TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Dança na Escola - Revisão Bibliográfica

Por:   •  6/6/2016  •  Monografia  •  2.708 Palavras (11 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 11

A importância da dança na escola - revisão bibliográfica

The importance of dance in school - Literature Review

Diane Mota Lima (1,2)

Ms. Rafaela Liberali (1)

Ms. Maria Cristina Mutarelli (1)

Esp. Maria Ines Artaxo (1)

1 – Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Dança e Consciência Corporal.

2 - Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Email: dianemotalima@gmail.com

Rio de Janeiro – turma 3030

Data: 25/10/2013

RESUMO

Objetivo: Este artigo tem por objetivo discutir a importância do ensino da dança no contexto escolar. O presente estudo se preocupa em apresentar aos profissionais de Educação Física a contribuição da dança no aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. A dança na escola, que faz parte do currículo da disciplina Educação Física, não deve buscar a formação de profissionais de alto rendimento, e sim trazer novas experiências corporais, com liberdade de expressão e ganhos culturais. Desse modo, visa-se despertar o interesse dos profissionais de Educação Física para o ensino de dança, bem como, o dos alunos. Metodologia: A metodologia utilizada para este estudo foi uma releitura de obras referente a importância da dança na escola.

PALAVRAS-CHAVES: Dança, escola, movimento

ABSTRACT

     This article aims to discuss the importance of dance education in the school context. The present study is concerned to submit to physical education professionals the contribution of dance in the improvement of basic skills, the fundamental patterns of movement in the development of human potential and its relation to the world. The dance school, which is part of the curriculum of Physical Education, should not seek the training of high performance, but bring new bodily experiences with freedom of expression and cultural gains. Thus, it is intended to arouse the interest of physical education professionals for teaching dance, as well as the students. Methodology: The methodology used for this study was a reinterpretation of works concerning the importance of dance in school.

Key words: dance, school, movement,

INTRODUÇÃO

      A Dança é uma atividade física única que trabalha de uma forma global a mente, o corpo e o espírito, segundo Joyce (1994). Já para Santos (1997), é uma atividade física que parte do corpo e do movimento, sendo portanto essencial ao desenvolvimento físico e motor do indivíduo. A dança se faz útil no desenvolvimento físico, mental e social do homem. A dança é uma linguagem da arte que expressa diversas possibilidades de assimilação do mundo.

     O Coletivo de Autores (1992) considera dança uma expressão representativa de inúmeros aspectos na vida do homem. Pode ser caracterizada como linguagem social que possibilita a transmissão de sentimentos, emoções da afetividade vivida nas esferas da religiosidade, do trabalho, dos costumes, hábitos, da saúde, da guerra, etc.

     O lúdico na dança permite incorporar elementos culturais adquiridos da interação social e da comunicação, fazendo com que o período da infância continue a ser dominado por esse caráter (MARCELLINO 2006), e contribua, futuramente para formação corporal, isto é, para o desenvolvimento dos músculos e dos sentidos (TEIXEIRA 2003).

     Dentre as produções dessa cultura corporal, algumas foram incorporadas pela Educação Física em seus conteúdos: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta (PCN EDUCAÇÃO FÍSICA 1997).

     Uma proposta de dança escolar se resume no sentido de se buscar uma forma de dança que se liberte do academicismo mostrando que esta não se restringe apenas ao aprendizado de técnicas e estilos como ballet clássico, jazz, moderno etc... vai muito mais além do que simples classificação, pois conforme Ferrari (2003, p.1) "A Dança na escola não é a arte do espetáculo, é educação através da arte".

     A dança escolar objetiva trabalhar muitas das valências físicas do aluno. Como,  conscientização e expressão corporal, condicionamento físico, preparo corporal,flexibilidade, problemas com articulações, reeducação postural  e desenvoltura. Sempre respeitando os limites e particularidades de cada um. Não havendo um compromisso  real na execução perfeita do movimento, pois o maior interesse está em proporcionar ao estudante uma vivência motora desconhecida ou pouco abordada. (FERREIRA,2005).

METODOLOGIA

Tipo de pesquisa

     Utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica que consiste na procura de referências teóricas para análise do problema de pesquisa e a partir das referências publicadas fazer as contribuições cientificas ao assunto em questão (LIBERALI, 2011).

REVISÃO DA LITERATURA

 Breve histórico da importância dança  

     Ao longo da nossa história, pode-se verificar que os povos, desde a Antiguidade, obtiveram a dança,dentre outros meios, como forma de se expressar. De acordo com VERDERI (2009): “O homem primitivo dançava por inúmeros significados: caça, colheita, alegria, tristeza,... O homem dançava para tudo que tinha significado, sempre em forma de ritual.”

  Desde os primeiros tempos da sua existência que o homem se movimenta ritmicamente para se aquecer e comunicar (Romão & Pais, 2006).

     A dança tem servido a diversas áreas de conhecimento na história. Quer seja por magia, rituais, religiosas, sociológicas ou educacionais. Apesar de cuidadosamente composta, sempre usada como uma atividade comum (RUSSEL, 1969).

   Com isso, notamos que a dança é umas das artes mais antigas na vida do homem. E com o passar dos tempos veio avançando em conceitos, nos fatos sociais e culturais, estreitando a relação do homem com o mundo.

PROBLEMATIZAÇÃO DA DANÇA NA ESCOLA

     O que tem sido visto na história da educação escolar, é uma valorização dos aspectos intelectuais em relação aos corporais. Giffoni (1973, p.15), afirma que os problemas educacionais "(...) quase sempre são considerados pelo lado intelectual, constituindo uma das faltas da educação". E ainda temos, Bèrge (1988, p.24) também concorda quando utiliza a metáfora "(...) O cérebro se empanturra, enquanto o corpo permanece esfomeado."

  O que tem sido notado, também, é o fato da dança vir sendo tratada superficialmente nos espaços escolares, como “técnica de relaxamento” e “soltar emoções” e “expressar-se espontaneamente”(MARQUES, 2007, p.23). Ou, apenas, como apresentações em datas comemorativas, shows de talentos e entre outros eventos internos. Conforme Marques (2007), Strazzacappa (2001), dentre outros, constatamos que a dança ainda permanece confinada a “produções e reproduções de repertórios apresentados em festas de fim de ano” (MARQUES, 2007 p.66). Tem-se como pressuposto que a dança parece ser exercida de forma esvaziada de significados e conteúdos no âmbito da cultura escolar, o que nos remete ao interior do espaço escolar para nos aproximarmos dos movimentos, expectativas, normas e práticas de seus sujeitos e neste movimento compreendermos como se constitui o ensino de dança na escola em suas perspectivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com