TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE MÉTODO DE CUSTEIO PARA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DE UMA INDÚSTRIA DE DOCES NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN

Por:   •  6/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.110 Palavras (17 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO[pic 2]

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS AMBIENTAIS CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MODELAGEM DE CUSTOS, PREÇOS E LUCROS PARA TOMADA DE DECISÃO

APLICAÇÃO DE MÉTODO DE CUSTEIO PARA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DE UMA INDÚSTRIA DE DOCES NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN


MOSSORÓ-RN

2019


RESUMO

A gestão financeira é uma ferramenta importante para tomadas de decisões em micro e pequenas empresas, onde costuma-se precificar um determinado bem ou serviço baseado em duas formas, a precificação com base em um estudo das concorrências, ou com base nos custos diretos e indiretos da empresa. O objetivo geral desse trabalho é precificar o produto cocadão preto de uma fábrica de cocadas localizada na região de Mossoró- RN, sendo avaliado como um dos itens com maior demanda na empresa, analisando também a margem de lucro presente na venda do produto. Com base nos custos diretos e da determinação do custos indiretos pelo método de custeio TDABC, e uma expectativa de lucro de no mínimo 25%, foi encontrado o preço final de R$ para o produto, sendo equiparado ao preço da concorrência local.

Palavras-chave: Precificação, custos diretos, método do custeio TDABC, indústria de doces.

 


  1. INTRODUÇÃO

Em meio ao mercado competitivo e dinâmico em que as empresas se encontram ter ferramentas que auxiliem à tomada de decisões se torna fundamental para que elas se mantenham competitivas no mercado. Capacitação gerencial, controle e aperfeiçoamento das técnicas de planejamento, gestão de custos, entre outras, são exemplos de estratégias que aperfeiçoam os recursos existentes dentro de uma organização, dando suporte aos gestores para a tomada de decisão (LISZBINSKI et al, 2018).

Nesse cenário, a gestão de custos torna-se um artificio essencial para atender as necessidades empresariais. Porém, o que acontece em muitas empresas é a falta de informações sobre as atividades e os custos dos produtos. Os gestores não têm informações concretas sobre o custo dos seus produtos, nem sobre o mercado em que atuam, o que acaba por gerar dificuldades na hora de precificar os mesmos. Em virtude disso, a busca por uma maior margem de contribuição e um maior lucro não acontece efetivamente, e os esforços empreendidos para reduzir custos e despesas não surte os efeitos esperados (AGUIAR et al, 2017).

Toda empresa busca ter um bom retorno sobre seus investimentos, fazendo assim com que o negócio se mantenha competitivo no mercado. Para que isso aconteça, a definição do preço de venda dos produtos se apresenta como uma atividade fundamental. Segundo Horngren, Datar e Foster (2004), a precificação é uma das principais e mais difíceis atividades dentro de uma organização, pois, para se definir o preço de venda de um produto é necessário conhecer fatores internos e externos a organização, custos diretos e indiretos dos recursos, demanda, concorrentes, perfil do mercado consumidor, entre outros.

Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo aplicar um método de custeio para a formação do preço de venda de uma indústria de doces na cidade de Mossoró – RN. O estudo de caso justifica-se pela importância que a precificação dos produtos tem para o resultado da empresa. A gestão de custos auxilia o gestor a ter uma boa gestão financeira, administrar e controlar os custos gerados na produção e comercialização de seus produtos, tendo uma margem de contribuição satisfatória. Dessa forma, com o presente estudo pretende-se responder a seguinte problemática: quais os aspectos que devem ser observados para cálculo de custos na formação do preço de venda de uma indústria de produção de doces?

Este artigo divide-se em cinco seções, que abordam, respectivamente, a introdução, o referencial teórico — discorrendo sobre os aspectos referentes a contabilidade de custos e suas classificações, os métodos de custeio e formação do preço de venda e a análise de custo, volume e lucro — a metodologia — incluindo as seguintes etapas: (1) revisão de literatura; (2) levantamento de dados; (3) aplicação do método de custeio; (4) precificação do produto —, o estudo de caso e as considerações finais.


  1. METODOLOGIA

                Com relação à caracterização da pesquisa, esta é classificada, do ponto de vista de sua natureza, como aplicada, tendo em vista que foram identificados os custos diretos e indiretos em uma pequena indústria de doces objetivando gerar conhecimentos específicos para aplicação prática dos métodos de custeio (PRODANOV; FREITAS, 2013).  Quanto aos seus objetivos, a pesquisa classifica-se como exploratória. Prodanov e Freitas (2013) afirmam que estudos de caso e pesquisas bibliográficas assumem no geral essa classificação, pois, possuem planejamento flexível, permitindo o estudo sobre a temática a partir de vários ângulos e aspectos.

                Quanto à abordagem a pesquisa classifica-se como sendo quantitativa, pois, foram colhidas informações numéricas dos custos diretos e indiretos de produção do produto analisado e sua respectiva precificação. De acordo com Silva e Menezes (2005), uma pesquisa quantitativa se caracteriza por transformar informações em números passíveis de serem analisados. Já quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa classifica-se como estudo de caso. O estudo de caso é realizado a partir da coleta e análise de informações sobre um grupo ou comunidade com o objetivo de estudar aspectos sobre os mesmos para posterior quantificação e qualificação dos dados adquiridos (PRODANOV; FREITAS, 2013).

                O trabalho foi elaborado em quatro etapas, como mostra o Fluxograma 1.

[pic 3] Fluxograma 1: Etapas da pesquisa

Fonte: Autoria própria (2018).

                Na primeira etapa foi feita uma revisão da literatura, posteriormente houve a coleta de dados, seguido pela aplicação do método de custeio e por fim a análise dos mesmos para a realização da precificação.

                A etapa de revisão da literatura forma o embasamento teórico da pesquisa, fornecendo uma série de informações necessárias para a realização das próximas etapas, assim como abordando o que outros autores já escreveram sobre o assunto, sendo revisados livros, dissertações e artigos científicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (237.5 Kb)   docx (621.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com