TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Socioambiental

Por:   •  22/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Camilla Cristina da Costa Coelho

04045741

Educação Física

Ao analisar a importância das ações socioambientais e seus impactos no globo, pode-se concluir que estas trazem benefícios e lucros para as organizações, se realizadas como uma estratégia de marketing, por exemplo. As empresas que investem em políticas sustentáveis revelam ao público o grau de responsabilidade, ética e comprometimento. Assim, as mesmas obtêm uma fidelização de clientes pois estes irão priorizar adquirir seus produtos, uma vez que o meio ambiente também é uma preocupação para os mesmos.

Pode concluir que a empresa que apoia e investe em ações socioambientais possui retorno financeiro pois atrai novos consumidores com suas políticas sustentáveis e aumenta a fidelização de clientes, que irão priorizar consumir seus produtos. Além disso, também irá melhorar sua imagem corporativa e seus colaboradores sentirão certo prazer pessoal em trabalhar para uma instituição que colabora com o meio ambiente.

Um grande exemplo de empresa sustentável no Brasil é a Natura Cosméticos. A Natura é uma fabricante de produtos de beleza e possui boas estratégias de marketing e inúmeros projetos colaborativos com comunidades tradicionais. 90% das fórmulas usam ingredientes naturais e renováveis e não testam em animais desde 2006. Prova de envolvimento da empresa com a causa sustentável foi a criação do documento chamado “Visão 2050” que tem o compromisso de gerar produtos de valores e práticas mais sustentáveis com metas de médio a longo prazo.

O projeto “Mais beleza, menos lixo” tem como objetivo diminuir a quantidade de plástico e vidro descartados. Desde 1983, a Natura oferece refis de seus produtos e o resultado foi uma economia de lixo produzido diariamente por 4,4 milhões de pessoas.

Todos os anos é reutilizado 665 toneladas de plástico de embalagem fazendo com quem 22 milhões de garrafas PET deixem de ir para o lixo. A organização foi pioneira em adotar vidro reciclado na perfumaria, evitando o despojo de 1.000 toneladas de vidro por ano (equivalente a 1,1 milhão de garrafas de 1L).

Como resultado, a Natura catalogou progressos em seu compromisso de coletar e designar para a reciclagem 50% dos resíduos produzidos pelos recipientes de seus produtos no Brasil até 2020, em toneladas correspondentes – o indicador que mensura o desempenho subiu de 29% para 32,8%, indicando que as respostas à iniciativa são totalmente positivas.

REFERÊNCIAS

A responsabilidade socioambiental e sua importância para os negócios. FIEMG. Disponível em: <https://www7.fiemg.com.br/Noticias/Detalhe/a-responsabilidade-socioambiental-e-sua-importancia-para-os-negocios>. Acesso em: 28 out 2021.

Empresas sustentáveis: as tops 5 do Brasil e as tops 20 do mundo. Meio Sustentável. Disponível em: <https://meiosustentavel.com.br/empresas-sustentaveis/>. Acesso em: 28 out 2021.

Mais beleza, menos lixo. Natura. Disponível em: <https://www.natura.com.br/blog/sustentabilidade/mais-beleza-menos-lixo>. Acesso em: 28 out 2021.

Mais Beleza, Menos Lixo: o que uma marca de beleza pode fazer pela redução de resíduos. Dois Terços. Disponível em: < http://www.doistercos.com.br/mais-beleza-menos-lixo-o-que-uma-marca-de-beleza-pode-fazer-pela-reducao-de-residuos/>. Acesso em: 28 out 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com