TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Normatização Estagio Doctum

Por:   •  14/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 10

 [pic 1][pic 2]

   

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NORMATIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

1- APRESENTAÇÃO

Este projeto visa orientar as ações relativas ao desenvolvimento da proposta pedagógica do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação Física das Faculdades Doctum de Serra.

2 INTRODUÇÃO

A disciplina Estágio Supervisionado é um componente curricular obrigatório na formação e na habilitação profissional. Sua finalidade essencial é a solidificação das experiências no campo do trabalho onde as vivências práticas possibilitem ao aluno, futuro docente, um aprofundar de seus conhecimentos acadêmicos e profissionais oportunizando uma reflexão crítica acerca das práticas educacionais, como forma de superá-las.

Nesta perspectiva, busca-se uma diversidade de experiências que oportunizem uma reflexão crítica coletiva sobre/no contexto sócio-político e pedagógico dos diversos espaços de ensino, com vistas a formação de um professor reflexivo, investigador de sua própria ação no/do cotidiano e que considere a totalidade de sua formação docente.

Sendo assim, esse projeto busca desenvolver as fases de organização, estruturação, elaboração e intervenção objetivando fortalecer a formação do licenciado em Educação Física. Para tanto, estruturamos um projeto que busca integrar teoria/prática e produção de conhecimento, fundamentado numa experiência docente onde ocorram interfaces entre essa interação e o Projeto Político Pedagógico da Instituição de ensino a ele vinculada.

3 FUNDAMENTOS LEGAIS

O projeto de organização e estruturação do Estágio Supervisionado Escolar do curso de Licenciatura em Educação Física das Faculdades Doctum de Serra foi elaborado com base na legislação pertinente ao estágio supervisionado, quais sejam:

  • Lei n° 9394/96, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN;
  • Resolução CNE/CP n° 2, de 1º de julho de 2015;
  • Plano de Desenvolvimento Institucional das Faculdades Doctum de Serra;
  • Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física das Faculdades Doctum de Serra.

O curso de Licenciatura em Educação Física das Faculdades Doctum de Serra traz em sua proposta objetivos que visam a orientação para uma ação pedagógica direcionada para a constituição da cidadania, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, valorizando seus participantes dentro de seus limites e possibilidades. Tendo ainda como objetivo o intercâmbio de conhecimentos com outras instituições de ensino, enfatizando pesquisas que promovam a melhoria do ensino da Educação Física.

4 CONCEITUANDO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física é compreendido como um momento privilegiado da formação do professor e de exercitação da práxis pedagógica. É eminentemente uma ação pedagógica, mas fundamentalmente um momento no qual o discente terá a possibilidade de refletir sobre essa ação pedagógica. Assim, para realizar as aulas, deverá antes ter observado, planejado, para então executar e sobre essa ação refletir, individual e coletivamente, para uma nova tomada de decisão e nova ação. O estágio é visto, ainda, como a possibilidade de um pensar mais elaborado/sistematizado sobre o processo pedagógico (e a relação fazer/saber), sendo esta uma preocupação sistemática no currículo do curso, desde o seu início.

Entretanto, para que esta prática atinja os objetivos propostos, é preciso que não se dê de forma meramente instrumental, mas que possibilite aos discentes, por via de uma práxis pedagógica (refletida), criar a autonomia pedagógica.

5 OBJETIVOS GERAIS

O estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação Física das Faculdades Doctum de Serra tem por objetivo geral possibilitar ao acadêmico futuro docente uma aproximação com a realidade na qual irá atuar, contribuindo assim, para um compreensão/reflexão deste contexto, de forma que seja possível articular teoria e prática com vistas a uma ação docente autônoma preparada para os enfrentamentos dos desafios pedagógicos presentes no cotidiano considerando as singularidades existentes nos contextos plurais.

Assim, o Estágio Supervisionado se fundamenta como um espaço/tempo de aprendizagem dos indivíduos envolvidos (professores e acadêmicos das Faculdades Doctum de Serra e da comunidade escolar como um todo), em uma constante ação-reflexão-ação da realidade onde está inserida a escola-campo. Dessa maneira, a práxis pedagógica na e da escola-campo será experimentada, aprendida e refletida pelos indivíduos que produzem o saber.

5.1 Objetivos Específicos

  • Estabelecer relações com as unidades de ensino para um melhor conhecimento de suas realidades, buscando a construção de projetos de intervenção que atendam às expectativas de formação e do dia a dia das escolas campo;
  • Oportunizar aos alunos do curso de educação física a aplicação dos conhecimentos e habilidades adquiridas no decorrer do curso;
  • Possibilitar o estabelecimento de relações entre a problematização das realidades escolares do ensino fundamental e médio com intervenções e produção de conhecimento;
  • Sequenciar os três níveis de estágio no sentido da construção de uma prática/teoria não dissociada da realidade escolar;
  • Oportunizar aos/as alunos/as a vivência/prática de experiências teórico-metodológicas do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de educação física ensinada nas escolas campos de estágio, buscando através da prática pedagógica a possibilidade de análise, interpretação e construção de novas práticas.

6. ESTRUTURAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, em seu artigo 13, instituiu a duração e a carga horária dos momentos de prática como componente curricular e estágio supervisionado dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação inicial em nível superior, determinando que a articulação teoria-prática deve garantir, nos termos dos seus projetos pedagógicos, as seguintes dimensões dos componentes comuns:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (244.9 Kb)   docx (107.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com