TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA E QUÍMICA: UM OLHAR DE PROFESSORES FORMADOS

Por:   •  21/10/2017  •  Artigo  •  3.412 Palavras (14 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 14

INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA E QUÍMICA: UM OLHAR DE PROFESSORES FORMADOS

Ariane Antonia da Silva

RESUMO

O presente estudo trata das compreensões sobre interdisciplinaridade e sua importância no ensino de Física e Química, especialmente na formação inicial de professores. Para tanto, foram analisadas as falas de dois professores formados pela Universidade Federal do Paraná, um em Física e outro em Química, respectivamente. Ambos os professores são criadores de um projeto online chamada Academia de cientistas, o qual desbravada a ciência de maneira divertida, trazendo a teoria para a realidade fixando conceitos na prática. As informações foram obtidas por meio de entrevista semiestruturada realizada com os professores, e analisadas de acordo com a Análise Textual Discursiva. Obtiveram-se informações importantes relacionadas à interdisciplinaridade, as quais foram organizadas e discutidas sob três aspectos: a) importância do ensino interdisciplinar; b) concepção de interdisciplinaridade; e c) formação e prática interdisciplinar. Essas discussões podem contribuir para uma melhor compreensão da importância da inserção da interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Química e Física e áreas afins.

1. INTRODUÇÃO

A abordagem interdisciplinaridade  é hoje uma questão muito debatida no âmbito da educação.  A necessidade de tornar os conteúdos escolares dotados de significado, bem como de discutir o papel das ciências e das tecnologias na sociedade contemporânea, tornou-se questão das mais importantes no cenário educacional das duas últimas décadas (FOUREZ, 2002).

Ela se justificaria, para muitos, a partir da constatação de que o ensino disciplinar tem levado a impasses quando se leva em consideração a educação para a cidadania e não apenas a educação propedêutica. Para os críticos, o enfoque disciplinar dos currículos não propicia que os conhecimentos aprendidos na escola tenham efetividade fora dela, pois estão demasiadamente marcados por idealizações, simplificações e restrições que os tornam impotentes para lidarem com a diversidade e complexidade do mundo. 

Desde modo, a formação inicial de professores nas áreas de Física e Química está sendo cada vez mais repensada no âmbito acadêmico com vistas às constantes transformações e exigências da sociedade, pois dentre outros aspectos, não basta mais conceber a formação de professores de modo linear e fragmentado, mas o que se discute é a necessidade de interações entre as diversas áreas do conhecimento.

Nessa direção, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica apontam a necessidade de que os professores, em sua formação inicial, desenvolvam competências referentes ao domínio dos conteúdos a serem socializados, de seus significados em diferentes contextos e de sua articulação interdisciplinar (BRASIL, 2002a).

De acordo com Feistel e Maestrelli (2011), no ensino superior, em particular, existem vários debates em torno da questão da interdisciplinaridade no contexto educacional e na formação inicial de professores, mas tendo em vista a importância destas para a Educação, ainda são poucos, e diante disso, sinaliza-se que tanto os referenciais teóricos como os documentos oficiais remetem à necessidade de discussões e reflexões quanto à implementação do ensino interdisciplinar, seja na Educação Básica ou na formação de professores de nível superior. Em geral, busca-se ultrapassar a organização curricular disciplinar e avançar em direção a propostas interdisciplinares contextualizadas (BRASIL, 2002a).

A interdisciplinaridade em si apresenta-se como um grande desafio a ser assumido pelos educadores que buscam a superação de uma prática de ensino e aprendizagem, que muitas vezes, se apresenta sob uma concepção bancária de educação, isto é, configura-se como tradicional quando há um depósito de conteúdos e prevalece a mera transmissão e recepção de conhecimentos (FREIRE, 1987; 2009).

Portanto, nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo investigar as compreensões sobre interdisciplinaridade e sua importância na formação inicial de professores no ensino superior, a partir da análise de falas de professores formados em Física e Química, criadores de um projeto interdisciplinar denominado Academia de Cientistas.

2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 O que irei apresentar a seguir é um estudo de caso em relação às disciplinas de Física e Química, criando um espaço para reflexão sobre a interdisciplinaridade no contexto da formação disciplinar. Além disto, foi também foco do estudo analisar a potencialidade de implementação da prática interdisciplinar em questão no Ensino Superior. 

A metodologia para coleta de dados e informações utilizadas na pesquisa foi do tipo participativa, por meio de entrevistas, de acordo com a Análise Textual Discursiva, a fim de trabalhar numa perspectiva interdisciplinar. Os dois professores participantes das entrevistas são dois profissionais que possuem formação (graduação e pós-graduação) nas áreas de ensino de Física e Química, que têm se empenhado em ações coletivas, utilizando redes sociais como Youtube, Facebook e website próprio para discussão, elaboração e planejamento das aulas com o intuito de efetivar da melhor maneira possível a proposta curricular interdisciplinar.

3. COLETA E ANÁLISE DOS DADOS (ACADEMIA DE CIENTISTAS)

A Academia de Cientistas é projeto Interdisciplinar criado por três professores das áreas de Biologia, Física e Química, formados pela Universidade Federal do Paraná, que tem como intuito de inspirar crianças, jovens e adultos de uma maneira criativa e divertida, a saírem um pouco da rotina e pensarem como cientistas, através de experimentos, produzindo assim uma experiência de aprendizado que os influenciem e os torne tanto melhores estudantes, quanto melhores cidadãos. 

Em vista das considerações apresentadas, para compreender melhor o entendimento sobre interdisciplinaridade, foram entrevistados dois (2) professores que fazem parte deste projeto. O primeiro foi o professor André, formado em Física, e o outro foram o professor Rodrigo, formado em Química.

A entrevista com os professores foi realizada a partir de questões semiestruturadas acerca do tema interdisciplinaridade, como que segue abaixo.

3.1 Questões da entrevista

1) Como você interpreta o conceito de interdisciplinaridade? Qual a sua concepção?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (225.3 Kb)   docx (305.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com