TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DA MUSCULAÇÃO CONTEXTO HISTÓRICO E ATUAL DOS TREINOS DE FORÇA

Por:   •  11/10/2019  •  Artigo  •  5.353 Palavras (22 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 22

A PRÁTICA DA MUSCULAÇÃO: CONTEXTO HISTÓRICO E ATUAL DOS TREINOS DE FORÇA

                                                                         LIMA, Francisca Antonia Ribeiro de [1]

RESUMO

O presente artigo traz reflexões sobre a prática da musculação em diferentes contextos históricos, como busca entender a utilização dos aparelhos nos treinos de força, o objetivo principal é entender como sua utilização nas academias pode ser indispensável para os praticantes de musculação, refletir sobre o processo histórico e os avanços na musculação. Na academia é onde a modalidade de musculação é mais praticada, por isso as máquinas juntamente com os profissionais que nela atuam são tão importantes para garantir o êxito na hora de praticar a musculação. O trabalho está articulado de forma que traz um apanhado sobre a importância da musculação, seu desenvolvimento e prática no dia-a-dia, os tópicos foram divididos da seguinte forma: parte introdutória que faz menção sobre a musculação, historicidade, seu surgimento, na Idade média e nos dias atuais, regulamentação profissional de Educação Física, o trabalho realizado pelo profissional nas academias, os benefícios dos treinos de força e considerações finais.

PALAVRAS-CHAVE: Musculação. Saúde do corpo. História dos treinos de força.

ABSTRACT

This article presents reflections on the practice of bodybuilding in different historical contexts, as it seeks to understand the use of the apparatus in strength training, the main objective is to understand how its use in the academies can be indispensable for bodybuilders, reflect on the process history and advances in bodybuilding. In the gym it is where the bodybuilding modality is most practiced, so the machines together with the professionals that work on it are so important to ensure success at the time of practicing bodybuilding. The work is articulated in a way that brings a survey about the importance of bodybuilding, its development and practice in the day to day, the topics were divided as follows: introductory part that mentions about bodybuilding, historicity, its emergence, in the Average age and in the present day, professional regulation of Physical Education, the work performed by the professional in the academies, the benefits of strength training and final considerations.

KEY WORDS: Bodybuilding. Body's health. History of strength training.

1 INTRODUÇÃO

        A prática de atividades físicas se constitui como um diferencial na qualidade de vida de todos os seus praticantes, desde amadores, aqueles que durante alguns dias da semana se exercitam, ou para aqueles adeptos diários de exercícios, para auxiliar na perda de peso, controle de doenças, ou com objetivos mais amplos que são para o treinamento de atletas de alto escalão.

        Seja qual for a sua utilização, não se podem negar os seus benefícios para a saúde de seus praticantes, ao longo das décadas, com as mudanças de hábitos alimentares e a correria da vida, está cada dia mais difícil aliar carga horária de trabalho, muitas vezes exaustiva, com a prática de alguma atividade física, inserindo assim, um programa de treinos eficaz para cada tipo de indivíduo.

        É comum observar que a quantidade de pessoas preocupadas com a estética e a saúde, adentram as academias, motivadas pelos mais diversos motivos, e uma atividade que alcança um elevado número de praticantes é a musculação. O corpo com o passar dos anos sofre com os desgastes provocados pela musculatura em processo de flacidez, mas independentemente disso, o corpo necessita de estímulos em qualquer fase da vida, para que o mesmo se fortalece, e resista a impactos, a correria do dia-a-dia, além de provocar sintomas de satisfação pessoal, prazer e relaxamento.  

        A musculação é muito importante, pois através dela os músculos são trabalhados isoladamente ou em conjunto, pois depende do planejamento dos treinos, este, elaborado pelo profissional de Educação Física, o profissional responsável pelo programa adequado e sua aplicabilidade. Ao longo desta pesquisa foi possível perceber que a musculação foi ao longo dos séculos sofrendo mudanças significativas, estas ocasionadas pela tecnologia de seus aparelhos disponíveis no mercado e que está presente nas praças, nas academias e parques que oferecem a prática da musculação para todas as idades.

        O processo de evolução se deu ainda nas primeiras civilizações, na Idade antiga, estendeu-se pela Idade Média e chegaram até os dias de hoje, em forma de treinos de forças, baseados no perfil de cada indivíduo, planejado e pensado individualmente, seguindo de um acompanhamento de um profissional que auxilia na perda de peso, ganho de massa magra, condicionamento e resistência física, além dos diversos benefícios que esta pode trazer para a vida dos seres humanos.

        A pesquisa baseou-se na análise de referenciais teóricos que abordam o tema “musculação”, em seus diversos aspectos, no entanto este irá se atentar para a utilização dos aparelhos de musculação, historicidade envolvida no contexto da musculação em diferentes épocas. Os objetivos propostos serão norteados a partir dos questionamentos referentes à prática da musculação nas academias, analisar como os exercícios podem melhorar a qualidade de vida das pessoas.

2 MATERIAL E MÉTODOS 

        O presente artigo faz menção sobre a utilização de aparelhos de musculação trazendo um apanhado sobre alguns utilizados em academias, especificamente irá analisar a Academia Performace, na cidade de Imperatriz/MA. A pesquisa será baseada em um levantamento bibliográfico específico sobre o tema, após a coleta irá iniciar o período de leitura dos mesmos.

        Após as leituras das obras e seleção dos textos bases, serão feitos resumos, fichamentos de ideias, selecionando os autores que nortearão a pesquisa deste trabalho, a coleta será realizada através de sites da internet, livros, blogs, revistas especializadas e demais fontes de pesquisas que abordam o tema proposto.

        Ao iniciar a produção serão lidos e relidos os textos para corrigir possíveis erros ou acrescentar demais informações importantes para a conclusão do mesmo. A pesquisa será conduzida e desenvolvida através de pesquisa qualitativa, descritiva através de referencial bibliográfico, publicado sobre o tema. De acordo com Fonseca, (2002, p. 32), entende-se por pesquisa bibliográfica:

A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Existem porém pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos  prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (245 Kb)   docx (268.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com