TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neuroanatomia Na Educação Física

Por:   •  31/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Saturnino Tavares da Silva Neto

8092095

Neuroanatomia

Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina Neuroanatomia como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Lázaro Gutto Fonseca Véras.

Maceió

2020

Objetivos

  • Conceituar o sistema nervoso central, periférico e visceral.
  • Descrever a célula primordial do sistema nervoso e suas células de sustentação e proteção.
  • Definir arco reflexo simples.
  • Conceituar a função das regiões do sistema nervoso central.
  • Explicar a função do sistema nervoso periférico.

Descrição da atividade

Fundamentado nas leituras indicadas, responda as seguintes questões:

  1. Dê a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso.

O sistema nervoso é classificado anatomicamente em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico, conforme demonstrado na figura 1  (HANKIN, 2015; TORTORA, 2017; VAN DE GRAAFF, 2003)

Figura 1. Classificação anatômica do sistema nervoso[pic 2]

Fonte: Adaptado de Hankin (2015); Tortora (2017); Van de Graaff (2003).

E funcionalmente, o sistema nervoso é dividido em visceral (também conhecida como divisão autônoma do sistema nervoso) e somática (derivadas dos somitos do embrião) (HANKIN, 2015).

Segundo Hankin (2015) as divisões funcionais conduzem impulsos por meio das fibras eferentes e aferentes, explanado na figura 2.

Figura 2. . Classificação funcional do sistema nervoso

[pic 3]

Fonte: Adaptado de Hankin (2015); Tortora (2017); Van de Graaff (2003).

  1. Conceitue o que são as substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso.

A substância branca forma os tratos no interior do Sistema Nervoso Central e é composta, basicamente, de axônios mielinizados e amielínicos de muitos neurônios. A cor esbranquiçada da mielina dá à substância branca seu nome. A substância cinzenta do sistema nervoso contém corpos celulares neuronais, dendritos, axônios amielínicos, terminais axônicos e neuroglia (TORTORA, 2017; VAN DE GRAAFF, 2003).

  1. O que são os neurônios e quais suas células de sustentação e proteção?

O neurônio, ou célula nervosa, é a unidade funcional básica do sistema nervoso, cuja função é conduzir os impulsos nervosos. É composto por três partes: dendritos (par te receptor a do neurônio), corpo celular (responsável pela integração das informações) e axônios (que transportam o impulso nervoso de um neurônio para outro, ou de um neurônio para uma glândula / fibra muscular). As células de sustentação e proteção são os dendritos, as células em estrelas, e outras células leucocitárias (HANKIN, 2015; VAN DE GRAAFF, 2003).

  1.  Defina nervos, gânglio nervoso, núcleos nervosos e tratos nervosos.

De acordo com Hankin (2015):

  • Nervos: são cordões esbranquiçados compostos por fibras nervosas associadas por tecido conjuntivo, cuja função é levar ou trazer impulsos ao sistema nervoso central.
  • Gânglios Nervosos: São conjuntos de corpos celulares nervosos na parte periférica do sistema nervoso.
  • Núcleos Nervosos: São conjuntos de corpos celulares nervosos na parte central do sistema nervoso.
  • Tratos Nervosos: São feixes de axônios na parte periférica do sistema nervoso.

  1. Dê a função dos seguintes nervos cranianos: nervo olfatório (I par), nervooptico (II par), nervo oculomotor (III par), nervo troclear (IV par), nervo trigêmeo (V par) e nervo abducente (VI par).

Existem 12 pares de nervos cranianos são assim denominados porque se originam no encéfalo, dentro da cavidade do crânio, e atravessam vários forames nos ossos do crânio. Os nervos cranianos são sensoriais, motores ou mistos (HANKIN, 2015; TORTORA, 2017)

Cada nervo craniano tem um número, designado por um numeral romano e um nome. Os números indicam a ordem, de anterior para posterior, na qual os nervos originam-se no encéfalo. Os nomes designam a função ou a distribuição do nervo (HANKIN, 2015; TORTORA, 2017)

Na tabela 1, é possível visualizar a função dos nervos cranianos: nervo olfatório (I par), nervooptico (II par), nervo oculomotor (III par), nervo troclear (IV par), nervo trigêmeo (V par) e nervo abducente (VI par).

Tabela 1. Função dos nervos cranianos I, II, III, IV, V e VI.

[pic 4] Fonte: Hankin (2015).

  1. Dê a função dos seguintes nervos cranianos: nervo facial (VII par), nervo Vestíbulococlear (VIII par), nervo glossofaríngeo (IX par), nervo vago (X par), nervo acessório (XI par) e nervo hipoglosso (XII par).

Existem 12 pares de nervos cranianos são assim denominados porque se originam no encéfalo, dentro da cavidade do crânio, e atravessam vários forames nos ossos do crânio. Os nervos cranianos são sensoriais, motores ou mistos (HANKIN, 2015; TORTORA, 2017)

Cada nervo craniano tem um número, designado por um numeral romano e um nome. Os números indicam a ordem, de anterior para posterior, na qual os nervos originam-se no encéfalo. Os nomes designam a função ou a distribuição do nervo (HANKIN, 2015; TORTORA, 2017)

Na tabela 2, é possível visualizar a função dos nervos cranianos: nervo facial (VII par), nervo Vestíbulococlear (VIII par), nervo glossofaríngeo (IX par), nervo vago (X par), nervo acessório (XI par) e nervo hipoglosso (XII par).

Tabela 2. Função dos nervos cranianos VII, VIII, IX, X, XI e XII.

[pic 5]

Fonte: Hankin (2015).

  1. Quais são os nervos cranianos que são parassimpáticos?

Como se pode observar nas tabelas 1 e 2, os nervos cranianos parassimpáticos são nervo oculomotor (III par), nervo facial (VII par), nervo glossofaríngeo (IX par) e nervo vago (X par) (HANKIN, 2015)

  1. Descreva a medula espinhal, quanto a localização, seu comprimento, e seus estruturas externa e a função destas estruturas.

Tortora (2017) afirma que a medula espinhal é a via de influxo sensorial para o encéfalo e de fluxo motor proveniente do encéfalo. Localiza-se dentro do canal vertebral da coluna vertebral e contínua com o encéfalo através do forame magno do crânio. Nos adultos, estende-se do bulbo (medula oblonga), a parte inferior do encéfalo, até a margem superior da segunda vértebra lombar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (242.2 Kb)   docx (321.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com