TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREPARAÇÃO FÍSICA

Por:   •  11/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo Preparação Física

Ao estudar a primeira Unidade, tivemos a oportunidade de realizar uma atividade que nos colocava a descrever os diversos Princípios de Treinamento (Princípio da Individualidade Biológica.Princípio da Adaptação. Princípio da Sobrecarga. Princípio da Interdependência Volume-Intensidade. Princípio da Continuidade. Princípio da Variabilidade. Princípio da Saúde). Desta forma, notamos a integração e a importância de estudá-los em nossa formação profissional. Um dos princípios bastante discutidos é o Princípio da Adaptação, nos intriga os pensar que um dos motivos do homem sobreviver é justamente a adaptação, assim para que exista esta adaptação podemos dizer que "este princípio do Treinamento Esportivo está intimamente ligado ao fenômeno do estresse", ou seja, a quebra da homeostase. Desta forma devido a importância de conhecer o fenômeno do estresse (ou dos fatores estressores) e da regulação da homeostase, é muito importante que o profissional de educação física entenda os estresses físico, bioquímico e mental, dando um exemplo de cada um.  (Questão nº 1 do portfólio).

Outro ponto relevante é entender a importância da Sindrome de Adaptação Geral. "Um dos primeiros estudos sobre estresse foi realizado em 1936, pelo pesquisador canadense Hans Selye. Ele submeteu cobaias a estímulos estressores e observou um padrão específico na resposta comportamental e física dos animais. Selye descreveu os sintomas do estresse como a Síndrome Geral de Adaptação, composto de três fases sucessivas" alarme (choque) resistência (adaptação) e exaustão, foque nestas fases no seu estudo

Ainda nesta linha de direcionamento para avaliação, Dantas (2003, p. 50)  descreve que:

"É natural (e desejável) que o atleta, após uma sessão de treinamento, esteja cansado. Porém, é imprescindível que após um período de repouso, ele consiga recuperar-se totalmente e esteja em perfeitas condições para o treino seguinte. Se, no entanto, estiver aplicado estímulos muito fortes, e em um período de recuperação ou alimentação insuficiente, ou na presença de estados psicológicos não favoráveis, não haverá esta recuperação e o atleta entrará num processo de exaustão que diversos autores denominam como strain que é um desgaste orgânico".

As fases evidenciadas pelo autor supracitado são cansaço, fadiga, sobretreino e exaustão compreender cada uma destas interações são de suma importância. (Questão nº 2 do portfólio).

 

No que tange as capacidades físicas focamos nas seguintes para avaliação Flexibilidade, Resistência e Velocidade:

Flexibilidade... Podemos definir a flexibilidade como “ é a capacidade e a característica de um atleta executa movimentos com grande amplitude de movimento. Sob forças externas, ou ainda que requerem movimentação de muitas articulações" (WEINECK, 1999, p. 470), o mesmo autor diferencia a flexibilidade em flexibilidade geral e específica, em ativa e passiva. Podemos então dizer que a flexibilidade geral é a flexibilidade dos principais segmentos articulares em grande extensão (quadril, ombro, coluna vertebral). Já a flexibilidade específica é referente a um ou alguns movimentos realizados em determinadas articulações, dando destaque e complementando exatas explicações você deve estudar os tipos de flexibilidade.

 

Quanto a resistência;

Podemos definir a resistência como a capacidade física que permite realizar um exercício ou atividade física de maneira eficiente superando a fadiga (PLATONOV, 2008). O mesmo autor afirma que o nível de desenvolvimento da resistência está condicionado ao potencial energético do organismo do aluno/atleta pelas particularidades da modalidade, ou seja:

• Pelo grau de adaptação em cada modalidade ou atividade específica.

• Pela eficácia técnica e tática em cada modalidade desenvolvida ou para cada atividade praticada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (214 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com