TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E CRIANÇAS EM PROJETOS SOCIAIS DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE

Por:   •  12/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.528 Palavras (15 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 15

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

FACULDADE DOM ALBERTO

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM PERSONAL TRAINER E TREINAMENTO DESPORTIVO

         

  FERNANDO LIMA DINIZ

A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E CRIANÇAS EM

PROJETOS SOCIAIS DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE

CALDAS – MG

2020

A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E CRIANÇAS EM

PROJETOS SOCIAIS DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE

FERNANDO LIMA DINIZ,

Declaro que sou o autor deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO- Por meio de projetos sociais, o esporte conecta as crianças à educação, cultura e esportes, ajudando-as a se desenvolverem como uma pessoa social. Portanto, é necessário desenvolver habilidades humanas simultaneamente e em parceria com as instituições de ensino. Considerando a relevância social de compreender como ocorre o processo de incorporação de crianças em programas de educação social por meio do esporte, esta pesquisa exploratória descritiva tem como objetivo investigar, compreender e mensurar o processo de incorporação de crianças em programas de educação social por meio do esporte. Na pesquisa, percebi que os objetivos e métodos utilizados no projeto são semelhantes. Isso ajuda a entender a inclusão social como um processo social não institucional, e famílias, sociedade, escolas e projetos podem alcançar melhores resultados se trabalharem juntos.

Palavras-chave: Projetos sociais, Educação, Jovens, Crianças.

fernandinho_x14@hotmail.com

E-mail do autor

  1. INTRODUÇÃO

Se os projetos sociais são diferentes de outras instituições, mas não são obrigatórios na formação humana, só podem ser considerados como um complemento desta formação. Portanto, quando confrontados com a penetração pessoal, apresentam características irregulares.

Como forma de desenvolver projetos sociais, ajuda a desenvolver a criança como uma pessoa social, unindo educação, cultura e esporte. A educação física tornou-se uma forma de promoção de pessoas, cidadãos e profissionais.

Os objetivos propostos por esses projetos ampliam os horizontes do esporte e o tornam uma ferramenta educacional por meio dele, ao invés de educá-lo.

De acordo com os objetivos e práticas do esporte em projetos sociais, podemos perceber o papel do esporte na socialização das crianças e nos novos métodos de ensino relacionados ao esporte. Ele explorará a introdução de crianças, jovens e educação por meio do esporte e da prática esportiva em um ambiente social por meio da prática esportiva sob uma abordagem multidisciplinar.

A necessidade de construir uma sociedade democrática e inclusiva onde todos tenham o seu lugar é um consenso. Inclusão social é o processo de construção de um novo tipo de sociedade por meio de mudanças em pequena e grande escala e da mentalidade de todas as pessoas. Diante dessa necessidade, é importante investigar como ocorreu o processo inclusivo nos projetos sociais que propuseram propostas de Educação Física em Ibitiúra de Minas-MG, como os Projetos Sociais Esportivos: Escolinha de Futebol de Campo, Escola de Voleibol Feminino e a Escola de Lutas de Artes Marciais do Taekwendo, que têm interesses e em princípio. Isso geralmente torna a pesquisa dessas três instituições abrangente.

Portanto, concordo com a visão de Arroyo (1994), “... A infância não existe como categoria estática, porque as coisas são sempre iguais. É uma construção permanente, porque o seu tempo não é o tempo, mas o próprio tempo. Suas próprias características e objetivos devem acompanhar o desenvolvimento das crianças, principalmente por meio de sua experiência educacional, e obter uma vida realizada. ”Buscamos nesta pesquisa compreender como alcançar a inclusão social em projetos de educação por meio do esporte?

As mudanças na estrutura escolar são lentas e os resultados são lentos para as crianças e a sociedade. Os projetos sociais têm um impacto maior e as mudanças podem ser vistas nas crianças, nas famílias e na sociedade. Como essas mudanças devem ser monitoradas e avaliadas, resultados positivos e negativos devem ser estudados e afirmados, e sugestões de projetos de melhoria devem ser apresentadas.

A educação está cada vez mais se adaptando ao competitivo mercado de trabalho, ampliando o número e desenvolvendo estatísticas, ao mesmo tempo que exclui as crianças entre eles. A mudança no rumo da educação (do conhecimento para a existência) torna-se cada vez mais evidente, onde as crianças não são apenas rejeitadas por preencherem os números de desenvolvimento do plano de governo.

Surgiram escolas quantitativas e não qualitativas nas quais todos participam para ampliar seu número. A maioria das pessoas que entra ou sai antes de completar o ensino fundamental não desenvolveu a capacidade de ser crítico, buscar novas experiências e perceber que é uma pessoa social.

Comparada com uma sociedade com uma educação básica cultural forte, uma sociedade educacional ignorante é mais fácil de manipular e impor condições. Este tipo de sociedade sabe criticar, defender seus direitos e lutar por eles. É a educação que nos permite pensar a vida com liberdade, porque a pior escravidão não é uma corrente, mas a escravidão nos impede de nos simplificar..

2.         ESPORTE E INCLUSÃO SOCIAL

De acordo com os Regulamentos para Crianças e Jovens, em seu Capítulo 2 "Direitos à Liberdade, Respeito e Dignidade", o Artigo 16 estipula que o direito à liberdade inclui jogos, esportes e entretenimento, confirma a tolerância sem qualquer discriminação e garante a igualdade na prática esportiva . Por este motivo, é necessário realizar pesquisas aprofundadas sobre a forma como o esporte é praticado, não sendo permitida a exclusão de nenhuma forma de atividade física.

O conteúdo do princípio da inclusão é claro, não há discriminação e a igualdade na prática esportiva é garantida. Por este motivo, é necessário realizar pesquisas aprofundadas sobre a forma como o esporte é praticado, não sendo permitida a exclusão de nenhuma forma de atividade física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com