TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE QUALITATIVA SOBRE USO DE SUPLEMENTOS POR ALUNOS EM ACADEMIAS DA CIDADE DE LAGOA SALGADA-RN

Por:   •  27/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

ISMAEL CARLOS OLIVEIRA DA SILVA

ANÁLISE QUALITATIVA SOBRE USO DE SUPLEMENTOS POR ALUNOS EM ACADEMIAS DA CIDADE DE LAGOA SALGADA-RN

NATAL/RN

2020

     ISMAEL CARLOS OLIVEIRA DA SILVA

ANÁLISE QUALITATIVA SOBRE USO DE SUPLEMENTOS POR ALUNOS EM ACADEMIAS DA CIDADE DE LAGOA SALGADA-RN

Projeto apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina TCC I, no Curso de EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO, no Centro Universitário Facex- Unifacex

Orientador: Prof. Me. Danielle Coutinho de Medeiros

NATAL/RN

2020

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO [a]

2. JUSTIFICATIVA        

3. OBJETIVOS        

3.1 GERAL        

3.2 ESPECÍFICOS        

        

REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

 

          Atualmente a musculação é uma prática esportiva muito realizada por promover benefícios estéticos, à saúde e à qualidade de vida. Com o objetivo de aumentar tais benefícios o uso da suplementação está cada vez mais presente nas academias.

          “Os indivíduos cada vez mais têm procurado adquirir como hábito a prática de atividades regulares, quer seja por motivos estéticos ou para a manutenção de um estilo de vida saudável, sem contudo tomar parte em competições, caracterizando assim o conceito desportista” (RODRIGUES, 1984 apud ARAÚJO e SOARES, 1999, p. 82).

          “Considerando os padrões estéticos ou a manutenção de um estilo de vida saudável, a prática de exercícios físicos em academias vem se tornando bastante regular, sendo assim o uso de suplementos alimentares entra como um coadjuvante a este processo” (ARAÚJO E SOARES, 1999 apud DE SOUZA FONTOURA, ECHEVERRIA e LIBERALI, 2009, p. 250).

         O consumo de suplementos alimentares ganhou destaque no meio esportivo não só pelos atletas, mas por desportistas, que buscam no esporte um meio de garantir a saúde e o bem-estar. Porém, esse consumo torna-se indiscriminado, pois, em geral não está relacionado à informação dos usuários sobre a função dos suplementos, bem como seus possíveis efeitos adversos (LOPES, et al. 2015).

            Tendo em vista todos os benefícios da suplementação, é comum que o praticante de musculação procure uma suplementação específica para repor a deficiência de nutrientes gastos em suas atividades. No entanto, se administradas da maneira incorreta, essas substâncias podem causar sintomas desagradáveis como transpiração excessiva, aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, insônia, cansaço, entre outros.

         “Para o bom desempenho físico com melhora do rendimento, evitar fadiga e perda da massa magra, é fundamental uma nutrição adequada, mas, muitas pessoas que não se alimentam corretamente, preferem optar por suplementos alimentares” (MONTEIRO, 2006 apud DA COSTA, 2012, p. 465).

         Uma alimentação adequada é um fator essencial para um bom desempenho para praticantes de atividade física. O equilíbrio de macro e micronutrientes, juntamente com um treinamento adequado pode diminuir as consequências ocasionadas pelo treinamento, tais como lesões e fadiga (PONTES, 2013).

         A nutrição é uma importante ferramenta dentro da prática desportiva e, quando bem orientada, promove a manutenção da saúde do atleta, além de favorecer o funcionamento  das  vias  metabólicas  associadas ao exercício físico, como por exemplo, o armazenamento de energia através da formação do glicogênio muscular (MOREIRA E RODRIGUES, 2014).

         Nesse sentido, com o aumento da procura por suplementos alimentares cada vez mais presente nas academias em geral, o trabalho irá avaliar o consumo e os efeitos do uso de suplementação em indivíduos adultos praticantes de musculação em academias da cidade de Lagoa Salgada-RN.

  1. JUSTIFICATIVA

         A busca incessante pelo uso de suplementos nutricionais está atrelada especificamente à melhora do desempenho físico e da qualidade de vida. Geralmente, essa busca é feita sem prescrição médica e com uso indiscriminado. Nesse sentido, colocamos em questão a importância da pesquisa sobre os aspectos que a suplementação proporciona em cada indivíduo, em relação a seus efeitos.

          Hoje em dia, vários tipos de suplementos de diferentes marcas estão no mercado, cada um com sua especificidade como complemento alimentar. Em geral, são apresentados objetivando a melhora do aspecto físico como, maior desempenho no esporte, recuperação mais rápida da fibra muscular, ganho de massa muscular, aumento da síntese proteica, queima de gordura corporal, aumento da resistência muscular, entre outros.

          Na busca por padrões estéticos corporais e melhoria na performance, os praticantes de musculação estão se tornando cada vez mais adeptos a utilização de suplementos nutricionais, o que abre espaço para o uso indiscriminado dos mesmos, podendo traduzir-se em riscos para a saúde.

          No entanto, é necessário fomentar os efeitos positivos do exercício físico bem conduzido sobre a saúde dos indivíduos, sendo um importante fator capaz de influenciar diversos aspectos fisiológicos do organismo e estando positivamente associada a estratégias que levam a mudanças de hábitos alimentares.

          O desempenho esportivo e a qualidade de vida dos indivíduos dependem, entre outros fatores, da forma que conduzem seus treinos e sua alimentação. O desequilíbrio entre a ingestão e o gasto energético leva ao balanço energético positivo ou negativo. Visando mais uma vez a importância da pesquisa sobre os efeitos do uso da suplementação, esses produtos tem a finalidade de manter esse equilíbrio entre quantidade e qualidade de nutrientes ingeridos no dia a dia.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com