodos tentam suprir necessidades específicas como o aumento da força, promover alterações na composição corporal, adaptar a disponibilidade de tempo e de equipamento, assim como reabilitar indivíduos lesionados (FLECK & KRAEMER, 2006). Em geral, os métodos de treinamento de força manipulam as variáveis de treinamento de diferentes maneiras, fornecendo estímulos mecânicos e metabólicos em diferentes magnitudes (GENTIL 2006). No entanto, a maioria dos métodos foi criada por fisiculturistas, levantadores de peso e treinadores de forma empírica e sem comprovação científica. Também são escassos estudos que validem uma parte dos métodos, gerando grande polêmica sobre a superioridade de um sobre o outro e até mesmo sobre sua eficácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (377.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com