TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REALIDADE E PRÁTICA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FISICA

Por:   •  15/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.918 Palavras (16 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

Universidade do Estado do Pará

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Curso de Licenciatura Plena em Educação Física

PAPER:

A REALIDADE E PRÁTICA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA.

Castanhal-PA

2017

Anna Emanuelle Ferreira Mourão

PAPER:

A REALIDADE E PRÁTICA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA.

Trabalho apresentado como requisito parcial avaliativo da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica II, do curso de Licenciatura Plena em Educação Física, ministrado pela Professora Carmem Tereza Xavier da Universidade do Estado do Pará- UEPA.

Castanhal-PA

2017

Resumo

O presente estudo aborda a questão da inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais nas aulas de Educação Física, pretendo abordar a importância da educação física inclusiva para o portador de deficiências, respeitando-se a individualidade e as limitações de cada um, e tomando como base o fato de ser a educação um direito de todos independente da deficiência que possa ter. Para isso, foi realizado uma pesquisa bibliográfica com finalidade de esclarecer e mostrar o contexto atual que se encontra as prática pedagógicas na disciplina de Educação Física acerca da Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais nas aulas de Educação Física, e mediante a pesquise, foi necessário alcear as alguns subtópicos relevante para início da questão sobre a inclusão, quais seja,  a política da inclusão, Teoria e Prática da Inclusão e a Realidade da Inclusão na Educação Física, no qual ambos obtiveram sua contribuição no processo de esclarecimento do assunto exposto. Contudo, em detrimento da abordagens teóricas, foi percebido que não há um aluno único, e sim, cada um com sua dificuldade e sua história da vida, logo, somente com essa troca é possível construir uma sociedade que respeite a diferença, buscando a conquista da paz tão desejada no processo de inclusão na Educação Física.

Palavras – Chave: Educação, Inclusão, Educação Física, Práticas Pedagógica.

INTRODUÇÃO

A inclusão de crianças com necessidades especiais nas aulas de Educação Física escolar é um desafio a ser vencido pela escola e pelo próprio professor, pois essa prática promove além da integração e socialização, o respeito as diferenças. Nesse sentido, é relevante que se conheça as deficiências, e para que haja inclusão, é preciso adaptar as atividades como forma de benefício à todos.

No que concerne a disciplina de Educação Física, ela contribui para o processo inclusivo nas escolas regulares permitindo a relação entre crianças, estabelecendo a troca de experiências. Com isso, o presente artigo objetiva abordar, como o aspecto da inclusão de alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física acontece nos dias atuais. No entanto, a construção do referente, foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica de alguns teóricos que embasam a respeito da inclusão escolar, mais precisamente na disciplina de educação física, por meio de leitura de suas abordagens teóricas.

Porém, a concepção de normalidade do ensino deu lugar a dois tipos de processos de ensino-aprendizagem: o “normal” e o “especial”, ou seja, no primeiro caso, o professor estaria frente aos alunos considerados “normais”, que seguem o padrão de aprendizagem para o qual ele foi preparado durante sua formação; no segundo caso estariam os alunos que apresentam os denominados “distúrbios ou dificuldades de aprendizagem” e/ou aqueles que precisam de processos de ensino-aprendizagem diferenciados por apresentarem deficiências ou demais necessidades educacionais especiais.

Para Venturini et. al. 2010, p. 190:

 A Educação Física contribui para o desenvolvimento do afetivo, social, e intelectual de alunos com deficiência, pois o incentivo à inclusão torna a autoestima e a autoconfiança mais evidente e assim não há desigualdade. A adequação correta da Educação Física para alunos deficientes evidencia a compreensão de limitações e capacidades, estimulando o desempenho do aluno.

Entretanto, torna-se essencial que o professor conheça seu aluno e sua necessidade educacional especial, se houver, pois atualmente está disciplina não trabalha apenas com alunos ditos normais, mas também frisa a importância da pratica inclusiva de alunos especiais em suas aulas. Vale lembra que, a Educação direito de todos, conforme a declaração do Direito à Educação, é particularmente detalhada na Constituição Federal da República Federativa do Brasil, (1998, 17 -18), que afirma no artigo 205: “A Educação, direito de todos e dever do Estado e família”. Nesse sentido, torna-se importante questionar sobre a políticas, teorias, prática para que se possa contextualizar sobre a realidade da inclusão na educação física.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a diversidade no âmbito escolar é importante pois garante o acesso à escola visando o ensino de qualidade. Ela, a escola tem o papel de tornar mais forte o respeito à diversidade, e a não aceitação da desigualdade, pois as diferenças devem ser vistas como um incentivo para que se cumpra uma educação de qualidade. Além disso, os PCNs também tem importante papel no processo de inclusão, pois foram criados com o objetivo de obter um vínculo entre escola e sociedade, além de ser um fator de extrema importância para a educação.

Mediante ao exposto, convém fazer a seguinte indagação sobre como é: A Realidade e Prática da Inclusão na Educação Física no contexto atual?

1. – A RELIDADE E PRÁTICA DA INCLUSAO NA EDUCAÇÃO FÍSICA.

1.1 - A POLÍTICA DA INCLUSÃO.

A compreensão da educação como um direito de todos e do processo de inclusão educacional numa perspectiva coletiva da comunidade escolar reforça a necessidade da construção de escolas inclusivas que contam com redes de apoio a inclusão. Com isso, a ideia de inclusão não deve se limitar somente no ato de ensinar, de preparar o aluno, antes de tudo, a própria escola deve se preparar para receber esse aluno que necessite de um ambiente que supra a necessidade de acordo com a necessidade que o mesmo tenha. Haja vista que o processo de inclusão implica, também na reforma da gestão e no projeto pedagógico da escola, fundamentada nos direitos da inclusão, garantidos na atenção à diversidade e no direito de todos à educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com