TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORÇAMENTO NO ATUAL CONTEXTO

Pesquisas Acadêmicas: ORÇAMENTO NO ATUAL CONTEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 2

A necessidade de orçar é tão antiga quanto à humanidade. Os homens das cavernas precisavam prever a necessidade de comida para os longos invernos; com isso desenvolveram práticas antigas de orçamento. Há vestígios de práticas orçamentárias formais até mais antigas que a origem do dinheiro.

O orçamento sempre fez parte dos sistemas de administração pública das principais civilizações ocidentais. Em empresas privadas, o orçamento foi utilizado primeiramente por Brown, gerente financeiro da Du Pont de Memours, nos Estados Unidos, em 1919 (ZDANOWICZ, 1989).

Na primeira fase do orçamento predominou o orçamento empresarial, que teve como ênfase à projeção dos resultados e o posterior controle. É um plano projetado para atender a um nível de atividade do próximo período.

A segunda fase privilegiou o orçamento contínuo que tem como ênfase na revisão contínua, removendo-se os dados do mês recém concluído e acrescentando-se dados orçados para o mesmo mês do ano seguinte. A aplicação deste método orçamentário está se tornando bastante freqüente nas empresas.

O passo seguinte foi o surgimento do orçamento de base zero com a projeção dos dados como se as operações estivessem começando da estaca zero e a necessidade de justificar os gastos. No orçamento base zero os gestores estimam e justificam os valores orçados como se a empresa estivesse iniciando suas operações.

A quarta etapa apresenta o orçamento flexível em destaque com a projeção dos dados das peças orçamentárias em vários níveis de atividade. O orçamento flexível é projetado para cobrir uma gama de atividades, portanto, pode ser usado para estimar custos a qualquer nível de atividade.

Posteriormente, surgiu o orçamento por atividades como uma extensão do custeio baseado por atividades, com projeção dos recursos nas atividades e o uso de direcionadores para estimar e controlar os resultados. O orçamento por atividades usa a informação sobre os direcionadores no planejamento e no processo de avaliação.

Finalmente, o orçamento perpétuo que prevê o uso dos recursos fundamentado na relação causa-efeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com