TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES COGNITIVAS DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO DO PROFESSOR-ALUNO EM UMA SALA DE AULA.

Por:   •  19/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.166 Palavras (9 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 9

AVM FACULDADE INTEGRADA / PEDAGOGIA HOSPITALAR

MARLUCE DA SILVA VIEIRA

AS CONTRIBUIÇÕES COGNITIVAS DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO DO PROFESSOR-ALUNO EM UMA SALA DE AULA.

Porto Seguro

2014

AVM FACULDADE INTEGRADA/ PEDAGOGIA HOSPITALAR

MARLUCE DA SILVA VIEIRA

AS CONTRIBUIÇÕES COGNITIVAS DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO DO PROFESSOR-ALUNO EM UMA SALA DE AULA.

        Projeto de pesquisa apresentado à AVM Faculdade Integrada como parte integrante do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica. Tutora: Denise Maria dos Santos Paulinelli Raposo

 

Porto Seguro

2014

SUMÁRIO

        

1.0 INTRODUÇÃO.....................................................................................................04

2.0 TEMA...................................................................................................................05

2.1 PROBLEMA..........................................................................................................05

2.2 JUSTIFICATIVA...................................................................................................05

3.0 OBJETIVO GERAL..............................................................................................06

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS...............................................................................06

4.0 REVISÃO DE LITERATURA................................................................................07

5.0 METODOLOGIA...................................................................................................09

6.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................................10

1.0- INTRODUÇÃO

Este projeto tem por objetivo investigar a contribuição cognitiva da afetividade na relação professor-aluno na sala de aula em uma turma da educação infantil. E também tem o objetivo de identificar a relação da afetividade na escola e a auto-estima do aluno; identificar fatores da afetividade na contribuição da relação professor aluno em sala de aula; identificar as principais dimensões da afetividade no processo de desenvolvimento do aluno para proporcionara aprendizagem.
A relação entre professor e aluno é de grande importância, pois, por intermédio da relação afetiva, o aluno produzirá cada vez mais e passará a ter mais envolvimento nas atividades da escola. Por meio da afetividade, o professor poderá influenciar no resultado da educação de seu aluno, investigando como a afetividade deve ser realizada dentro de sala de aula ou até mesmo fora da escola, para observar o rendimento do aluno e a relação professor-aluno e como pode ser feita para que professor e aluno cheguem a um objetivo, que é a aprendizagem.
Compreende-se que afetividade tem um papel importante para o desenvolvimento cognitivo, motor e psicológico do aluno. O tema foi escolhido com o objetivo de esclarecer pontos favoráveis da afetividade na relação professor e aluno no processo ensino aprendizagem na turma da educação infantill, que mostra que a afetividade é importante para relação motora e psicológica do aluno.
A pesquisa está fundamentada de acordo com os conceitos de Wallon e Freire dentre outros autores renomados para fundamentar uma pesquisa voltada para a relação afetiva entre professor e aluno como fator fundamental para a construção da auto-estima do aluno. As relações entre professor e aluno, manifestam inquietações que  mostraram que a  relação intrínseca é um fator imprescindível para o desempenho escolar e pessoal dos alunos. Pode-se constatar que os alunos que tem uma boa relação educador/ educando tem também outras dimensões quando pautadas no respeito, carinho e principalmente quando humanizadas.

2.0-TEMA                                                                                                                                      A afetividade na relação professor-aluno.

2.1 PROBLEMA

Em que a afetividade pode contribuir na relação entre professor e aluno em uma sala de aula.

2.2 JUSTIFICATIVA

A realidade nos dias de hoje mostra que a escola tem realizado muitos papeis e que vai além da educação pedagógica das crianças. Freqüentemente nos defrontamos com situações que refletem a ausência do dialogo, acompanhamento ou até mesmo o atenção básica dos pais para como seus filhos e isso ocasiona a busca de afetividade no meio escolar e muito mais na figura dos professores, pessoa que estará em muitos casos por mais tempo com uma criança mesmo que não seja seu (a) filho (a). As práticas de ensino fundamentadas na pedagogia do afeto, do respeito, do incentivo podem contribuir para uma educação integral, formando sujeitos críticos, afetivos e sociais. Porém, as políticas públicas educacionais, históricas e atualmente através de um sistema tendencioso e mal montado, não priorizam o profissional. Além disso, o conteúdo curricular atende a interesse de mercado e não as exigências científicas e de educação com o fim de assistir as necessidades humanas. Conseqüentemente, as pessoas carentes afetivamente têm dificuldades de relacionamentos e quando crianças podem achar normal a carência e também ser indiferentes quando adultos. Soma-se a isto, o ser humano que não recebe a atenção devida em sua formação apresenta uma deficiência no seu sistema imunológico, ficando com as defesas orgânicas passivas e debilitadas. Para que o sujeito trabalha a sua construção cognitiva, as suas habilidades desenvolvam o seu potencial e se realiza como ser humano é importante que o método conteudista seja substituído pelo o interesse, o envolvimento e atenção à subjetividade deste indivíduo. Atualmente a pedagogia e a psicologia têm dado uma qualitativa atenção aos estudos da afetividade na dinâmica entre o professor e o aluno. Assim com este projeto pretende-se investigar se a afetividade tem participação tanto no processo de construção do conhecimento como na sua formação moral e de personalidade, pretendendo discutir de que forma a relação afetiva entre professor e aluno pode ajudar aos educandos a desenvolverem fatores positivos que cooperem para sua auto-estima e o desenvolvimento psíquico, afetivo e social.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com