TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Por:   •  9/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.410 Palavras (18 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO SEMIPRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 4* SEMESTRE

ÂNGELA MARIA AMÉRICO, EDSON VIANA DE FARIA, LÚCIOS CÉSAR SANTOS, LUDMILA ANGELINA DO VALE, LUIZ FILIPE SANTANA DE PAULA, VALDELINO DA SILVA ELEUTÉRIO, WARLEY CORREIA FERREIRA

                                     

PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

[pic 3]

Viçosa

2018


ÂNGELA MARIA AMÉRICO, EDSON VIANA DE FARIA, LÚCIOS CÉSAR SANTOS, LUDMILA ANGELINA DO VALE, LUIZ FILIPE SANTANA DE PAULA, VALDELINO DA SILVA ELEUTÉRIO, WARLEY CORREIA FERREIRA

PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Trabalho apresentado ao Curso                                                  Licenciatura educação física 4* semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Cinesiologia e Biomecânica, Estágio Curricular Obrigatório II, Metodologia do Ensino do Basquetebol, Metodologia do Ensino do Voleibol, Metodologia do Ensino do Atletismo, Seminário da Prática: metodologias do Ensino da Educação Física: Jogos Coletivos e Atletismo

Prof. Anísio Calciolari Jr.,

Tutor eletrônico: Luciano Rodrigues de Melo  

Tutor de sala: Elenice de Sousa Pereira

Viçosa

2018


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO AO CONTEÚDO        1

2.        DESENVOLVIMENTO DOS TEXTOS (ANÁLISE)        1

3.        MÉTODO TRADICIONAL TECNICISTA DE ENSINO        2

3.1.        DESENVOLVIMENTO (TEXTO 1)        2

3.2.        DESENVOLVIMENTO (TEXTO 02)        4

3.3.        DESENVOLVIMENTO (TEXTO 03)        5

3.4.        DESENVOLVIMENTO (TEXTO 04)        5

4.        FECHAMENTO DOS TEXTOS (CONCLUSÃO)        5

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        6

6.        PESQUISA DE CAMPO: AULA E ENTREVISTA NA ESCOLA        7

6.1.  ENTREVISTA 1        7

6.2. ENTREVISTA 2        8

7.        CONCLUSÃO DA ENTREVISTA        10

8.        PLANO DE AULA        10


  1. INTRODUÇÃO AO CONTEÚDO

Os conteúdos esportivos tiveram sua inserção nas aulas de educação física no Brasil por meados da década de 50, quando da chegada ao Brasil do método desportivo generalizado pela interferência do professor francês (Auguste Listello) porem sua ênfase como conteúdo da educação física se deu da década de 60 em diante isso por causa do caráter de modelo iminente esportivado, que foi adotado na época. Analisando e apresentado os métodos específicos do JEC.

Nesta época uma considerável parte dos professores de educação física utilizava o método tradicional tecnicista no ensino dos conteúdos desportivos, más os professores de educação física devem estar em constante evolução buscando sempre o aprimoramento dos conteúdos esportivos a serem ensinados. Este método de ensino nos dias de hoje vem sofrendo críticas, devemos identificar e analisar, a partir de um melhor conhecimento dos professores das disciplinas de Jogos esportivos escolares.  Dos cursos de educação física escolar licenciatura, os métodos de ensino conhecidos e utilizados por eles, com uma possível compreensão/entendimento do fenômeno em questão.

Os objetivos dos estudos seria verificar o nível declarado de conhecimento os professores das disciplinas esportivas coletivas no curso de EF escolar. Identificar e analisar também, se os motivos da adoção ou não de diferentes métodos de ensino dos professores de EF.

  1. DESENVOLVIMENTO DOS TEXTOS (ANÁLISE)

Por meados dos anos 80 o ensino do esporte coletivo na escola vem sendo alvo de inúmeras discussões e debates entre estudiosos de EF. O que acarreta estas discussões são as formas como estes esportes são desenvolvidos e sua finalidade no ambiente escolar. Muitos afirmam que, na maioria dos locais onde a prática esportiva se faz presente, enfatizando as escolas o e ensino desta prática está desprovido de objetivos, as atividades não tem um objetivo especifico apenas com uma finalidade em si mesma.

 Salienta-se que as consequências de uma EF com um enfoque mecanicista e acrítico ainda estão presentes nas escolas, pois na formação de professores ainda existe fortes indícios de práticas tecnicistas.

  1. MÉTODO TRADICIONAL TECNICISTA DE ENSINO

  1. DESENVOLVIMENTO (TEXTO 1)

Por um período o ensino de esportes foi baseado de forma exclusiva no método analítico-sintético, caracterizado pelo fracionamento das partes de cada esporte. Este ensino era muito focado no comando do professor, era um ensino rígido e de caráter imitativo. Aparentemente este método era tão eficaz, pois os professores não exploravam suas ideias, apenas imitia/ adaptava treinamentos de adultos para as crianças.

Na década de 80 foram propostos pelos professores alemães (Heinz e Ludwig Rothenberg) os objetivos principais dos aprendizados dos jogos que são aperfeiçoar a técnica motora, domínio do material do jogo, e também o ensino do comportamento tático.  Os fundamentos e que os jogos devem ser desenvolvidos do método mais simples ao mais complexo. Instigando e desafiando a criatividade do aluno, e adquirindo novos elementos técnicos de jogos.

Já em 1982 foram apresentados por Bunker e Thorpe os jogos modificados, estes jogos permitem aos alunos participar das tomadas de decisões... Este ensino progride através das técnicas de jogos ao invés de habilidades técnicas. Dando as crianças oportunidades reais de desenvolverem seus próprios jogos, ideias... e se envolver em seu próprio aprendizado, compartilhar ideias e trabalham de forma cooperativa e descobrem naturalmente por que as regras são importantes e quais seus propósitos. Os jogos modificados apresentam uma forma diluída dos jogos principais e são recomendados em qualquer nível de escolaridade. Obs. Neste modelo de ensino nota-se que o objetivo seria superar a abordagem do jogo tradicional porem o professor não participa de forma ativa (Como educador/Transmissor de conhecimento).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (229.4 Kb)   docx (768.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com