TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Periodização Treino Natação

Por:   •  9/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.669 Palavras (11 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

FRANCISCO ARAUJO

IZABELA FIGUEIREDO

MAYANNA VITÓRIA

NÉLIDA SANTOS

THYAGO HENRIQUE

PERIODIZAÇÃO PARA JOGADORES DE HANDEBOL

BELÉM – PA - 2023

INTRODUÇÃO

A periodização do treinamento de handebol é uma abordagem sistemática e estratégica que visa maximizar o desempenho esportivo de uma equipe. No contexto de uma equipe escolar de handebol feminino, composta por adolescentes de 15 a 17 anos, oriundas da rede pública de ensino no turno vespertino, se faz de fundamental importância a implementação de uma periodização que se adeque a desenvolver as principais capacidades físicas desta faixa etária, bem como as técnicas e táticas inerentes ao desporto, sem deixar de considerar as limitações físicas e/ou cognitivas das atletas, assim como as dificuldades normalmente presentes nesta rede de ensino.

Assim como, mencionado anteriormente, exploraremos os princípios da periodização do treinamento de handebol para uma equipe escolar, na categoria B (15, 16 e 17 anos). Discutiremos as características específicas dessa faixa etária, os objetivos a serem alcançados e os benefícios da periodização adequada, para que os mesmos alcancem êxito na 65ª edição dos Jogos Estudantis Paraense – JEPS, o qual deve ocorrer nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2023.

Ademais, o estudo de Barros, Gutierrez, & Monteiro, (2014). "Periodização do Treinamento de Handebol: Modelos e Tendências". O qual foi publicado na Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, forneceu-nos uma visão geral dos aspectos importantes a serem considerados ao planejar o treinamento de adolescentes no handebol, analisando suas características e tendências. Explora questões relacionadas ao crescimento, maturação, adaptação ao treinamento e programação apropriada para essa faixa etária específica. Ao seguir princípios adequados de periodização e aplicar esses conhecimentos, é possível otimizar o desenvolvimento dos jogadores e melhorar seu desempenho no esporte.

DESENVOLVIMENTO

Ao implementar a periodização do treinamento de handebol para uma equipe feminina da escola pública, é essencial considerar as características, o contexto as e necessidades específicas dessa faixa etária. Nessa fase de desenvolvimento, os adolescentes estão passando por mudanças físicas, emocionais e cognitivas significativas, o que influencia diretamente o planejamento do treinamento.

O processo de periodização para essa faixa etária deve ser baseado em abordagens que levem em conta o desenvolvimento integral dos jovens atletas, considerando tanto o aspecto técnico-tático quanto o físico e o psicológico. Além disso, é importante proporcionar um ambiente de treinamento seguro, inclusivo e motivador, que estimule a participação ativa e o prazer pelo esporte.

Após o período de aplicação dos testes de qualidade física e anamnese dos candidatos, é fundamental estabelecer metas claras e realistas, levando em consideração o nível de habilidade e experiência da equipe. Esse momento de aplicação de testes físicos iniciais, para avaliar a proficiência dos mesmos e assim melhor designar a melhor posição de jogo para cada atleta é de vital importância. Algumas metas comuns podem incluir o aprimoramento das habilidades técnicas, o desenvolvimento da consciência tática, a melhoria da aptidão física e a promoção do trabalho em equipe.

É importante ressaltar que, nessa faixa etária, a variedade de estímulos e a inclusão de jogos reduzidos, situações de jogo simuladas e atividades lúdicas são elementos-chave para manter a motivação e o interesse dos jovens atletas. Além disso, é fundamental monitorar o volume e a intensidade do treinamento, garantindo períodos adequados de recuperação e minimizando o risco de lesões.

Na presente Periodização, optamos pela modalidade Linear, modelo no qual o treinamento é progressivo e linear, com um aumento gradual da intensidade e volume ao longo do tempo. A qual tem início após o período as férias de verão do respectivo ano letivo com testes de seleção para a formação do time oficial, e atingirá seu ápice no período competitivo, devendo ocorrer de 16 a 18 de novembro de 2023.

RESUMO DAS ATIVIDADES

SELEÇÃO DE EQUIPE:

Período: de 1 a 4 de agosto
Local: quadra poliesportiva da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Cordeiro de Farias, Av. Alm. Barroso, S/N, Souza, Belém-PA.

Horário: O aluno deve comparecer durante o horário o qual está matriculado.

Objetivo: Selecionar uma equipe que condiz com a filosofia de jogo do treinador Selecionar atletas que dominam razoavelmente bem as habilidades básicas do handebol

Método: (testes aplicados etc)

Seleção: Após, a divulgação da seletiva, a qual foi realizada por meio de cartazes escolares e a divulgação oral nas reuniões de pais e mestres da mesma, cujo objetivo principal era selecionar 14 jogadoras para elencar o time de handebol feminino, que representará a mesma nos Jogos Estudantis Paraense – JEPS.

O processo de seleção foi realizado através de um treinamento circuitado, ou seja, foram levados em consideração os princípios e habilidades básicos do handebol como passes, arremessos, condução, recepção e defesa, além disso, foi realizado a avaliação física do salto contramovimento (CMJ), com o objetivo de avaliar características de um jogador de handebol de sucesso como a potência explosiva dos membros inferiores no qual é estimado por um teste de salto contramovimento (CMJ) (Hermassi S, 2015).  A altura do salto foi determinada como o deslocamento do centro de massa e os indivíduos foram instruídos a manter as pernas retas durante toda a fase de voo. 

Atividades:  O treinamento circuitado consistiu em 4 exercícios separados por estações, o primeiro era a defesa, o segundo era a condução, o terceiro era o passe e a recepção e o quarto era o arremesso com velocidade para o gol.

PERIODIZAÇÃO:

• Macro ciclo:

MESES

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

SEMANAS

7

14

21

28

04

11

18

25

2

9

16

23

30

6

16

17

18

PERÍODOS

PREP. BÁSICO

PREP. ESPECÍFICO

PRÉ COMPETITIVO

COMPET.

MICROCICLOS

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15


• Período Preparatório Básico: Mesociclo

PERÍODO

PREP. BÁSICO

OBJETIVOS

Melhorar as capacidades básica, condicionamento físico, flexibilidade, agilidade, força e coordenação motora dos atletas buscando a maximização da performance dos atletas durante os períodos de competição.

MICROCICLO

DATA

  ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1

07/08 SEG.

Iniciar com atividade de flexibilidade/mobilidade e aquecimento feito com corridas e trotes.

Aplicação do RAST (Running  Anaerobie Sprint Test)

Realizar atividade utilizando com deslocamento sem a bola.

Realizar atividade de exploração com a escadinha feita com fita.

Realizar corridas com elevações de joelhos.

09/08 QUA.

Aquecimento 10 minutos

Aplicar fart leak

Realizar corridas com resistência.

Correr saltando para cima e com mudanças de direção.

Realizar circuito simples.

11/08 SEX.

Prática arremesso com a bola de handebol contra parede.

Realizar deslocamento lateral com mudança de direção utilizando a bola de Handebol.

Corrida intervalada 4x2 voltas na quadra

2

14/08 SEG.

Iniciando com mobilidade e aquecimento de 10 minutos

Arremesso da bola para cima e passar por baixo da mesma com a finalidade de segurá-la.

Arremesso em dupla com mudança de posição.

Correr de um lado para o outro na quadra, indo de frente e voltando de costa.

Treinamento Intervalado com tiros.

16/08 QUA.

Aquecimento de 10 minutos.

Corridas de 15 a 30 segundos.

Utilizar bambolês ao redor da quadra fazendo com os alunos driblem a bola ao redor do arco.

Prática de jogo com área de gol livre.

18/08 SEX.

Treinamento intervalado de tiros com progressão de distância.

Realizar atividades com a bola: fazer uma roda com aos alunos sentados e debater a bola no chão.

Prática de jogo com metade da quadra com os cones demarcando a área de gol

21/08 SEG.

Aquecimento básica com saltos, trotes, movimentação com a bola e alongamento com duração de 10 minutos

Escada adaptada com esparadrapo no chão (realizar movimentos de abre e fecha com os pés segurando a bola de handebol na mão).

Tiros de intensidade máxima de 600m.

3

23/08 QUA.

Aquecimento e alongamento.

Corridas de no máximo 3 minutos.

Passadas com a escadinha usando a bola de handebol.

Circuito intervalado com agachamentos, polichinelos, abdominais, avanço e drible com a bola.

25/08 SEX.

Aquecimento de 10 minutos.

Treinamento funcional e de força.

Simulação de jogo sem goleiro.

28/08 SEG.

Aquecimento e alongamento (mobilidade)

Pliometria.

Utilizar a escadinha para trabalhar coordenação motora com a bola em direção ao arremesso.

4

30/08 QUA.

Aquecimento de 10 minutos

Utilizar cones e pratos para demarcar o descolamento lateral e frontal driblando a bola e finalizando com a finta.

Realizar o fartlek em direção ao gol driblando a bola e finalizar com o arremesso.

01/09 SEX

Aquecimento livre

Iniciar o básico do treino técnico e tático

Prática de jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (333.5 Kb)   docx (787 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com