TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Preparação Física

Por:   •  16/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

                       

                          RUBENS FCO SILVA NETO

                                      R.A.: 8114817

                  PORTFÓLIO CICLO III

                                          AULA PRÁTICA III

            Abordagem Pratica do Ponto de Vista Clínico

                                 Preparação Física
                               Lutas Coreografadas

[pic 3]

                           PÓLO  FLÓRIANOPOLIS

                                       ANO 2021

[pic 4]

Esportes de Lutas

Preparação Física  III

Não importa quais sejam os objetivos, competição ou se apenas treino,  uma coisa é fato, a preparação física se torna uma aliada importantíssimo para  qualquer esporte e no caso do  Brazilian Jiu Jitsu ou do Muay Thay é uma ferramenta fantástica de aprendizado e irá ajudá-lo a melhorar seu Jiu Jitsu ou Muay Thai mais rápido.

Sabemos que a maioria dos praticantes que treinam não está tentando seguir o Jiu-Jitsu/Muay Thai como uma carreira profissional, mas todos nós queremos atingir nosso potencial máximo e ter um bom desempenho no treinamento. Já os que  competem encontram uma  maneira perfeita de pular da sua zona de conforto e realmente testar suas habilidades. Ganhando ou perdendo, você aprenderá muito sobre o seu Jiu-Jitsu/Muay Thai e o que você precisa trabalhar. Isso vai traçar uma imagem clara de quais pontos precisam ser melhorados na sua luta e desempenho e lhe dará motivação para voltar a treinar para consertar suas áreas fracas. A preparação para o torneio também ajudará a dar propósito e direção ao seu treinamento, para que você possa obter o máximo de cada sessão.

Sendo assim analisando a Aula 3 da disciplina de ESPORTES DE LUTAS ministrada pelo professor( Fioco, Evandro 2021)  e fazendo o resumo proposto vimos:

A necessidade para uma abordagem pratica do ponto de vista clinico e uma Integração técnica com a física terá uma efetividade no desempenho do atleta

Desempenhar uma preparação responsável trará uma real condição de eficácia na preparação física assistida por um profissional capacitado para se obter melhores resultados são fundamentais para a segurança e para se obter o sucesso desejado.
Ter a assistência de um profissional só traz benefícios para o praticante, pois replicar os exercícios de forma correta evitará lesões, trará resultados mais efetivos e o sucesso conseqüentemente.

[pic 5]

  • Integração Técnicas e Físicas;
  • Especificidade da luta (Brazilian Jiu-jitsu) 6 minutos de treino;
  • Preparação física;

Através dos movimentos básicos do Jiu-jitsu trabalhar com uma metodologia a força, equilíbrio e potência

Alternância de exercícios anaeróbicos e aeróbicos para trabalhar a resistência

Exercícios multi articulares mais efetivos para transferência de força
Sistemas Energéticos
 sistema ATP-CP – (sistema anaeróbio alático, também conhecido como sistema fosfagênio, representa uma fonte imediata de energia para o músculo ativo. Atividades que exigem altos índices de energia durante breve período de tempo dependem basicamente da geração de ATP a partir das reações enzimáticas do sistema.)
Alta intensidade de curta duração

Aquecimento na Esteira (intensidade máxima)

Circuito de 7 exercícios (força máxima, potencia e isometria)

Alternar Barra com Flexão em 10 repetições

Exercícios com Bola Pezzi simulando a montada e descanso de 5 minutos.

  • Especificidade da luta (Muay Thai) treino misto :
  • Preparação física;

Treino de potência: Normalmente pensa-se em cargas elevadas que para desenvolver a potência muscular, esquecendo-se da importância da velocidade de contração e da taxa de produção de força, bastante importante no desenvolvimento da potência muscular, que não deve ser superior a 50% de um RM (repetição máxima)

Treino de preparação física: No caso do Muay Thai, temos um esporte de muita força e potência, que tem uma duração de 5 rouds, de 3 minutos cada um. Desta forma, temos uma solicitação puramente anaeróbica, onde teremos uma base de trabalho.
Treino especifico (focado em treinos energéticos): Usar movimentos que tenham uma boa possibilidade de transferência de força e energia, que auxiliem na melhora da técnica e que no contexto do esporte, trabalhe dentro de sua solicitação específica.

[pic 6]Mais 10 minutos de corrida;

Trabalho de agilidade e força;

Biometria dos membros superiores com 2 repetições;

Biometria dos membros inferiores com 2 repetições;

  • Circuito alternado: Flexões, punch, lowkick, corrida

Lutas Coreografadas ou Body Combat

Em vídeos ministrados pelo professor (Fioco, Evandro 2021), temos exemplos de duas equipes de lutas coreografadas a Strong Nation e a equipe Body Combat Invincible em vídeo aulas que demonstram os principais movimentos e seqüências.

Body Combat é uma aula de exercícios que permite que se dê socos e chutes sem um adversário ou contato físico para atingir objetivos de condicionamento físico, misturando elementos de muitas artes marciais como Karate, Taekwondo, Boxe, Muay Thai e Kung Fu.
Não é apenas um ótimo treino para o corpo inteiro e para a preparação cardiovascular, mas também é excelente para queimar gordura, liberar o estresse e melhorar sua coordenação, é baseado na ciência do treinamento cardio-pico, que mantém sua freqüência cardíaca em cerca de 60-80% do seu máximo, com períodos de exercícios de alta intensidade, isto é, com sua freqüência cardíaca entre 85 e 90% do seu máximo. Esta combinação de estado estacionário e exercícios de alta intensidade foi comprovado para aumentar a resistência cardiovascular e ajuda a gerar os mesmos efeitos de queima de gordura que o treinamento de intervalado de alta intensidade (HIIT), tornando-o ótimo para perder peso.
As aulas fitness do Body Combat oferecem todos os tipos de benefícios. O Body Combat não é apenas excelente para queimar calorias e gordura, mas também ajudará a construir a sua resistência cardiovascular, ajudará a aliviar o stress e também é excelente para a coordenação, tonificação muscular e agilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (64.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com