TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capoeira no Desenvolvimento da Criança

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.281 Palavras (14 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 14

        Introdução

A criança em idade pré-escolar e escolar encontra-se disposta a diversas formas relacionais com o corpo. Nesta fase, o convívio escolar permitirá à criança uma constante troca de informações nas áreas do seu desenvolvimento biopsicossocial.

Perceber as emoções das crianças nos diversos ambientes contidos no meio pré-escolar é uma emergente tarefa, na medida em que as respostas do desenvolvimento infantil sofrem claras influências dos contextos envolvidos, o que é bastante significativo para os profissionais desse meio compreender a posição dos pré-escolares, frente aos processos de uma futura aprendizagem.

As crianças, dificilmente, nos dizem em palavras aquilo que pela expressão sentem. Perceber o significado do sentimento pelo tom de voz, pela expressão facial ou por outras maneiras não verbais, constitui a essência da empatia, pois a partir do momento em que o professor reconhece as emoções do aluno (medo, raiva, ciúme, alegria, tristeza, vergonha), cria uma grande chance de aumentar o vínculo afetivo – transmitir experiências, compartilhar as dificuldades, além de aumentar a intimidade.

Segundo, Teeple (1978), maturação física é o avanço qualitativo na constituição biológica e pode referir-se à célula, ao órgão ou avanço do sistema em composição bioquímica, em vez de somente ao tamanho. É na fase pré-escolar que a criança de três a seis anos irá demonstrar suas aptidões e interesses para determinadas práticas esportivas e recreativas. A maturidade é muito complexa e requer uma abordagem multidisciplinar para sua completa compreensão. É importante identificar as mudanças atribuídas ao crescimento e maturidade e aquelas atribuídas à atividade física. A atividade física habitualmente apresenta um efeito positivo no crescimento e maturidade podendo realçar o desempenho e o desenvolvimento da criança. Embora, a característica biológica individual, especialmente durante a infância, é importante ter conhecimento da extensão destas variações relacionadas ao crescimento, maturidade e atividade física.

 A importância da capoeira na fase pré-escolar atribuiu a um tempo de transição mais curta na captação de oxigênio. O crescimento, maturidade e o desenvolvimento são termos que englobam uma relação positiva entre o tamanho e a maioria dos atributos fisiológicos que sempre devem ser levados em consideração no estudo da atividade física durante a infância.

   

.         Para Haywood e Getchell (2004) o desenvolvimento está relacionado à idade, ele pode ser mais rápido ou mais lento em diferentes períodos. O desenvolvimento motor é de extrema importância, pois o não desenvolvimento na fase pré-escolar acarreta sérios problemas à vida adulta do indivíduo. Os autores ressaltam ainda que, “os organismos vivos estão sempre em desenvolvimento, mas a quantidade de mudanças podem ser mais ou menos observável nos diversos períodos da vida.” A aplicação da capoeira na idade pré-escolar tem sido uma questão bastante discutida pelos que se preocupam com o desenvolvimento motor da criança de três a seis anos. O desenvolvimento motor cuja importância é extremamente fundamental. Isto significa que a criança tem que ser capaz de controlar seu próprio corpo. Disso também depende sua saúde física e mental, afinal é através do corpo que a criança brinca e ganha recursos adequados para sua sociabilidade, garantindo sua independência e ainda contribuindo para que tenha um bom conceito de si mesma. A falta de habilidades na criança é resultado de uma variedade de fatores, como: estado físico, constituição somática, grau de inteligência, oportunidade para desenvolver controle muscular e incentivo para conseguir esse desenvolvimento. Algumas causas podem ser as responsáveis pela deficiência do desenvolvimento motor, podemos citar: as de origem neurológica, deficiência no controle dos esfíncteres, problemas de parto, meio ambiente, atraso na educação de hábitos de higiene, todas essas variáveis resultam em problemas de ordem emocional podendo variar desde a timidez até alterações de conduta e formação de personalidade.

Segundo Sergipe (2006), a capoeira é uma modalidade a qual o praticante estará desenvolvendo toda coordenação motora global. Pois é única com ginga e determinada número de toques e golpes padrão a todos os capoeiristas, enriquecidos com novas criações, mas que não descaracterizam e interferem em sua integridade. A compreensão do que é a capoeira e suas funções é indispensável ao processo do desenvolvimento motor, pois o profissional desta área deve conhecer a didática adequada a  cada nível de maturação, vendo que a criança de três a quatro anos apresenta um desenvolvimento motor diferenciado da criança de cinco a seis anos. Assim, a capoeira encontra-se um estilo flexibilidade a força, é o que melhora a coordenação motora e a autoconfiança. Logo, o desenvolvimento motor na capoeira aparece com golpe, fazendo uma parada de mão, gingando ou agachando-se em tempo recorde para se esquivar ou enfrentar o adversário, talvez seja hora de experimenta essa atividade física que, com os cuidados necessários pode trazer muito benefícios. A capoeira desenvolve harmonicamente os membros inferiores e superiores, porque os braços e as pernas são usados como alavancas no jogo. Entre outras vantagens, o médico cita a melhora da força e da flexibilidade, e da coordenação motora, e da amplitude articular, do equilíbrio e do alongamento.

Segundo Haywood e Getchell (2004), o desenvolvimento motor é o processo seqüencial e continuo relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica. Porém a prática da capoeira pode ser aplicada a um grupo de crianças de três a seis anos juntas, pois o objetivo da capoeira será o mesmo para todas as idades nessa fase.

Campo de investigação que estuda o comportamento motor ( habilidades padrões, generalizações motoras e capacidades físicas) em populações normais ou não em diferentes faixas etárias. Estuda as teorias que fundamentam o sentido/significado do movimento humano no processo de desenvolvimento e aprendizagem humana. Estabelece princípios básicos para fundamentar a ação pedagógica.

Segundo Sergipe (2006), a capoeira constitui uma cultura física completa, dando ao corpo humano suavidade, agilidade, destreza, resistência e ajuda a desenvolver vários aspectos, tais como: coordenação motora, moderação da linguagem, formação do caráter, sendo um excelente método da educação física.

O diálogo corporal, a improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, assim como as noções de espaço, tempo, ritmo, música, e compreensão da filosofia de jogo, são princípios fundamentais ensinados dentro da capoeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (208.8 Kb)   docx (755.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com