TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A capoeira como ferramenta para o desenvolvimento do sujeito

Por:   •  19/3/2019  •  Artigo  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

NATAÇÃO NA ESCOLA: dificuldades encontradas por professores de Educação Física

Maria do Carmo Andrade Santos¹

Marcos Henrique Pereira dos Santos²

Mateus Castro de Santana³

Anderson Luis de Jesus Xavier

RESUMO

Ao analisar a prática pedagógica de alguns Profissionais de Educação Física, pôde-se perceber que alguns professores têm dificuldades em aplicar aulas de natação e outras modalidades esportivas em escolas, uns por falta de materiais adequados, outros por falta de arca bolso pedagógico, pois modalidades esportivas como futebol, futsal e queimada são bastante praticadas nas escolas fazendo com que alguns alunos demonstrem certa resistência em vivenciar modalidades que não estão acostumados, podendo alguns professores terem uma visão tecnicista sobre a natação ou ate mesmo não possuírem um domínio teórico/pratico da mesma. O presente estudo tem como objetivo discorrer acerca das dificuldades encontradas para o ensino de novas modalidades esportivas no contexto escolar, principalmente os esportes individuais como a natação. Para feição, foram feitas leituras de artigos científicos e livros de grandes pensadores contemporâneos que tratam com muita propriedade os assuntos destrinchados do tema proposto, além de estudo de caso. Assim, pretende-se discutir acerca dos benefícios da pratica da natação para o desenvolvimento motor e social dos alunos.

Palavras-chave: Educação Física; natação escolar; desenvolvimento motor e social.

INTRODUÇÃO

O meio aquático é um ambiente muito rico em possibilidades e variações de atividades que venham de encontro às necessidades dos alunos, além de proporcionar ao professor uma vasta gama de atividades e jogos para se trabalhar independentemente da faixa etária que se pretende trabalhar a natação, pois as atividades no meio liquido são prazerosas quando aplicadas de forma correta. Segundo DULCY, (1983) Apud LÉOPORE et al (1998), fala que, os aspectos motivacionais e propriedades terapêuticas da água estimulam o desenvolvimento da aprendizagem cognitiva e o poder de concentração, pois o aprendiz busca compreender o movimento de seu próprio corpo explorando as varias formas de se movimentar, adaptando suas limitações às propriedades da água. Baseia-se o presente trabalho na seguinte indagação: o que pode ser feito para tentar inserir a natação e outras modalidades individuais sem que haja repulsa por parte dos alunos?

DESENVOLVIMENTO

O esporte é uma forma de interação social independente de idade ou classe social, mas da mesma forma que ele pode incluir pode excluir, por isso cabe ao professor aplicá-lo da melhor forma, utilizando metodologias que se adequem a sua realidade escolar.

Segundo LADEWIG (2000), quando nos colocamos frente aos alunos para ensinar-lhes algo, necessitamos primeiramente avaliar o seu conhecimento prévio e observar o estagio em que se encontram, para então planejarmos as atividades. Logo na Educação Física escolar a maioria dos alunos já tem uma certa vivência em diferentes modalidades esportivas, devido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com