TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A necessidade de um professor formado em educação física para ministrar aulas na educação infantil

Por:   •  2/5/2017  •  Artigo  •  4.320 Palavras (18 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 18

A necessidade de um professor formado em educação física para ministrar aulas na educação infantil

1.Fernando Cordeiro dos Santos  (orientando)

Universidade Brasil

2.Prof, MsKresley Magalhães ( orientador)

Universidade Brasil

Resumo- O presente trabalho estudou e levantou dados sobre a importância de um profissional graduado em educação física para ministrar aulas na educação infantil. Além de estudo bibliográfico com diversos autores que discursam sobre o tema, foi realizada também uma pesquisa de campo através de um questionário respondido por 12 professores de uma escola de educação infantil da rede pública municipal de São Paulo, SP. Foi constatado o papel fundamental que este profissional teria atuando juntamente ao professor de educação infantil, apoiando o trabalho deste professor atuante nesta fase, oportunizando situações que desenvolvessem de uma forma mais específica e criteriosa à criança pequena no seu aspecto global. Observou-se que os professores de educação infantil não tiveram em sua formação, conteúdos voltados especificamente para área corporal, o que dificulta para os mesmos tanto o planejamento como a aplicação das atividades, fato que foi constatado pela análise de dados.

Palavras chaves: Educação Física, Educação infantil, Planejamento, Aplicação.

Abstract- Thispaperstudiedandcollected data ontheimportanceof a professionalgraduate in physicaleducationtoteach classes in earlychildhoodeducation. In additiontobibliographicstudywithseveralauthorsthat speeches onthesubject, alsowasconducted a fieldsurveythrough a questionnaireansweredby 12 teachersof a kindergartenschool municipal public network of São Paulo, SP. It wasnotedthekey role thatthisprofessionalactingtogetherhavetheteacherofearlychildhoodeducation, supportingtheworkofthisteacheractiveatthisstage, providingopportunitiessituationsthatdevelop a more specificandprudentlytosmallchildren in their overall appearance. It wasobservedthatpreschoolteachershavenottakentheir training, focusedcontentspecifically for bodyarea, making it difficult for thembothplanningandimplementationofactivities, a factthatwasverifiedbythe data analysis.

Keywords: PhysicalEducation, EarlyChildhoodEducation, Planning, Application.



INTRODUÇÃO

Os primeiros anos de vida são fundamentais para todo o desenvolvimento subsequente de uma criança,fato que justifica a educação física nesta faixa etária, bem como sua importância na formação total do indivíduo.

"se a ciência mostra que o período que vai da gestação até o sexto ano de vida é o mais importante na organização das bases para as competências e habilidades desenvolvidas ao longo da existência humana, prova-se que a etapa educacional referente a essa faixa etária é imprescindível para o seu desenvolvimento... ”(ANTUNES, 2006)

Estafase trata-se da 1º etapa da educação básica e tem justamente como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos contemplando os seus aspectos físicos, psicológicos , intelectuais e sociais complementando a ação da família e da comunidade.

          Robert Fulghum (2004) resume a importância da educação formalizada já na primeira infância, de 0 a 6 anos, colocando que é nesta faixa etária que aprendemos a essência de todas as coisas, funcionando com uma base para toda a aprendizagem seguinte.A exploração e descobertas dessa fase são primordiais para nossa vida e fundamentais na formação do ser humano.

          O trabalho com a educação infantil , além de enfatizar os aspectos já mencionados , deve também partir do pressuposto que a criança já possui seu acervo de conhecimento bem como capacidade de interferir no meio em que vive ,atuando, explorando, argumentando, refletindo e tomando decisões nas mais diversas situações. Partir de algo que a criança já conheça é sempre uma estratégia que facilitará novas aprendizagens,dessa forma relações poderão ser feitas, e aprendizagens prévias farão com certeza uma ponte para o novo.

           Vygotsky (2003) afirma que a criança, desde o nascimento, possui potencial para aprender e se desenvolver, mas são as interações com o meio que a auxiliarão no seu desenvolvimento bem como o elo feito com o que a criança já traz de conhecimento.

           A 1º etapa da educação básica pode assim ser considerada um momento fundamental para que possa ser realizado um trabalho de desenvolvimento com a criança onde a exploração, descobertas, curiosidades, motivação e respeito sejam presentes e constantes, dentro de um processo educativo que leve essa criança à um desenvolvimento geral que servirá de base , como já foi dito, para toda a aprendizagem que virá nas outras etapas da educação básica.

          Outra questão a ser ressaltada trata-se da valorização que deve ser dada à atenção que foi prestada à educação infantil na LDB, pois a partir daí é que foi se perdendo o caráter assistencial (cuidar) que era o objetivo principal da 1º infância. Foram então sendo gradativamente estabelecidas orientações e práticas pedagógicas apropriadas para o atendimento educacional e pedagógico na educação infantil tais como:propor condições para estímulo da capacidade motora e perceptiva,formação de atitudes básicas para conservação da saúde,aumento da capacidade de expressão corporal,intensificação do desenvolvimento de atitudes morais e sociais,reforço de atitudes psicológicas, sociais e corporais.

         Paulo Lúcio Nogueira coloca com muita propriedade que cada vez mais, todos vêm dando maior atenção ao trabalho com a criança pequena e à importância da educação nesta idade.Trata-se de momento sempre oportuno para aprofundar-se no ensino-aprendizagem da educação infantil com um olhar mais pedagógico e menos assistencial. Além de tudo cabe ao poder público investir mais recursos nesta fase da educação básica.

         De acordo com Gallardo (2003) nesta fase as crianças possuem uma necessidade natural em movimentar-se e é importante deixá-las explorar suas habilidades motoras, uma vez que seu desenvolvimento harmonioso depende de toda a movimentação que executa. O autor complementa:        

“... as atividades lúdicas as encantam, pois o “brincar” é o estímulo que a criança recebe, colocando espontaneamente em ação os seus movimentos, e explorando intensamente seu potencial motriz, realizando assim novas descobertas de movimentos que consegue executar.” (GALLARDO, 2003, p. 33)

            No parágrafo 3º do artigo 26 da lei 9.394/96 está garantida a obrigatoriedade da educação física na educação básica com a seguinte redação:"3º-A educação física , integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica... "

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (446 Kb)   docx (263.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com